Código: | Q2004 | Sigla: | Q2004 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 54 | 162 |
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 40 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 54 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Alberta Paula Lobo Machado Gameiro dos Santos | Regente |
Eulália Fernanda Alves de Carvalho Pereira | Regente |
Teórica: | 1,85 |
Teorico-Prática: | 2,31 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,846 |
Eulália Fernanda Alves de Carvalho Pereira | 1,714 | ||
Teorico-Prática | Totais | 2 | 4,614 |
Alberta Paula Lobo Machado Gameiro dos Santos | 4,284 |
A unidade curricular "Química Inorgânica" tem como principal objetivo proporcionar uma sólida formação nos princípios básicos desta área, de modo que os estudantes possam aplicar estes conceitos a todas as outras áreas da Química, bem como em estudos mais avançados na área. Para tal, são explorados conceitos prévios em estrutura atómica e ligação química em áreas como química inorgânica de estado sólido, reatividade ácido-base e de oxidação-redução, química de complexos de transição e suas aplicações.
Após terminarem com sucesso esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1) Prever o tipo de ligação, geometria e propriedades de compostos binários de elementos representativos.
2) Relacionar o tipo de estrutura cristalina com propriedades de metais e compostos iónicos.
3) Utilizar dados estruturais e termodinâmicos para explicar e prever a diferente reatividade de compostos simples.
4) Prever variações em propriedades ácido-base e de oxidação-redução de compostos relacionados.
5) Prever propriedades físicas e químicas de compostos de metais de transição.
Módulo 1. A Química Inorgânica e os elementos químicos
Módulo 2: Propriedades de sólidos
Módulo 3. Reações de ácido-base
Previsão de propriedades ácido-base por análise da estrutura molecular.
Reações de ácido-base de Lewis
Aplicações: solventes não aquosos; reações ácido-base heterogéneas
Módulo 6: Ligação química e propriedades de complexos de metais de transição
Módulo 7: Reações de complexos de metais de transição
Aula teóricas:
As aulas teóricas serão utilizadas para abordar e aplicar os conceitos fundamentais. Serão utilizados métodos de aprendizagem ativa, com recurso a ferramentas digitais.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas relativos a matéria leccionada nas aulas teóricas. Os estudantes formarão grupos de 3 e/ou 2 alunos. Os grupos terão de preparar a resolução de problemas em casa para serem apresentados durante as aulas TP.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Prova oral | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Condições para serem admitidos à avaliação final.
As aulas teóricas e teórico-práticas são obrigatórias.
O número máximo de faltas neste ano letivo é de 6 faltas às aulas teóricas e de 3 às aulas teórico-práticas.
Os estudantes que não tenham compatibilidade de horário, poderão ter dispensa de aulas, desde que a incompatibilidade seja devidamente comprovada. Nesse caso não serão avaliados por avaliação contínua e apenas por exame final global. O número máximo de faltas é de 25% do número de aulas previstas.
A nota da avaliação contínua deve ser superior a 9,5.
Os estudantes têm que cumprir o número mínimo de avaliações nas aulas teóricas (18) e nas aulas TP (9).
A avaliação final tem duas componentes, nomeadamente, a classificação obtida na avaliação contínua (NAC) e a média de três testes escritos (NT).
A classificação final será calculada pela fórmula:
Classificação final= 0,40 x NAC + 0,60 x NT
em que:
NT é a média das classificações nos 3 testes escritos.
NAC é a média da classificação da avaliação nas aulas teóricas (T) e da classificação da avaliação nas aulas teórico-práticas (TP),
Para aprovação NT ≥ 9,5 e NAC ≥ 9,5.
As classificações T e TP são calculadas como a média das classificações obtidas nos exercícios propostos nas aulas, não contabilizando 25% das notas mais baixas. Na falta do estudante à aula, a nota é considerada igual a zero.
Os estudantes que excedam o número máximo de faltas à avaliação nas aulas T e/ou TP, mas cujas faltas forem justificadas, terão um exame oral complementar para o cálculo das componentes em falta em T ou TP.
A marcação da data dos testes poderá ser consultada no Moodle. Os testes T1 e T2 serão efetuados durante o semestre e o teste T3 será efetuado no dia marcado para o exame de época normal. Os estudantes que não obtiverem aprovação em época normal, farão um exame global na época de recurso.