Código: | GEOL3001 | Sigla: | GEOL3001 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Geologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:G | 32 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Alexandre Martins Campos de Lima | Regente |
Teórica: | 1,85 |
Práticas Laboratoriais: | 1,85 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,846 |
Joana Maria Cardoso Fernandes | 0,923 | ||
Alexandre Martins Campos de Lima | 0,923 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 2 | 3,692 |
Alexandre Martins Campos de Lima | 1,846 | ||
Joana Maria Cardoso Fernandes | 1,846 |
Dotar os alunos com as competências necessárias à resolução de problemas geológicos por recurso a ferramentas informáticas.
Selecção e parametrização de aplicações informáticas para a resolução de problemas geológicos concretos.
Resolução prática.
Espírito critico sobre validade de resultados alcançados.
Georreferenciação de carta geológica utilizando vertices geodésicos; digitalização de pontos, linhas e polígonos sobre a carta; exportar para KML e abrir no Google earth
Introdução ao AutoCAD Map 3D: georreferenciação de uma imagem e abrir no AutoCAD; Digitalização de linhas delimitadoras de polígonos; Adição de centróides e respectivos atributos
Criação de uma estrutura topológica de polígonos no AutoCAD Map 3D; Exportação no formato shapefile; Abrir o ficheiro exportado no QGIS/ArcGIS
Elaboração de mapas temáticos em Geologia recorrendo a SIG (Arc GIS)
Elaboração de modelos 3D de mapas geológicos e de campanhas de sondagens, recorrendo ao LeapFrog Geo
Utilização nestes softwares de operações matemáticas entre modelos 2D, com várias operações matemáticas, conversões, importações e exportações de modelos.
Metodologias de obtenção de informação no terreno. Conversões entre distintos sistemas de coordenadas, mudanças de escala, rotações e translações.
Criação de mapas finais com recurso a dados raster e vectoriais, com inclusão de texto, escalas, legendas e demais elementos convencionais.
Teórico: expositivo com casos-exemplo
TP: Ensino acompanhado com resolução de exercícios hands-on.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 108,00 |
Exame final teórico-prático.