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Métodos Estatísticos

Código: M2015     Sigla: M2015     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
L:Q 29 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 48 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Óscar António Louro Felgueiras Regente
Maria João de Sousa Costa Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Teorico-Prática: 1,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 3,692
Maria João de Sousa Costa 1,846
Óscar António Louro Felgueiras 0,615
Teorico-Prática Totais 6 11,076
Joaquim Fernando Pinto da Costa 0,615
Célia Sofia Mota da Cunha Moreira 3,692
Maria João de Sousa Costa 5,538

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Curso introdutório de Probabildiades e Estatística: Aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.


Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível intermédio.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final da unidade curricular, o estudante:

1. compreenda os conceitos envolvidos num estudo estatístico;  esteja consciente das inúmeras dificuldades que surgem em cada estudo particular; esteja sensibilizado para analisar com sensatez e espítrito crítico as conclusões de um estudo de natureza estatística;


2.saiba identificar e aplicar técnicas de Estatística Descritiva adequadas, para organizar e sumarizar um conjunto de dados bem como interpretá-los;

3. domine os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades e saiba calcular probabilidades associadas aos fenómenos em estudo;


4. seja capaz de caracterizar variáveis aleatórias  aleatórios e identificar as respectivas distribuições de probabilidade; 

5. saiba aplicar técnicas adequadas de estimação pontual e intervalar para inferir sobre os parâmetros/características de uma população (a partir de uma amostra) e interpretar os resultados obtidos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução aos objetivos e metodologia da Estatística
(Variáveis estatísticas; População e amostra; Técnicas de amostragem; Estudos experimentais e observacionais);


2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados: definição de estatística, conceitos fundamentais, tipos de observações e escalas de medida, técnicas de sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão), definição de outlier e conceito de correlação. 


3. Teoria das Probabilidades: conceitos fundamentais, interpretações do conceito de probabilidade, independência de acontecimentos e probabilidade condicionada, teoremas de Bayes e da probabilidade total.


4.Variáveis aleatórias: caracterização, modelos discretos e contínuos, variáveis aleatórias bidimensionais, função de uma variável aleatória; teorema do Limite Central e suas aplicações.  Distribuições por amostragem.



6.Inferência Estatística: propriedades básicas dos estimadores, intervalos de confiança.

Bibliografia Obrigatória

Douglas C. Montgomery; Applied statistics and probability for engineers. ISBN: 0-471-20454-4
Christopher J. Wild; Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
Bento José Ferreira Murteira; Introdução à estatística. ISBN: 972-773-116-3

Bibliografia Complementar

Myra L. Samuels; Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas:  exposição e discussão dos conceitos teóricos do programa e previamente disponibilizados em formato pdf na página da disciplina.

Aulas teóricas práticas:  resolução, pelos alunos, de exercícios previamente propostos em fichas de exercícios e referentes a cada uma das secções programáticas.

Esclarecimento de dúvidas nos conteúdos teóricos e/ou na resolução de exercícios.



Todo o material de apoio é disponibilizado na página da uc no MoodleUP.

Software

R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Sem requisitos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Em ambas as épocas de avaliação a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores, com a exceção abaixo descrita. 

Exceção aplicável a ambas as épocas: Os estudantes com classificação superior ou igual a 17,5  valores poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral para obterem uma classificação superior ou igual a 18 valores. Caso contrário ficarão com a classificação de 17 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de um exame escrito (ou oral) que poderá ser precedido de uma prova oral eliminatória. A opção por uma das alternativas compete exclusivamente ao júri da  unidade curricular.

Observações

Artigo 13º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U.Porto, aprovado em 19 de Maio de 2010 (cf. http://www.fc.up.pt/fcup/documentos/documentos.php?ap=3&ano=2011): "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar."

 

A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.

 

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