Métodos Estatísticos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Curso introdutório de Probabildiades e Estatística: Aquisição dos conceitos fundamentais de Probabilidades e Estatística e a sua aplicação a situações concretas.
Será dada particular atenção à apresentação e compreensão dos conceitos, mantendo o tratamento matemático num nível intermédio.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que no final da unidade curricular, o estudante:
1. compreenda os conceitos envolvidos num estudo estatístico; esteja consciente das inúmeras dificuldades que surgem em cada estudo particular; esteja sensibilizado para analisar com sensatez e espítrito crítico as conclusões de um estudo de natureza estatística;
2.saiba identificar e aplicar técnicas de Estatística Descritiva adequadas, para organizar e sumarizar um conjunto de dados bem como interpretá-los;
3. domine os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades e saiba calcular probabilidades associadas aos fenómenos em estudo;
4. seja capaz de caracterizar variáveis aleatórias aleatórios e identificar as respectivas distribuições de probabilidade;
5. saiba aplicar técnicas adequadas de estimação pontual e intervalar para inferir sobre os parâmetros/características de uma população (a partir de uma amostra) e interpretar os resultados obtidos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução aos objetivos e metodologia da Estatística
(Variáveis estatísticas; População e amostra; Técnicas de amostragem; Estudos experimentais e observacionais);
2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados: definição de estatística, conceitos fundamentais, tipos de observações e escalas de medida, técnicas de sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão), definição de outlier e conceito de correlação.
3. Teoria das Probabilidades: conceitos fundamentais, interpretações do conceito de probabilidade, independência de acontecimentos e probabilidade condicionada, teoremas de Bayes e da probabilidade total.
4.Variáveis aleatórias: caracterização, modelos discretos e contínuos, variáveis aleatórias bidimensionais, função de uma variável aleatória; teorema do Limite Central e suas aplicações. Distribuições por amostragem.
6.Inferência Estatística: propriedades básicas dos estimadores, intervalos de confiança.
Bibliografia Obrigatória
Douglas C. Montgomery;
Applied statistics and probability for engineers. ISBN: 0-471-20454-4
Christopher J. Wild;
Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
Bento José Ferreira Murteira;
Introdução à estatística. ISBN: 972-773-116-3
Bibliografia Complementar
Myra L. Samuels;
Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: exposição e discussão dos conceitos teóricos do programa e previamente disponibilizados em formato pdf na página da disciplina.
Aulas teóricas práticas: resolução, pelos alunos, de exercícios previamente propostos em fichas de exercícios e referentes a cada uma das secções programáticas.
Esclarecimento de dúvidas nos conteúdos teóricos e/ou na resolução de exercícios.
Todo o material de apoio é disponibilizado na página da uc no MoodleUP.
Software
R
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
114,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Sem requisitos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Em ambas as épocas de avaliação a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores, com a exceção abaixo descrita.
Exceção aplicável a ambas as épocas: Os estudantes com classificação superior ou igual a 17,5
valores poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral para obterem uma classificação superior ou igual a 18 valores. Caso contrário ficarão com a classificação de 17 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de um exame escrito (ou oral) que poderá ser precedido de uma prova oral eliminatória. A opção por uma das alternativas compete exclusivamente ao júri da unidade curricular.
Observações
Artigo 13º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U.Porto, aprovado em 19 de Maio de 2010 (cf. http://www.fc.up.pt/fcup/documentos/documentos.php?ap=3&ano=2011): "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar."
A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.