Laboratório de Matemática II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:MA |
39 |
Plano de Estudos Oficial |
2 |
- |
3 |
24 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Poderá ser feito em inglês o esclarecimento de dúvidas de estudantes que não dominem o português.
Objetivos
Familiarização do estudante com a resolução computacional de problemas de aplicações da matemática a outros ramos do conhecimento ou dentro da própria matemática, com recurso a técnicas de visualização gráfica e implementação de algoritmos numéricos.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de usar sistemas de álgebra computacional para tratar problemas de aplicações da matemática.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Co-requisitos: conhecimento dos assuntos estudados em outras unidades curriculares dos 1º e 2º anos.
Programa
Uma introdução ao sistema computacional SageMath tendo em vista a aplicação de conceitos e de resultados matemáticos, nomeadamente os estudados em outras unidades curriculares dos 1º e 2° anos.
A ilustração das aplicações é feita ao nível do tratamento analítico e numérico de modelos matemáticos em outros ramos do conhecimento. Os modelos em causa envolverão, em particular, os tópicos indicados a seguir, e que também são objeto de estudo:
- resolução (numérica) de equações (não lineares);
- interpolação, nomeadamente interpolação polinomial;
- equações diferenciais ordinárias, incluindo métodos numéricos.
Bibliografia Obrigatória
Paul Zimmermann et al.; Computational Mathematics with SageMath, SIAM, 2018. ISBN: 978-1-611975-45-1 (https://www.sagemath.org/sagebook/english.html)
Bibliografia Complementar
George A. Anastassiou , Razvan A. Mezei; Numerical Analysis Using Sage, Springer, 2015. ISBN: 978-3-319-16739-8 (https://doi.org/10.1007/978-3-319-16739-8)
Gregory V. Bard; Sage for Undergraduates, American Mathematical Society, 2015. ISBN: 978-1470411114 (Disponível gratuitamente em: http://gregorybard.com/sage_for_undergraduates_color.pdf.zip)
Vários autores; Documentação disponibilizada na página do sagemath (https://doc.sagemath.org/)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto consistem de aulas laboratoriais, as quais têm por base o uso do sistema computacional Sagemath.
Nessas aulas são introduzidas técnicas de manipulação simbólica/numérica e de visualização gráfica em vários tópicos e os estudantes são instruídos a aplicar estas técnicas, resolvendo e interpretando exercícios diretamente no terminal de computador.
É prestado apoio aos estudantes no esclarecimento de dúvidas tanto nos conteúdos como na resolução de exercícios.
Software
SageMath (https://www.sagemath.org/)
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática computacional > Sistemas computacionais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Não existe qualquer requisito.
Fórmula de cálculo da classificação final
No decorrer das aulas serão realizados quatro conjuntos de exercícios em datas a anunciar.
Os primeiros três conjuntos de exercícios têm a cotação de 3 valores cada e contribuem para a classificação os dois mais bem classificados.
O quarto conjunto de exercícios tem a cotação de 5 valores.
As classificações obtidas nos exercícios podem ser usadas no exame nos termos a seguir.
A aprovação à unidade curricular é obtida no exame final.
O exame final terá três partes.
A primeira corresponde aos primeiros conjuntos de exercícios e é cotada para 6 valores.
A segunda corresponde ao quarto conjunto de exercícios e é cotada para 5 valores.
O estudante poderá optar por não resolver uma ou ambas dessas partes do exame, ficando atribuída a cada parte não resolvida a classificação obtida pelo estudante no conjuntos de exercícios correspondente.
A terceira parte do exame tem a cotação de 9 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer avaliação especial é feita sob a forma de exame.
Melhoria de classificação
Melhoria de classificação pode ser tentada no exame de recurso.