Código: | AST613 | Sigla: | AST613 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Astronomia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Astronomia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDA | 8 | P.E. do Programa Doutoral em Astronomia | 1 | - | 6 | 30 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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João José de Faria Graça Afonso Lima | Regente |
Teorico-Prática: | 1,15 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,154 |
Jarle Brinchmann | 0,577 | ||
Tiago José Laço Caldas Esteves Campante | 0,577 | ||
João José de Faria Graça Afonso Lima | 0,00 |
Fornecer ao aluno uma série de técnicas, métodos, ferramentas e teorias a partir dos quais ele poderá construir modelos aplicáveis a fenómenos em astrofísica que, apesar de diferentes, podem ser modelados de forma análoga.
Como exemplo destes temos conceitos e métodos que podem ser usados no estudo de séries temporais em astronomia, ferramentas de inteligência artifical e "machine learning" relevantes para a astronomia ou métodos e teorias a partir dos quais se podem modelar jatos em astrofísica, desde os observados em objectos estelares jovens até aos jatos extra-galáticos.
Em 2024/2025 esta unidade curricular será composta pelos módulos A e B.
Módulo A: Séries Temporais em Astronomia (15 hrs TP)
Professor: Tiago Campante Departmento de Física e Astronomia, FCUP
Fornecer ao aluno conceitos básicos e metodologias relevantes em séries temporias em Astronomia
Módulo B: "Machine Learning" e Inteligência Artificial para Astronomia (15 horas TP)
Docente: Jarle Brinchmann, Instituto de Astrofísica e Ciências Espaciais, CAUP, Porto
O objetivo deste curso é apresentar as ferramentas de Inteligência Artificial e "machine learning" que são relevantes para a astronomia.
Os alunos terão de se familiarizar com:
- Como formular um problema na área;
- As principais ferramentas computacionais necessárias para fazer uma experiência;
- Uma seleção de algoritmos e conceitos;
- O uso de ferramentas de software na prática.
Módulo C: Jatos em Astrofísica (15 hrs TP)
Professor: Christophe Sauty, Observatoire de Paris
Fornecer uma visão geral de fenómenos de acreção e de formação de jatos em todas as escalas do Universo,
nomeadamente:
- a dinâmica dos seus plasmas,
- os vários processos básicos de radiação,
- alguns dados observacionais e interpreetações teóricas.
Desde objetos estelares jovens até núcleos ativos de galáxias, mostrar quais os aspetos comuns e as principais diferenças entre os sistemas de acreção e os correspondentes jatos em várias escalas.
Módulo A
Espera-se que o aluno adquira conhecimento e que se familiarize com uma série de técnicas que lhe permita abordar alguns dos aspetos mais comuns relacionados com a análise de séries temporais em astronomia.
Módulo B
O aluno deve adquirir uma compreensão das técnicas básicas de visualização e análise de grandes conjuntos de dados e entender como essas técnicas podem ser usadas para resolver problemas numa ampla gama de áreas astronômicas.
Módulo C
Conhecimento qualitativo de objetos astrofísicos onde a acreção e jatos ocorram. Competências teóricas acerca das equações básicas e dos modelos analíticos que governam esses fenómenos. Visão geral dos códigos numéricos usados neste tipo de problemas.
Módulo A
Módulo B
1. Gerenciamento de dados e regressão simples.
Abrangendo git e SQL
Introdução ao aprendizado de máquina por meio de técnicas de regressão.
2. Métodos de visualização e inferência
Visualização de dados, o que fazer e o que não fazer
inferência clássica
inferência bayesiana
MCMC
3. Estimativa de densidade e escolha do modelo
Estimando densidades, paramétricas e não paramétricas
Compensação de viés-variância
Validação cruzada
Classificação
4. Redução dimensional
Padronização de dados.
Análise do componente principal
Aprendizado múltiplo
5. Métodos de ensemble, redes neurais, aprendizado profundo
Métodos de regressão local
Florestas aleatórias e outros métodos de reforço
Redes neurais e aprendizado profundo
Módulo C
Módulo A
Método expositivo seguido de aplicações a dados astronómicos usando a software estatístico R. Ajuda na resolução de problemas.
Avaliação através de um trabalho de índole prática.
Módulo B
Método expositivo seguido de aplicações a problemas de astronomia.
Avaliação através de um trabalho de índole prática.
Módulo C
Método expositivo com acompanhamento de notas. Discussão de problemas.
Avaliação através de um teste final.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 132,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Módulo A
Nota Final = Nota to Relatório
Módulo B
Nota Final = Nota do Relatório
Módulo C
Nota Final = Nota do Teste (com consulta)