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Seminário de Investigação em Astronomia

Código: AST606     Sigla: AST606

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Astronomia

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Astronomia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDA 8 P.E. do Programa Doutoral em Astronomia 1 - 18 36 486

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Cardoso Santos Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,39
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 8 11,08
Nuno Miguel Cardoso Santos 0,692
Jarle Brinchmann 2,769
Pedro Teixeira Pereira Viana 0,345
Pedro Pina Avelino 2,769

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A unidade curricular visa permitir ao estudante o reforço e a oportunidade de aprofundar conhecimentos específicos de Astronomia ou de outros tópicos/técnicas relevantes para a sua formação. Tal é conseguido através de trabalho de investigação e desenvolvimento feito com base em tarefas que potenciem a aquisição de conceitos, metodologias e abordagens com relevância para o trabalho a desenvolver na tese. Assim, recorre­-se à aquisição de competências pela experiência, de forma a consolidar logo no primeiro ano componentes específicas que são fundamentais para a conclusão do ciclo de estudos e, em particular, para as unidades curriculares do segundo e terceiro ano.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao desenvolver o conjunto de tarefas propostas o estudante é exposto a ferramentas, métodos e/ou conceitos que serão fundamentais para o seu trabalho na tese. Através da implementação destas tarefas, com a exigência de serem obtidos resultados bem identificados e que são devidamente validados, permite ao estudante passar pelo processo necessário para se tornar um especialista no tipo de atividades que foram previstas. Assim, juntamente com o processo de acompanhamento e de avaliação definidos, é possível assegurar que efetivamente as competências necessárias que são identificadas no plano de trabalho original são adquiridas de forma adequada para serem usadas pelo estudante no seu trabalho de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Cada orientador(es) procede à identificação de um tópico de trabalho e um conjunto de atividades e tarefas, em que o estudante será supervisionado, de forma a executar trabalhos que focalizem o desenvolvimento de competências estruturantes para o futuro desenvolvimento de uma tese de doutoramento numa área específica. Desta forma cada estudante tem um plano de trabalho descrito em detalhe onde se identifica o trabalho a ser feito, os requisitos em termos de literatura de apoio, dados científicos e software científico, e quais os resultados que têm de obtidos.

Cabe aos orientadores acompanharem o estudante no processo de execução do plano de trabalhos e introduzirem ajustes, à medida que este é implementado, de forma a assegurarem que os resultados são atingidos.

Bibliografia Obrigatória

A bibliografia será fornecida pelo orientador de cada projecto; Cada projeto de seminário tem um lista de bibliografia própria

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos desta UC correspondem a atividades e procedimentos bem identificados que o estudante tem de executar. Sejam a redução de dados observacionais específicos, a sua análise, a utilização de software científico, a construção de códigos para executar tarefas específicas, construção de um modelo teórico com uma aplicação particular em mente, execução de simulações para produção de dados para validação de observações, etc. Na sua execução, o estudante é apoiado pelos orientadores, que asseguram que, através da implementação, o estudante tem a oportunidade de adquirir experiência e competências específicas que são úteis para o tipo de área de trabalho em que irá desenvolver a sua tese. Daí que cada estudante tem sempre um plano de trabalho próprio que é definido em função do que o estudante precisa e da sua formação anterior, maximizando o impacto que a unidade curricular terá na consolidação das competências que o estudante precisa para as UC's na segunda fase do ciclo de estudos.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Astronomia
Ciências Físicas
Ciências Físicas > Astronomia > Astrofísica
Ciências Físicas > Astronomia > Cosmologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Prova oral 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 50,00
Frequência das aulas 36,00
Trabalho de investigação 400,00
Total: 486,00

Obtenção de frequência

Este curso não tem aulas presenciais.

Fórmula de cálculo da classificação final

O estudante recebe um conjunto específico de tarefas a implementar e os resultados a obter. O trabalho é desenvolvido pelo estudante de forma autónoma ao longo do ano académico, sendo acompanhado de perto pelo orientador(s). O tipo de supervisão é adaptada ao perfil do plano de trabalhos aprovado pela Comissão Científica do CE para cada estudante, sob proposta dos orientadores.

A avaliação do sucesso da implementação do plano de trabalhos é feita com base num relatório detalhado submetido pelo estudante, incluindo­se ainda uma apresentação oral e a discussão com um júri que avalia o grau de sucesso da implementação do plano de trabalhos.

Melhoria de classificação

Não há a possibilidade de fazer melhoria da classificação a esta unidade curricular.

Observações

Juri: Nuno Santos, João Lima, Mário João Monteiro
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