Código: | AST605 | Sigla: | AST605 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Astronomia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Astronomia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDA | 1 | P.E. do Programa Doutoral em Astronomia | 1 | - | 6 | 12 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Nuno Miguel Cardoso Santos | Regente |
Orientação Tutorial: | 0,66 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,662 |
Nuno Miguel Cardoso Santos | 0,00 |
A unidade curricular tem por objetivo assegurar que os estudantes conseguem reforçar e aprofundar as competências que são relevantes para o seu trabalho de investigação no âmbito de um doutoramento. Tal é conseguido através de atividades e tarefas que potenciem a aquisição de conceitos, metodologias e abordagens usadas em investigação. Procura-se assim, através desta unidade curricular, que o estudante consiga desenvolver competências fundamentais para a atividade de investigação e que são essenciais para a valorização individual do investigador e do seu trabalho.
Através das tarefas propostas o estudante tem oportunidade de desenvolver e reforçar algumas das competências fundamentais de um investigador na forma como troca informação com os outros investigadores. Cada um dos conjuntos de tarefas que são incluídos no programa, visam reforçar competências específicas através da aprendizagem pela prática. Na implementação do plano de trabalhos previsto o estudante pode ainda fortalecer as ligações com as equipas na instituição de acolhimento, através da participação ativa naquelas que são as atividades regulares de uma equipa de investigação.
A implementação das tarefas exige ao estudante o reforço das competências que se pretende que sejam adquiridas. Ao completar cada uma das tarefas previstas fica assim assegurado que o estudante completou a aquisição da experiência prevista tendo atingido os objetivos que são propostos na unidade curricular. A unidade curricular requer uma atividade contínua ao longo do ano, assegurando que o estudante utiliza todas as oportunidades disponíveis na instituição de acolhimento para consolidar a experiência e a reflexão que lhe permitem atingir os objetivos da aprendizagem.
O programa de trabalho da unidade curricular inclui a aquisição de experiência com metodologias e ferramentas úteis para: formulação de problemas em investigação, organização e definição de objetivos num projeto científico, planeamento e eficiência no desenvolvimento do trabalho, produção de resultados, publicação e apresentação dos resultados preliminares e finais. Esta unidade curricular inclui ainda a participação obrigatória em palestras científicas de astronomia e de áreas complementares (tipicamente semanais), em grupos de discussão de artigos, em cursos avançados e outras iniciativas que decorram ao longo do ano letivo.
Os itens/tarefas para o ano letivo corrente podem incluir:
O estudante terá uma lista bibliográfica com items que sejam relevantes para as tarefas a desenvolver no âmbito do plano de trabalhos definido.
A unidade curricular está organizada numa série de tarefas, cada uma contribuindo para a avaliação, onde o estudante tem que executar ações e obter resultados específicos. Nuns casos o estudante trabalha sobre como comunicar os seus resultados científicos enquanto em outros se dá mais ênfase à discussão ou a entender os resultados dos outros investigadores. Além das competências sobre como comunicar ciência o estudante também tem de rever de forma critica a ética e as boas práticas na investigação científica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Prova oral | 20,00 |
Trabalho escrito | 55,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 12,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 50,00 |
Trabalho de investigação | 50,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação final é o resultado combinado de todas as tarefas bem sucedidas, assegurando desta forma que o estudante conseguiu adquirir as competências que estão previstas. O peso relativo de cada componente na avaliação final é:
Não há possibilidade de repetir a avaliação ou melhorar a classificação obtida nesta unidade curricular.