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Desenvolvimento de Competências em Investigação

Código: AST605     Sigla: AST605

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Astronomia

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Astronomia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDA 1 P.E. do Programa Doutoral em Astronomia 1 - 6 12 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Miguel Cardoso Santos Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,66
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 0,662
Nuno Miguel Cardoso Santos 0,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo assegurar que os estudantes conseguem reforçar e aprofundar as competências que são relevantes para o seu trabalho de investigação no âmbito de um doutoramento. Tal é conseguido através de atividades e tarefas que potenciem a aquisição de conceitos, metodologias e abordagens usadas em investigação. Procura­-se assim, através desta unidade curricular, que o estudante consiga desenvolver competências fundamentais para a atividade de investigação e que são essenciais para a valorização individual do investigador e do seu trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

Através das tarefas propostas o estudante tem oportunidade de desenvolver e reforçar algumas das competências fundamentais de um investigador na forma como troca informação com os outros investigadores. Cada um dos conjuntos de tarefas que são incluídos no programa, visam reforçar competências específicas através da aprendizagem pela prática. Na implementação do plano de trabalhos previsto o estudante pode ainda fortalecer as ligações com as equipas na instituição de acolhimento, através da participação ativa naquelas que são as atividades regulares de uma equipa de investigação.

A implementação das tarefas exige ao estudante o reforço das competências que se pretende que sejam adquiridas. Ao completar cada uma das tarefas previstas fica assim assegurado que o estudante completou a aquisição da experiência prevista tendo atingido os objetivos que são propostos na unidade curricular. A unidade curricular requer uma atividade contínua ao longo do ano, assegurando que o estudante utiliza todas as oportunidades disponíveis na instituição de acolhimento para consolidar a experiência e a reflexão que lhe permitem atingir os objetivos da aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa de trabalho da unidade curricular inclui a aquisição de experiência com metodologias e ferramentas úteis para: formulação de problemas em investigação, organização e definição de objetivos num projeto científico, planeamento e eficiência no desenvolvimento do trabalho, produção de resultados, publicação e apresentação dos resultados preliminares e finais. Esta unidade curricular inclui ainda a participação obrigatória em palestras científicas de astronomia e de áreas complementares (tipicamente semanais), em grupos de discussão de artigos, em cursos avançados e outras iniciativas que decorram ao longo do ano letivo.

Os itens/tarefas para o ano letivo corrente podem incluir:

  1. Preparação de um poster
  2. Apresentação de uma palestra
  3. Como escrever uma tese
  4. Ética e boas práticas em investigação
  5. Troca de informação em investigação
  6. Participação num curso avançado

Bibliografia Obrigatória

Vários; Material vário (artigos, documentos, exemplos), 2011

Observações Bibliográficas

O estudante terá uma lista bibliográfica com items que sejam relevantes para as tarefas a desenvolver no âmbito do plano de trabalhos definido.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular está organizada numa série de tarefas, cada uma contribuindo para a avaliação, onde o estudante tem que executar ações e obter resultados específicos. Nuns casos o estudante trabalha sobre como comunicar os seus resultados científicos enquanto em outros se dá mais ênfase à discussão ou a entender os resultados dos outros investigadores. Além das competências sobre como comunicar ciência o estudante também tem de rever de forma critica a ética e as boas práticas na investigação científica.

Software

Presentation packages (PowerPoint, LaTeX, Keynote, etc)
LaTeX

Palavras Chave

Ciências Físicas > Astronomia
Ciências Físicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 20,00
Trabalho escrito 55,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 12,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida desde que sejam executadas as tarefas (1) e (2).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final é o resultado combinado de todas as tarefas bem sucedidas, assegurando desta forma que o estudante conseguiu adquirir as competências que estão previstas. O peso relativo de cada componente na avaliação final é:

  • 20% para cada uma das componentes (1), (2) e (3);
  • 5% para as componentes (4) e (6); e
  • 30% para a componente (5).

Melhoria de classificação

Não há possibilidade de repetir a avaliação ou melhorar a classificação obtida nesta unidade curricular.

Observações

Júri da UC: Mário João O. F. G. Monteiro, Nuno M. C. Santos, João J. F. G. A. Lima
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