Tópicos Avançados em Estrelas e Planetas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Astronomia |
Ocorrência: 2024/2025 - A 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Nesta UC os estudantes desenvolvem competências que lhes permitam compreender, e no futuro desenvolver, atividades de investigação em temas atuais relacionados com o estudo de estrelas e planetas. Dois tópicos são selecionados anualmente entre um conjunto de possibilidades que inclui aspetos relacionados com: o sol, o sistema solar, a física e dinâmica do interior das estrelas, a evolução estelar, a formação e evolução de sistemas exoplanetários, a deteção e caracterização de exoplanetas, a astroquímica, a astrobiologia, entre outros. No fim dos módulos os estudantes deverão dominar as principais técnicas utilizadas no estudo dos temas em causa que podem incluir técnicas para extração de informação em dados astronómicos, para interpretação de dados, para a modelização de fenómenos físicos, etc. Os estudantes devem ainda ser capazes de fazer uma análise crítica de artigos publicados na área e de reconhecer questões em aberto a que a comunidade científica tenta atualmente dar resposta.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos garantem que o estudante é exposto a todos os princípios necessários para o domínio do tópico em questão, incluindo aspetos teóricos que não são abordados em ciclos de ensino anteriores a este e ferramentas práticas que lhes permitem lidar diretamente com dados e inferir informação a partir dos mesmos. Garantem ainda que o estudante é exposto a resultados recentes de investigação nas áreas em que os módulos se inserem, bem como adquirem uma perspetiva da evolução futura das mesmas. A apresentação e discussão dos conteúdos são complementados pela leitura de artigos científicos recentes nos temas abordados reforçandose a capacidade de análise dos métodos usados, problemas em aberto e abordagens observacionais e teóricas à resolução de questões que são objeto de trabalho de investigação na área em causa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos programáticos dependem dos tópicos selecionados, em cada ano, dentro da área de investigação em planetas e estrela. Tópicos possíveis para o presente ano letivo incluem:
- A. Caracterização de exoplanetas:
- A1) Introdução: métodos de deteção e sua complementaridade; importância da instrumentação.
- A2) Medição de parâmetros de exoplanetas: massa, raio e caracterização das suas órbitas.
- A3) Atmosferas de planetas, técn icas e deteção de moléculas.
- A4) Teorias de formação de planetas.
- A5) estatística da populaçã de planetas. Instrumentação para o futuro.
B. Atividade magnética das estrelas:
-
B1) Atividade magnética e rotação do Sol
B2) Classificação de estrelas do tipo solar
B3) Observações de atividade magnética e rotação nas estrelas
B4) Evolução da atividade magnética e do momento angular
B5) Relação entre atividade magnética e rotação
B6) Asterossismologia de ciclos magnéticos
B7) Magnetismo em outros tipos de estrelas
B8) Questões em aberto e o futuro
Bibliografia Obrigatória
Sara Seager; Exoplanets, 2011. ISBN: 978-0-8165-2945-2
Michael Perryman; The Exoplanet Handbook, Cambridge University Press, 2014
Gibor Basri; Book on Starspots, 2022. ISBN: 978-0-7503-2132-7 (https://iopscience.iop.org/book/mono/978-0-7503-2132-7)
Bibliografia Complementar
Several Authors; Research Articles to be provided by each lecturer
Gerald Terry Gilmore; Galactic Structure and Stellar Populations, Springer, 2013. ISBN: 978-94-007-5611-3
Marc Pinsonneault;
Stellar structure and evolution. ISBN: 978-1-108-83581-7
Observações Bibliográficas
Outros documentos adicionais (artigos, etc) serão fornecidos pelos docentes.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os módulos recorrem a apresentações dos professores (no quadro ou em vídeo), trabalho conjunto, discussão de artigos, apresentações pelos estudantes e/ou resolução de exercícios.
As apresentações por parte dos docentes visam garantir que os estudantes adquirem as bases necessárias para acompanhar e trabalhar ativamente nos temas em questão. Estas podem incidir sobre aspetos particulares da física do problema, sobre os detalhes de técnicas utilizadas nesse contexto, ou apresentar programas computacionais utilizados no estudo dos problemas em debate. O trabalho conjunto e a resolução de exercícios visam garantir que os estudantes desenvolvem a capacidade de aplicar as informações e técnicas apresentadas pelos docentes ao estudo de casos reais. A apresentação por parte dos estudantes de artigos de investigação publicados recentemente visa garantir o seu contacto o com a investigação, ao mesmo tempo que desenvolvem uma visão crítica sobre a mesma.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Astronomia
Ciências Físicas
Ciências Físicas > Astronomia > Astrofísica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A assiduidade é obrigatória de acordo com o regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é a média dos resultados obtidos nos módulos A e B (temas a ser definidos atempadamente). O processo de avaliação em cada módulo será definido pelo professor. No corrente ano letivo a avaliação será implementada da seguinte forma:
- A)
- - Apresentação e discussão de dois artigos (30% + 30%)
- Código, relatório e apresentação dos resultados (40%).
- B)
- - Apresentação e discussão de artigos (40%);
- - Relatório a submeter pelo estudante (60%).
Melhoria de classificação
There is no option to improve the final mark.
Observações
Juri: Mário J. P. F. G. Monteiro, Nuno M. C. Santos