Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > AST602
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Tópicos Avançados em Estrelas e Planetas

Código: AST602     Sigla: AST602

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Astronomia

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Astronomia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDA 6 P.E. do Programa Doutoral em Astronomia 1 - 6 30 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário João Pires Fernandes Garcia Monteiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,15
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,154
Susana Cristina Cabral de Barros 0,577
Mário João Pires Fernandes Garcia Monteiro 0,00
Ângela Raquel Gonçalves dos Santos 0,577

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Nesta UC os estudantes desenvolvem competências que lhes permitam compreender, e no futuro desenvolver, atividades de investigação em temas atuais relacionados com o estudo de estrelas e planetas. Dois tópicos são selecionados anualmente entre um conjunto de possibilidades que inclui aspetos relacionados com: o sol, o sistema solar, a física e dinâmica do interior das estrelas, a evolução estelar, a formação e evolução de sistemas exoplanetários, a deteção e caracterização de exoplanetas, a astroquímica, a astrobiologia, entre outros. No fim dos módulos os estudantes deverão dominar as principais técnicas utilizadas no estudo dos temas em causa que podem incluir técnicas para extração de informação em dados astronómicos, para interpretação de dados, para a modelização de fenómenos físicos, etc. Os estudantes devem ainda ser capazes de fazer uma análise crítica de artigos publicados na área e de reconhecer questões em aberto a que a comunidade científica tenta atualmente dar resposta.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos garantem que o estudante é exposto a todos os princípios necessários para o domínio do tópico em questão, incluindo aspetos teóricos que não são abordados em ciclos de ensino anteriores a este e ferramentas práticas que lhes permitem lidar diretamente com dados e inferir informação a partir dos mesmos. Garantem ainda que o estudante é exposto a resultados recentes de investigação nas áreas em que os módulos se inserem, bem como adquirem uma perspetiva da evolução futura das mesmas. A apresentação e discussão dos conteúdos são complementados pela leitura de artigos científicos recentes nos temas abordados reforçando­se a capacidade de análise dos métodos usados, problemas em aberto e abordagens observacionais e teóricas à resolução de questões que são objeto de trabalho de investigação na área em causa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos programáticos dependem dos tópicos selecionados, em cada ano, dentro da área de investigação em planetas e estrela. Tópicos possíveis para o presente ano letivo incluem:

A. Caracterização de exoplanetas: 
A1) Introdução: métodos de deteção e sua complementaridade; importância da instrumentação.
A2) Medição de parâmetros de exoplanetas: massa, raio e caracterização das suas órbitas.
A3) Atmosferas de planetas, técn icas e deteção de moléculas.
A4) Teorias de formação de planetas.
A5) estatística da populaçã de planetas. Instrumentação para o futuro.

B. Atividade magnética das estrelas: 

B1) Atividade magnética e rotação do Sol
B2) Classificação de estrelas do tipo solar
B3) Observações de atividade magnética e rotação nas estrelas
B4) Evolução da atividade magnética e do momento angular
B5) Relação entre atividade magnética e rotação
B6) Asterossismologia de ciclos magnéticos
B7) Magnetismo em outros tipos de estrelas
B8) Questões em aberto e o futuro

Bibliografia Obrigatória

Sara Seager; Exoplanets, 2011. ISBN: 978-0-8165-2945-2
Michael Perryman; The Exoplanet Handbook, Cambridge University Press, 2014
Gibor Basri; Book on Starspots, 2022. ISBN: 978-0-7503-2132-7 (https://iopscience.iop.org/book/mono/978-0-7503-2132-7)

Bibliografia Complementar

Several Authors; Research Articles to be provided by each lecturer
Gerald Terry Gilmore; Galactic Structure and Stellar Populations, Springer, 2013. ISBN: 978-94-007-5611-3
Marc Pinsonneault; Stellar structure and evolution. ISBN: 978-1-108-83581-7

Observações Bibliográficas

Outros documentos adicionais (artigos, etc) serão fornecidos pelos docentes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os módulos recorrem a apresentações dos professores (no quadro ou em vídeo), trabalho conjunto, discussão de artigos, apresentações pelos estudantes e/ou resolução de exercícios.

As apresentações por parte dos docentes visam garantir que os estudantes adquirem as bases necessárias para acompanhar e trabalhar ativamente nos temas em questão. Estas podem incidir sobre aspetos particulares da física do problema, sobre os detalhes de técnicas utilizadas nesse contexto, ou apresentar programas computacionais utilizados no estudo dos problemas em debate. O trabalho conjunto e a resolução de exercícios visam garantir que os estudantes desenvolvem a capacidade de aplicar as informações e técnicas apresentadas pelos docentes ao estudo de casos reais. A apresentação por parte dos estudantes de artigos de investigação publicados recentemente visa garantir o seu contacto o com a investigação, ao mesmo tempo que desenvolvem uma visão crítica sobre a mesma.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Astronomia
Ciências Físicas
Ciências Físicas > Astronomia > Astrofísica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A assiduidade é obrigatória de acordo com o regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é a média dos resultados obtidos nos módulos A e B (temas a ser definidos atempadamente). O processo de avaliação em cada módulo será definido pelo professor. No corrente ano letivo a avaliação será implementada da seguinte forma:

A)
- Apresentação e discussão de dois artigos (30% + 30%)
- Código, relatório e apresentação dos resultados (40%).
B)
- Apresentação e discussão de artigos (40%);
- Relatório a submeter pelo estudante (60%).

Melhoria de classificação

There is no option to improve the final mark.

Observações

Juri: Mário J. P. F. G. Monteiro, Nuno M. C. Santos
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-14 às 14:27:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias