Introdução à Robótica Inteligente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Compreender os conceitos básicos de robótica e o enquadramento da inteligência artificial na robótica.
2. Estudar métodos de perceção e interpretação sensorial que permitam criar estados do mundo precisos e métodos de localização de robôs móveis.
3. Estudar os métodos que permitam a robôs móveis navegarem em ambientes conhecidos ou desconhecidos usando algoritmos de planeamento e navegação.
4. Compreender e utilizar algoritmos de aprendizagem computacional para robôs.
5. Analisar as principais competições robóticas nacionais e internacionais, os simuladores robóticos mais realistas e as plataformas robóticas mais avançadas disponíveis no mercado.
6. Incentivar capacidade de comunicação em tópicos técnicos e científicos e abordagens científicas saudáveis.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecimentos de robótica inteligente.
- Conhecimentos de perceção e interpretação sensorial.
- Conhecimentos de navegação.
- Conhecimentos e capacidade de aplicação de algoritmos de aprendizagem computacional para robôs.
- Conhecimentos sobre as principais competições robótica, simuladores robóticos e plataformas robóticas.
- Capacidade para realizar trabalho científico na área da robótica inteligente.
- Capacidade para realizar um projeto completo de robótica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Programação (Python or C++) e de Inteligência Artificial.
Programa
1. Introdução à Robótica Inteligente: Conceitos Básicos; Arquiteturas para Robôs; História, Evolução e Tendências em Robótica Inteligente.
2. Perceção e Ação: Sensores; Visão Robótica; Interpretação Sensorial; Locomoção e Ação; Tipos de Atuadores.
3. Localização, Mapeamento e Navegação: Métodos de Mapeamento e Localização; Planeamento de Caminhos; Desvio de Obstáculos; Navegação.
4. Aprendizagem para Robótica: Aprendizagem Supervisionada, Aprendizagem Evolutiva, Aprendizagem por Reforço e Aprendizagem por Reforço Profunda para Robótica.
5. Robótica no Futuro: Inteligência Artificial e Robótica no Futuro.
Bibliografia Obrigatória
Stuart Jonathan Russell;
Artificial intelligence. ISBN: 978-1-292-40113-3
Sebastian Thrun;
Probabilistic robotics. ISBN: 0-262-20162-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição com interação nas aulas.
- Uso de simuladores para robôs móveis e exploração de plataformas robóticas simples.
- Trabalhos sobre aprendizagem em robótica e robótica cooperativa.
- Estudantes desafiados para a criatividade, aprendizagem e pensamento de alto-nível.
- Trabalhos de casa simples semanais e realização de um Projeto completo com feedback.
Software
Webots - https://cyberbotics.com/
FCPortugal CodeBase RoboCup - https://github.com/m-abr
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de controlo > Robótica
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Cibernética > Inteligência artificial
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
56,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência:
- Assiduidade, entrega do Projeto com avaliação superior a 7.5 valores (em 20), obtenção de avaliação superior a 7.5 valores (em 20) no exame
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação:
- 30% Mini-Teste
- 70% Projeto: Avaliação Intermédia do Projeto e Avaliação Final do Projeto (apresentação, código, demonstração e artigo).
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com circunstâncias especiais devem discutir e negociar a sua situação com os docentes.
Melhoria de classificação
O exame é melhorável na época de recurso. A parte prática não é melhorável.
Observações
Júri:
Luis Paulo Reis
Alípio Jorge
Álvaro Figueira