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Biologia Molecular de Plantas

Código: BIOL4009     Sigla: BIOL4009

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:BCM 0 Plano de estudos a partir do ano letivo 2024/2025 1 - 6 42 162
M:BFBP 1 Plano de Estudos M:BFBP_2015_2016 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mariana Pereira de Sousa de Santiago Sottomayor Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,23
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,23
Luís Gustavo de Carvalho Pereira 0,231
Mariana Pereira de Sousa de Santiago Sottomayor 1,615
Herlander Azevedo 0,923

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

As plantas são a base de todos os ecossistemas terrestres, são essenciais para a homeostasia da biosfera e são também a base principal e última da alimentação humana. O nosso futuro e o do nosso planeta, mais do que de qualquer outro fator, dependem da gestão que fizermos do mundo vegetal e logo do nosso conhecimento profundo da biologia das plantas. A UC Biologia Molecular das Plantas tem como objetivo dar a conhecer as principais metodologias e estratégias moleculares, nomeadamente transcriptómicas e genómicas, utilizadas para desvendar a determinação genética da fisiologia e desenvolvimento das plantas, e como esse conhecimento pode ser utilizado para o melhoramento genético de plantas com importância para a humanidade. Os conteúdos da UC serão também trabalhados em contexto de casos de estudo e casos práticos (utilização “hands-on” de ferramentas in silico específicas), que permitirão uma melhor compreensão e funcionalização do conhecimento adquirido.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Ao longo da UC Biologia Molecular de Plantas os estudantes deverão desenvolver um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências, incluindo:

  • conhecimento consistente sobre as metodologias e estratégias moleculares utilizadas no estudo da fisiologia e desenvolvimento das plantas, incluindo métodos de transformação e obtenção de plantas com modificações genéticas precisas, sistemas repórter, estratégias de genética direta e reversa e a utilização do modelo genético Arabidopsis thaliana
  • conhecimento consistente sobre a utilização de estratégias transcriptómicas no estudo da biologia funcional de plantas
  • conhecimento consistente sobre as aplicações da biotecnologia molecular de plantas
  • capacidades para utilizar e explorar ferramentas in silico úteis na investigação da biologia funcional de plantas
  • capacidades para compreender e interpretar os processos moleculares envolvidos na fisiologia e desenvolvimento das plantas
  • capacidades de pesquisa, compreensão e análise crítica da literatura científica da área da biologia de plantas
  • capacidade para formular questões de investigação fundamental e aplicada em biologia de plantas e desenhar estratégias experimentais adequadas envolvendo metodologias moleculares
  • capacidades para comunicar e discutir ciência a um nível avançado
  • capacidade para aplicar uma atitude crítica e ética na análise de problemas biológicos e das suas implicações para a sociedade
  • espírito crítico e curiosidade em relação à biologia de plantas e à ciência em geral

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. As plantas como modelo de estudo – características, questões em estudo e aplicações.

  2. Métodos de transformação específicos das plantas: Agrobacterium, biolística e transformação de protoplastos. Transformação estável e transiente. Marcadores de seleção e análise da progenia.

  3. Métodos envolvendo regulação da expressão genética. Tipos de promotores. Sobreexpressão, expressão em tecidos específicos e expressão indutível. Ensaios de transativação para estudo da interação fatores de transcrição-promotores.

  4. Sistemas repórter utilizados nas plantas: GUS, LUC e proteínas fluorescentes. Métodos de imagiologia celular.

  5. Silenciamento génico. Edição de genomas por CRISPR-Cas.

  6. Arabidopsis thaliana como modelo genético das plantas. Genética direta e genética reversa.

  7. Produção de mutantes de inserção e coleções de germoplasma de mutantes insercionais de Arabidopsis.

  8. Sequenciação de DNA de nova geração, transcriptómica e outras ómicas

  9. Utilização de ferramentas in silico na investigação dos processos moleculares envolvidos na fisiologia e desenvolvimento das plantas.

  10. Casos de estudo integrando as diferentes estratégias e metodologias para responder a questões de investigação em biologia funcional de plantas.

  11. Biotecnologia vegetal. Aplicações na indústria e na agricultura.

Bibliografia Obrigatória

Lincoln Taiz; Plant physiology and development. ISBN: 9780197577240
Bob B. Buchanan; Biochemistry & molecular biology of plants. ISBN: 978-0-470-71421-8

Bibliografia Complementar

Bruce Alberts; Molecular biology of the cell. ISBN: 978-0-8153-4464-3

Observações Bibliográficas

A bibliografia estará acessível através da página moodle da UC.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas com componente expositiva e com uma componente de atividades interativas docente/aluno e aluno/aluno (utilização de estratégias de peer-based learning), incluindo a resolução orientada e discutida de questões formativas, a abordagem de casos de estudo, e trabalho autónomo de pesquisa bibliográfica sob orientação. Análise e discussão de artigos científicos no âmbito de casos de estudo e da abordagem das metodologias experimentais abordadas. Desenvolvimento de uma ideia original de projeto científico em interação com os docentes. Utilização “hands-on” de ferramentas in silico específicas da área no contexto da pergunta biológica definida na atividade de projeto.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia molecular
Ciências Naturais > Ciências biológicas
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Fisiologia vegetal
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia celular

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 10,00
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 20,00
Elaboração de projeto 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em 75% das aulas. Realização de todos os componentes do processo de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Apresentação de artigo (em grupo) - 30%
2. Teste sobre artigo - 30%
3. Relatório - 10%
4. Projeto de investigação - 30%

Melhoria de classificação

Será possível fazer melhoria às componentes individuais (2, 3 e 4), dentro das condições e prazos legalmente definidos.

Observações

Coordenador: Mariana Sottomayor
Júri: Mariana Sottomayor, Herlander Azevedo e Luís Gustavo Pereira
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