Código: | BIOL3005 | Sigla: | BIOL3005 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 40 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Sara Cristina Ferreira Marques Antunes | Regente |
Teórica: | 1,85 |
Teorico-Prática: | 1,85 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,85 |
Sara Cristina Ferreira Marques Antunes | 0,923 | ||
Nuno Eduardo Malheiro Magalhães Esteves Formigo | 0,923 | ||
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,85 |
Nuno Eduardo Malheiro Magalhães Esteves Formigo | 0,923 | ||
Sara Cristina Ferreira Marques Antunes | 0,923 |
Quando solicitado a avaliar uma situação de índole ambiental, o aluno deve ser capaz de identificar os principais processos naturais e antrópicos que estão em presença; avaliar correctamente os principais tipos de implicações naturais, económicas, sociais e éticas associadas à situação; e propor linhas de acção que contribuam para a solução satisfatória da situação em causa, justificando técnica e cientificamente as opções defendidas.
Os resultados da aprendizagem levada a cabo no âmbito da disciplina traduzem-se no desenvolvimento das competências atrás referidas.
Aulas teóricas
1 - Legislação ambiental - A lei de bases do Ambiente – Lei 19/2014
2 - Economia do ambiente - Direito de propriedade; "res nullius" e "res communis"; bens públicos, congestionáveis e de consumo não rival; externalidades e teorema de Coase; exploração de recursos não renováveis e renováveis; a poluição: consequências económicas.
3 - Avaliação de impactes ambientais - o processo de AIA (definição de âmbito; o EIA; a situação de referência e a alternativa zero; avaliação de impactes; medidas mitigadoras; consulta pública); legislação europeia e nacional; estudo de casos.
4 - Contaminação e poluição da Biosfera. A poluição como ruptura de ciclos ecológicos. Contaminação e poluição. Principais poluentes na Biosfera: dispersão, circulação e consequências ecológicas. Bioacumulação e bioamplificação. Exemplos.
5 - Poluição hídrica e consequências ecológicas. Formas de poluição hídrica: causas, consequências e soluções. Normas de qualidade da água em Portugal. A Directiva Quadro da Água, a Lei 58/2005 e o Decreto-Lei 77/2006.
6 - Resíduos - o conceito de resíduo. Tipos de resíduos sólidos. Aterros sanitários e incineradoras. Reciclagem e reutilização. Redução.
7 - Poluição atmosférica. Atmosfera, composição e estrutura. Movimentos atmosféricos. O Clima. Poluição atmosférica. Gases de Efeito de Estufa. Alterações climáticas.
8 – Bioindicadores. Relações dos organismos com o ambiente. Bioindicadores mais usados. Os macroinvertebrados bentónicos como bioindicadores. Grupos funcionais. Os índices IBMWP, IBB e IPTIN.
9 – A conservação da Natureza. Principal legislação nacional e internacional. As áreas protegidas portuguesas. A Rede Natura 2000. A REN. A RAN. Introdução de espécies não indígenas.
10 – O retrato ambiental de Portugal nos últimos anos: uma perspectiva social.
11 – A problemática das alterações climáticas globais, diferentes filosofias e perspectivas.
Aulas teórico-práticas
1 - Fontes de informação sobre ambiente: sites web das principais instituições nacionais e internacionais que fornecem informação sobre ambiente.
2 - Introdução às técnicas de SIG - coordenadas geográficas e cartesianas: os mapas militares; o "Atlas do Ambiente". O programa "Google Earth". O programa “Map Windows”.
3 - Cálculo dos índices IBMWP e IBB.Aulas teóricas apoiadas com apresentações em “Power Point” e análise de casos de estudo.
Aulas práticas para aprendizagem e aplicação de várias técnicas de índole ambiental.Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 48,00 |
Frequência das aulas da disciplina nos termos da legislação e dos regulamentos em vigor.
Obtenção de classificação mínima (9,5 valores na escala de 0 a 20 valores, nos termos dos regulamentos em vigor) no exame final.Os estudantes que não dominem a língua portuguesa poderão ser sujeitos a uma avaliação alternativa.
Não haverá provas orais.