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Biologia Vegetal

Código: BIOL1003     Sigla: BIOL1003     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:CTA 43 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 48 162
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 11 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 2 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Vieira de Almeida Coimbra Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,85
Práticas Laboratoriais: 1,85
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,85
Sílvia Vieira de Almeida Coimbra 0,923
Rubim Manuel Almeida da Silva 0,923
Práticas Laboratoriais Totais 3 5,55
Rubim Manuel Almeida da Silva 4,615
Sílvia Vieira de Almeida Coimbra 0,923

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução das plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Um estudante que complete com sucesso esta UC deve ser capaz de:

Descrever e distinguir os diversos ciclos de vida e esquematizar ciclos de vida para animais, plantas, algas e fungos.

Descrever as características distintivas dos principais filos das plantas e as suas relações evolutivas.

Mostrar como a evolução das plantas está associada com as adaptações fisiológicas e morfológicas necessárias para uma vida terrestre.

Explicar a reprodução em gimnospérmicas e angiospérmicas.

Distinguir entre crescimento primário e crescimento secundário e explicar como ocorrem nas plantas.

Explicar os mecanismos de transporte de seiva xilémica e de translocação floémica nas plantas.

Utilizar chaves dicotómicas para estudar e identificar famílias selecionadas de espermatófitas.

Reconhecer a diversidade morfológica dos organismos seleccionados em laboratório e no campo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

.

Programa

BIODIVERSIDADE; Classificação das plantas e hierarquia das categorias taxonómicas. Transição entre as algas Charophyceae e as plantas vasculares, evolução. Plantas não vasculares Briófitas, características gerais. Plantas vasculares, evolução. Pteridófitas, Gimno e Angiospérmicas. Morfologia externa: estruturas vegetativas e reprodutivas. Reprodução. ANATOMIA E FISIOLOGIA DAS PLANTAS. Meristemas, sistemas de tecidos. Parede celular, sistemas de tecidos; fundamental: Parênquima, Colênquima e Esclerênquima; funções e tipos de células. Epiderme células epidérmicas especializadas; estomas e tricomas; origem, funções e categorias morfológicas. Sistema vascular. Xilema; características gerais e tipos de células. Ontogenia das células condutoras e tipos de parede, câmbio vascular. Xilema secundário, sistemas axial e longitudinal. Anéis de crescimento. Lenho de dicotiledóneas e lenho de coníferas. Floema, características gerais e tipos de células. Periderme. Movimento de água, mecanismo de transporte da água, entrada na raiz e translocação xilémica. Transporte dos produtos resultantes da fotossíntese no floema. 

Bibliografia Obrigatória

Raven PH, Evert RF, Eichorn SE; Biology of Plants, WH Freeman & Co, New York, 2012. ISBN: 978-1429219617 (6ª e 7ª edições disponíveis na Biblioteca da FCUP. Capítulos relevantes serão indicados durante o semestre)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas e aulas práticas laboratoriais e no jardim Botânico

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 85,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A inscrição numa Unidade Curricular universitária exige presença regular nas aulas, bem como uma preparação cuidadosa. Portanto, os estudantes devem participar em todas as aulas programadas.
Aulas teóricas com avaliações por mini testes, obrigatórias. Serão escolhidos os melhores 7 de 10 mini testes feitos, de modo a permitir que os alunos possam faltar a aulas se necessário.
Um estudante obtém frequência se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o limite de faltas correspondente a 25% do número de aulas práticas previstas. 

Aulas práticas obrigatórias. Número total de faltas - 3 faltas.
Os estudantes que excedam o limite de faltas ficam excluidos de avaliação. 


Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Geral constituída pelo somatório dos resultados de duas Avaliações (Frequências) escritas mais mini testes:

Serão feitos mini testes ao longo do semestre, 3 valores da nota final, passando a parte teórica e prática a valerem em conjunto 17 valores (10,5 e 6,5 respetivamente).

 

- Avaliação I, em data a definir a meio do Semestre, sobre as componentes Teórica (T1) e Prática (P1);

- Avaliação II, em data a definir pelo Conselho Pedagógico na época normal de exames, sobre as componentes Teórica (T2) e Prática (P2). 

  • T1 = 10,5 valores
  • P1 = 6,5 valores 
  • T2 = 10,5 valores
  • P2 = 6,5 valores
  • Classificação Final = ((T1+P1)+(T2+P2))/2 + Mini testes



Avaliação na Época de Recurso.  Exame final escrito sobre as componentes Teórica (T) e Prática (P). Não entram os mini testes

  • T = 12 valores
  • P = 8 valores
  • Classificação Final = T+P

 

Contudo, para aprovação a Classificação Final tem de ser igual ou superior a 10 valores (9,5 arredondado para 10).

Provas e trabalhos especiais

.

Trabalho de estágio/projeto

.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatutos especiais (como por exemplo Trabalhadores Estudantes) poderão optar por realizar a avaliação por frequências ou por exame final.

Melhoria de classificação

Exame escrito com componente teórica e componente prática, 20 valores.

Observações

Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade do Porto, aprovado pelo despacho Reitoral GR.03/07/2011 de 5 de Julho.

https://sigarra.up.pt/fdup/pt/legislacao_geral.legislacao_ver_ficheiro?pct_gdoc_id=15338&pct_nr_id=360&pct_codigo=1

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