Eletromagnetismo I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Obter formação de base em Eletromagnetismo.
- Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica.
- Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia.
- Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas.
- Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço.
- Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes demonstrarão a capacidade de resolver situações físicas e problemas básicos envolvendo questões de eletrostática e magnetostática, e a capacidade de estabelecer ligações a situações experimentais simples.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Serão importantes conceitos e técnicas matemáticas adquiridas em UC de Análise Matemática (sucessões, séries de Taylor, limites e continuidade).
A unidade curricular utiliza conceitos matemáticos trabalhados numa segunda UC de Análise matemática (cálculo diferencial simples e cálculo integral). As duas UCs, funcionando em paralelo, permitem ilustrar/demonstrar a aplicação de técnicas matemáticas (cálculo integral, diferencial e vectorial) e proporcionam uma melhor compreensão dos pressupostos físicos e matemáticos (campos vectoriais, teoremas da divergência/Lei de Gauss, teorema de Stokes/Lei de Ampère).
Programa
- Conceitos fundamentais
- Cargas; quantificação; densidade de carga
- Corrente; densidade de corrente
- Campo elétrico e magnético
- Força de Lorentz
- Unidades e dimensões
- Eletrostática no vácuo.
- Cargas e Força de Coulomb
- Princípio de Sobreposição
- Campo elétrico e linhas de campo elétrico
- Lei de Gauss
- Energia em Eletrostática
- Potencial, superfícies equipotenciais e linhas de campo
- Campo conservativo e energia eletrostática
- Potencial eletrostático: o operador gradiente
- Eletrostática em meios materiais
- Materiais Condutores
- Materiais dielétricos e polarização
- Forma integral da lei de Gauss com dielétricos
- Circuitos elétricos
- Corrente elétrica, densidade de corrente. Definição SI de Ampère.
- Resistividade, Resistência elétrica e Lei de Ohm.
- Energia elétrica em circuitos e Lei de Joule.
- Noções de circuitos elétricos (Fontes, Circuito Resistivo. Circuito RC)
- Magnetostática
- Campo de Indução Magnética e lei de Biot-Savart
- Momento magnético e dipolo magnético.
- Lei de Ampère
- Indução Magnética e lei de Faraday
- Leis de Maxwell
Bibliografia Obrigatória
David J. Griffiths;
Introduction to electrodynamics. ISBN: 0-13-919960-8
P. A. Tipler; Physics for scientists and engineers, Worth Publishers, 1991
Bibliografia Complementar
R. P. Feynman, R. B. Leighton, M. Sands; The Feynmam Lectures on Physics, Addison-Wesley, 1964
Observações Bibliográficas
A bibliografia obrigatória identifica as referências principais de suporte aos conteúdos programáticos.
A bibliografia complementar inclui títulos alternativos, com abordagens um pouco diferentes da bibliografia complementar. Naturalmente, destacam-se as
Lectures on Physics de R.Feynman, em particular pela discussão e pelo enquadramento contextual e matemático utilizados.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas com discussão orientada e apoiada em exemplos para clarificação do trabalho de leitura.
- Aulas teórico-práticas compreendendo: resolução demonstrativa de problemas chave pelo professor; trabalho de grupo em torno de fichas de atividades; discussão com professor do trabalho realizado em grupo
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
108,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Fatores para obtenção de frequência:
Frequência das aulas TP de acordo com regras gerais FCUP.
Dispensa de Frequência
Podem ser dispensados de frequência:
- estudantes que tenham obtido frequência à UC em anos letivos anteriores com avaliação;
- detentores do estatuto Trabalhador-Estudante.
Pedidos de dispensa
Os estudantes que pretendem dispensa devem:
- Fazer a sua inscrição, a título condicional, na "Turma de Dispensa"
- Formalizar o pedido em questionário próprio,via página Moodle da UC (até ao início das aulas)
- Aguardar a confirmação, pelo regente.
Os estudantes dispensados de frequência só têm acesso à modalidade B de avaliação (avaliação por exame)
Fórmula de cálculo da classificação final
Modalidades de Avaliação:
A: Avaliação contínua com exame final;
B: Avaliação por exame final.
O acesso a estas modalidades é definido por:
- modelo A
- estudantes em 1a inscrição na UC
- estudantes em 2a inscrição, sem frequência ou sem avaliações em exame em 23/24
- modelo B
- restantes estudantes;
- estudantes com estatutos especiais que assim o requeiram.
Componentes de Avaliação:
Modelo A: Considera as componentes:
- T1 [0-100]: Teste: 75% escolha múltipla, 25% resposta aberta
- T2 [0-100]: Teste, em data de Exame Normal
Modelo B: Considera apenas a componente E (exame).
Cálculo da Nota Final
Nota Ponderada (NP)
modelo A: NP_A [0-20] = ( 40% T1+60% T2) x 0.2
modelo B: NP_B [0-20] = (100% E) x 0.2
Nota Final (NF)
Ressalva - Nota Mínima de Exame:
existe uma classificação mínima de 35% na componente exame. Caso a classificação de exame seja inferior ao mínimo, a NF é majorada por 9 valores.
Assim:
se T2<35%, NF = Mínimo(9, NP)
se T2>=35%, NF=NP
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final poderá ser realizada mediante exame (Época de Recurso, Especial).
Para melhoria aplica-se apenas a modalidade de avaliação B.
Observações
O Júri da unidade curricular inclui os docentes:
- Carla Carmelo Rosa
- João Lima
- Ariel Guerreiro