Mecânica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular visa apresentar os conceitos e princípios básicos da mecânica clássica, e da relatividade restrita, com ênfase na compreensão de conceitos e na aplicação ao mundo real. Os alunos deverão ter a capacidade de manipular conceitos fundamentais e saber aplicá-los à resolução de problemas. Os estudantes serão motivados a considerar a aplicação dos princípios discutidos na cadeira a outras áreas do conhecimento científico e tecnológico. Será dada atenção particular à formação na resolução de problemas, familiarizando os estudantes com heurísticas e modos de pensar dos físicos experientes.
Resultados de aprendizagem e competências
Estudantes deverão demonstrar boa compreensão de conceitos fundamentais da mecânica (descrição do movimento, massa, força, momento linear e angular, energia) e de relatividade restrita (relatividade do espaço e tempo, diagramas de espaço-tempo e momento e energia relativistas) através da correcta resolução de problemas de aplicação direta destes conceitos, e da modelização e análise, em termos de conceitos de mecânica, de situações do mundo real.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Trigonometria básica, cálculo vetorial básico, derivação de funções reais de variável real, fundamentos de geometria no espaço.
Programa
1. Estática e cálculo vetorial.
1.1. Representação vetorial da força e do momento de uma força. Produto vectorial.
1.2. Equilíbrio de forças.
1.3. Equilíbrio de momentos de forças.
2. Cinemática
2.1. Posição de uma partícula e referencial. Trajetória.
2.2. Deslocamento e velocidade média.
2.3. Velocidade e gráfico velocidade versus tempo. Interpretação da área sob a curva.
2.4. Mudança de velocidade e aceleração. Gráfico velocidade versus tempo e interpretação da área sob a curva.
2.5. Movimento em um plano e coordenadas polares. Componentes da velocidade e aceleração. Movimento de projétil. Movimento circular.
3. O programa newtoniano
3.1. Partícula e corpo, Centro de massa de um corpo.
3.2. Noção de massa e momento linear.
3.3. Leis de força. Exemplos: forças de atrito e arrasto, gravidade e forças elásticas.
3.4. Forças e aceleração. A lei de Newton do movimento.
3.5. Das forças à posição: integração e condições iniciais.
3.6. Queda sob a ação de forças de arrasto. Velocidade limite e gráficos.
3.6. Oscilações e movimento harmônico simples. Frequência e fase. Gráficos posição-tempo, velocidade-tempo e aceleração-tempo.
3.7. Movimento circular uniforme como uma superposição de dois movimentos harmônicos simples perpendiculares. Relações de fase.
4. Trabalho e energia
4.1. Trabalho – noção e interpretação.
4.2. Trabalho como forma de transferir energia para um sistema.
4.3. Trabalho e energia cinética.
4.4. Forças conservativas. Energia potencial. Forças elásticas e gravitacionais como forças conservativas.
4.5. Conservação da energia mecânica.
5. Sistema de partículas
5.1. Centro de massa e sua posição. Sistema de referência do centro de massa.
5.2. Forças internas e externas. Movimento do centro de massa.
5.3. Momento linear do sistema de partículas e sua relação com o momento linear do centro de massa.
5.4. Conservação do momento linear.
5.5. Energia e momento linear de um sistema de partículas. Energia interna.
5.6. Colisões. Estudo de colisões em laboratório e referenciais de centro de massa.
6. Forças centrais e momento angular
6.1. Momento angular de uma partícula e de um sistema de partículas.
6.2. Momento angular e torque. Momento angular de um sistema de partículas.
6.3. Momento de inércia de uma partícula e de um sistema de partículas. Cálculo de momentos de inércia.
6.4. Conservação do momento angular. Colisões.
6.5. Gravidade e leis de Keppler.
7. Rotação de corpos rígidos
7.1. Momento de inércia de objeto panqueca no plano x-y e objetos não planos. Cálculo do momento de inércia. Eixos principais e tensor inercial.
7.2. Torque e momento angular de um corpo rígido.
7.3. Rotação em torno de eixos fixos coincidindo com os principais eixos inerciais.
7.4. Energia de um corpo em rotação em torno de um eixo fixo.
7.5. Rolando sem deslizar.
8. Referenciais acelerados.
8.1. Relacionando as coordenadas. Transformações de Galileu.
8.2 As forças fictícias. Força de Coriolis e forças centrípetas.
8.3 Marés.
Bibliografia Obrigatória
Marcelo Alonso;
Fisica. ISBN: 84-03-20990-8 Conjunto 3 vols.
Feynman;
The^Feynman Lectures on Physics. Vols. I
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas com exposição das matérias, discussão e desenvolvimento formal. Aulas teórico-práticas de resolução e discussão de problemas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
99,00 |
Frequência das aulas |
63,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença a pelo menos 3/4 das aulas teórico práticas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação dos conhecimentos dos estudantes será realizada através de três testes, agendados para:
1º teste 8 de novembro de 2024 às 14h00
2º teste 6 de dezembro de 2024 às 14h00
3º teste terá lugar em época normal, de acordo com o calendário a publicar pelo Conselho Pedagógico.
Uma vez que a avaliação deste ano letivo tem pendor diferente dos anos anteriores, não haverá transferência de classificação da avaliação contínua obtida de anos anteriores.
A falta de presença a um dos testes corresponde a classificação de 0 (zero).
Nota final = média aritmética das classificações dos três testes
Melhoria de classificação
Os estudantes podem realizar melhoria de classicifação em exame em época de recurso.
Observações
Júri da UC: Joaquim Agostinho Moreira, Fátima Mota, Pedro Teles e Frederico Francisco