Código: | DP/CTT1001 | Sigla: | DP/CTT1001 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenvolvimento Pessoal /Competências Transversais/ Transferíveis |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=462 |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 3 | 24 | 81 |
L:CC | 3 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 3 | 24 | 81 |
3 | |||||||
L:EF | 59 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 1 | - | 3 | 24 | 81 |
L:F | 37 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 3 | 24 | 81 |
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 3 | 24 | 81 |
3 | |||||||
L:M | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 3 | 24 | 81 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 3 | 24 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Carla Susana Santana Carmelo Rosa | Regente |
Teorico-Prática: | 0,69 |
Práticas Laboratoriais: | 1,15 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,692 |
Carla Susana Santana Carmelo Rosa | 0,692 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 4 | 4,616 |
Carla Susana Santana Carmelo Rosa | 2,308 | ||
Catarina Gasparinho Godinho Lobo | 2,308 |
A UC sensibiliza os estudantes para a importância do desenvolvimento de competências pessoais em Comunicação em Ciência e trabalha, em particular, a elaboração de relatórios científicos, a preparação e execução de comunicações orais, e a elaboração de artigos científicos.
São objectivos:
As competências adquiridas terão utilização imediata nas UC do curso e no futuro profissional dos estudantes.
Em particular:
A UC aborda em particular:
A unidade curricular é composta de aulas teórico-práticas, e aulas práticas em laboratório computacional.
Aulas Teórico-Práticas(TP):
Exposição e discussão colectiva dos temas em análise, e de exemplos práticos, fomentando em permanência a participação dos estudantes na discussão dos exemplos de comunicação em análise.
Práticas Laboratoriais (PL):
Os estudantes têm acesso às ferramentas apresentadas no curso; são realizadas tarefas específicas para desenvolvimento das competências alvo para a produção de documentos científicos. As PL iniciam-se desfasadas das TP para que os estudantes tenham uma rápida curva de aprendizagem de utilização das ferramentas de produção de texto, bibliográficas e gráficas previamente apresentadas nas TPs.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Prova oral | 30,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 24,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
Total: | 81,00 |
A obtenção de frequência é garantida pelo cumprimento cumulativo de:
Classificação Final para alunos que obtenham frequência
A - Classificação do mini-artigo, submetido em grupo (0 a 10)
B - Classificação apresentação oral (0 a 6)
C - Classificação de documentos resultantes das práticas (0 a 4)
A nota final (NF) resulta da soma das 3 componentes:
NF=A+B+C (escala 0-20 valores)
A avaliação contém componentes de trabalho individual e componentes de trabalho de grupo. A componente individual avalia a aprendizagem das ferramentas de trabalho propostas. O trabalho de grupo centra-se na comunicação de um tema, nos formatos artigo científico e apresentação oral:
Os grupos de trabalho, até 3 estudantes, serão formados na primeira aula prática.
Para a escolha do tema do mini-artigo/oral, será divulgada uma lista de mini-projectos e/ou artigos científicos aberta a sugestões dos estudantes (validadas pelos docentes). Cada tema não pode ser escolhidos por mais de 3 grupos.
As datas-limite, quer de escolha do tópico, quer de submissão do artigo resumido, serão fixadas no início do semestre no Moodle.
Júri da UC: