Código: | FIS1015 | Sigla: | FIS1015 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 44 | 162 |
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 44 | 162 |
3 | |||||||
L:EF | 61 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 1 | - | 6 | 44 | 162 |
L:F | 40 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 44 | 162 |
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 44 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 44 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 3 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 44 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Manuel Joaquim Bastos Marques | Regente |
André Miguel Trindade Pereira | Regente |
Teorico-Prática: | 0,31 |
Práticas Laboratoriais: | 3,08 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 0,308 |
Manuel Joaquim Bastos Marques | 0,308 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 8 | 24,616 |
Manuel Joaquim Bastos Marques | 4,615 | ||
Caroline dos Santos da Silva | 4,615 | ||
Teresa Monteiro Seixas | 3,077 | ||
Catarina Dias | 1,54 | ||
Augusto da Silveira Rodrigues | 4,615 | ||
André Miguel Trindade Pereira | 6,154 |
Análise de dados. Noções de medidas e medições. Médias e desvio padrão. Incerteza estatística. Utilização simultânea de incertezas estatísticas e experimentais. Propagação de incertezas de grandezas independentes.
Representação gráfica. Escalas lineares e logarítmicas. Linearização de gráficos. Utilização de software básico para representação gráfica e ajuste de dados (SciDAVis, Excel ou outros).
Instrumentos e técnicas de medida. Instrumentos universais e sua utilização (operação, sensibilidade, precisão e escalas): Multímetros, osciloscópios, geradores de sinais, interfaces simples e sensores. Utilização de técnicas de medida, (Ex Técnicas de zero, amplificação de sinal, análise vídeo para estudo de movimentos).
Nas semanas seguintes serão realizados diversos trabalhos experimentais dos quais os estudantes elaborarão o respetivo registo de grupo. Estes registos, e a avaliação do trabalho em laboratório pelo docente, serão objeto de uma avaliação formativa, que será discutida em aula.
As últimas semanas letivas, com realização de trabalhos experimentais, serão objeto de avaliação sumativa.
A maioria dos trabalhos têm dois tipos de observações e análise. Têm um registo de dados quantitativo que permite aos estudantes fazerem análise gráfica e estatística. Têm também observações qualitativas e de estimativa, muito importantes, que permitem aos estudantes verem limites de medição e funcionamento (Exemplos: resistências de contacto, aberrações de imagem, …)
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 64,00 |
Frequência das aulas | 44,00 |
Trabalho escrito | 54,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação da disciplina é feita através dos seguintes elementos:
1 – Teste laboratorial individual (40%) realizado em duas sessões com pesos iguais. Numa sessão realizará uma atividade experimental, semelhante às realizadas durante as aulas, e será avaliado pelo manuseamento do equipamento, pelo registo e pela análise sucinta dos resultados. Na outra sessão laboratorial terá um conjunto de dados experimentais para realizar uma representação gráfica e análise estatística de dados e incertezas.
2 – Relatório individual (30%). O estudante elaborará um relatório de uma das atividades realizadas nas últimas seis semanas letivas, escolhido pelos docentes. Este relatório, em forma de artigo, não deverá exceder 5 páginas A4 (tipo em tamanho 10 ou 11), com exceção de apêndices. Os docentes poderão colocar algumas questões sobre o relatório no final das avaliações individuais.
3 – Avaliação contínua (30%). Esta avaliação inclui duas componentes: a avaliação do desempenho no laboratório (10%) ao longo do semestre, com especial incidência nas últimas semanas, que inclui a preparação prévia do trabalho, a interação dentro do grupo e a realização das atividades laboratoriais; e a avaliação dos registos individuais realizados nas últimas semanas (20%). Estes devem conter o mínimo de considerações técnicas e abordar, sobretudo, aspetos práticos das aulas e aquisição de dados, coleção de dados em tabelas, construção gráfica e sua interpretação, bem como juízos de valor.
É exigida a classificação mínima de 8,0 valores nas três componentes de avaliação (Teste laboratorial, Relatórios e Avaliação Contínua).
O estudante poderá fazer melhoria a todas as componentes no próximo ano letivo, nos termos do “Regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes” da FCUP, através de nova frequência à Unidade Curricular. Esta inscrição é feita no início do ano letivo e contabilizada no máximo de créditos em que o estudante se pode inscrever.