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Introdução ao Ordenamento do Território

Código: AP3005     Sigla: AP3005     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 31 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:EG 13 Plano estudos a partir do ano letivo 2019 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-17.

Campos alterados: Observações

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Introdução ao Ordenamento do Território tem por objetivo iniciar os alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem.

A componente teórica privilegia: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território na perspetiva da Arquitetura Paisagista, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3)  breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.

As aulas práticas têm como objetivo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas através da realização de exercícios práticos, que reforçam as competências de analisar, sintetizar e intervir no ordenamento da paisagem. Para tal, os alunos, num primeiro momento, desenvolvem exercícios onde analisam e caraterizam diferentes variáveis biofísicas e socioeconómicas (altimetria, hidrografia, declives, solos, geologia, uso do solo, património cultural e natural, infraestruturas, demografia, etc.). Num segundo momento, estes são instruídos a realizarem exercícios de síntese identificando unidades de paisagem e o seu caráter. Por último, estes têm de delimitar (propor) a estrutura ecológica municipal para o território em estudo e definir objetivos de qualidade paisagística. Todas as propostas atendem à legislação estudada nas aulas teóricas. Os trabalhos referidos são realizados individualmente ou em grupo, recorrendo à utilização de softwares de Sistemas de Informação Geográfica.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Iniciação dos alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem e do território.

  2. Aquisição de competências básicas no âmbito da manipulação de componente analítica em ordenamento do território.

  3. Aquisição de competências de análise e interpretação da paisagem, com base no estudo das variáveis do território.

  4. Desenvolvimento de capacidade de análise e interpretação de artigos científicos e de legislação comunitária e nacional.

  5. Habilitação do aluno para a compreensão da metodologia de elaboração de um instrumento de gestão territorial.

  6. Desenvolvimento de capacidades de expressão oral e gráfica (manual e digital).

  7. Desenvolvimento das capacidades de trabalho individual e em equipa.

  8. Desenvolvimento de competências em Sistemas de Informação Geográfica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas Teóricas:

  • O ordenamento do território. Princípios orientadores. Métodos e práticas.
  • A Ecologia da Paisagem. Origem e conceitos.
  • O conceito de Paisagem.
  • A aplicação dos conceitos da Ecologia da Paisagem ao ordenamento do território
  • Breve caracterização da Paisagem Portuguesa.
  • Os movimentos internacionais e o conceito de desenvolvimento sustentável
  • Corredores verdes e estrutura ecológica – casos de estudos.
  • O quadro legal do ordenamento do território – principais instrumentos em Portugal: A Lei de Bases do Ambiente e a Lei de Bases do Ordenamento do Território e do Urbanismo. O caso particular da REN e da RAN. 

 

Aulas Práticas:

  • Estudo e caraterização de uma paisagem através da análise de variáveis biofísicas e socioeconómicas.
  • Delimitação da Estrutura Ecológica Municipal.
  • Proposta de Objetivos de Qualidade Paisagística.

Bibliografia Obrigatória

Ahern, Jack; The concept of ecosystem services in adaptive urban planning and desing: a framework for supporting innovation, Landscape and Urban Planning, 2014
Ahern, Jack; Greenways as Strategic Landscape Planning: theory and application, Wageningen University, 2002
Bell, Simon;; Landscape: Pattern, Perception and Process, E&FN Spon, 1999
Ecology Principles in Landscape Architecture and Land-use Planning; Dramstad, W., Olson, J. e Forman, R, Island Press, 1996
Fabos, Julius; Greenway planning in the United States: its origins and recent case studies, Landscape and Urban Planning, 2004
Fadigas, Leonel; Ordenamento do Território e da Paisagem, Edições Sílabo, 2007
Gonçalves, Carla; Convenção Europeia da Paisagem e a revisão do Plano Diretor Municipal;, Universidade de Aveiro, 2013 (http://hdl.handle.net/10773/12188)
Gonçalves, Carla e Silva, Paulo; Planning green infrastructure from a landscape perspective, Edward Elgar Publishing Limited, 2016. ISBN: 978 1 78347 400 4
Maguelonne Déjeant-Pons; The European Landscape Convention, Routledge, 2007
Marsh, William; Landscape Planning – Environmental Applications, John Wiley & Sons, 2010
Ribeiro, Orlando; Portugal. O Mediterrâneo e o Atlântico. Coleção, Coleção “Nova Universidade”, Edições João Sá da Costa, Lda, 1987
Steiner, Frederick; The Living Landscape – An ecological approach to landscape planning, McGraw-Hill, Inc, 2008
Termorshuizen, Jolande W. e Opdam, P.;; Landscape services as a bridge between landscape ecology and sustainable development, Landscape Ecology, 2009
Thompson, G. e Steiner, F. ; Ecological Design and Planning, John Wiley & Sons, 1997
Turner, Monica G; Gardner, Robert H. e O’Neill, Robert V.; ; Landscape ecology in theory and practice, Springer-Verlag, 2001
Fadigas, Leonel; Urbanismo e Natureza – os Desafios, Edições Sílabo, LDA, 2010
Magalhães Manuela Raposo 340; Estrutura ecológica da paisagem
McHarg Ian L.; Design with nature
Abreu Alexandre Cancela d. 340; Contributos para a identificação e caracterização da paisagem em Portugal Continental. ISBN: 972-8569-28-9

Bibliografia Complementar

Bastian, Olaf e Steinhardt, Uta (Eds); ; Aesthetic landscapes: an emergent component in sustaining societies, Kluwer Academic Publishers, 2002
Fabos, Julius; Introduction and overview: the greenway movement, uses and potentials of greenways, Landscape and Urban Planning, 1995
Musacchio, Laura R; The ecology and culture of landscape sustainability: emerging knowledge and innovation in landscape research and practice, Landscape Ecology, 2009
Pereira dos Santos, Henrique; Do tempo e da paisagem, Principia, 2010. ISBN: 0-471-87037-4
Wiens, John A.; ; Landscape ecology as a foundation for sustainable conservation, Landscape Ecology, 2008
Cabral Francisco Caldeira; Fundamentos da arquitectura paisagista. ISBN: 978-972-775-123-5
Magalhães Manuela Raposo; A arquitectura paisagista. ISBN: 978-972-33-1686-5
Saraiva Maria da Graça Amaral Neto; O rio como paisagem. ISBN: 9789723108316
Andresen, Teresa; Para a Crítica da Paisagem

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas e aulas de projeto de arquitetura paisagista. As aulas de projeto de arquitetura paisagista recorrem à utilização de softwares de Sistemas de Informação Geográfica.

Software

Arcgis
QGis

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Elaboração de projeto 50,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 0,00
Estudo autónomo 25,00
Total: 161,00

Obtenção de frequência

Desenvolvimento dos Momentos de avaliação identificados de seguida.

Presença a 75% das aulas práticas e a 75% das aulas teóricas.

Presença na visita de estudo.

 

Teórica:

Momento 1 (20%) | Grupo | Apresentação e discussão de artigos e casos de estudo EEM

Momento 2 (30%) | Individual | Prova escrita

Prática:

Momento 1 (25%) | Individual | Componente analítica do relevo e hidrografia no ordenamento da paisagem.

Peças a entregar: Carta de linhas de festo e linhas de água. Cortes de terreno. Declives. Memória descritiva

Momento 2 (25%) | Grupo | Componentes Biofísicas e Antrópicas da Paisagem. Unidades de Paisagem. Estrutura Ecológica.

Peças a entregar: Carta de declives; carta de orientação de encostas, carta de solos, cartas de principais formações geológicas, carta de uso do solo, carta de património cultural e natural, carta de densidade populacional, carta de infraestruturas, carta de unidades biofísicas, carta de unidades de paisagem e objetivos de qualidade paisagística, carta de estrutura ecológica, memória descritiva.

Produzido em SIG. Entrega em formato digital via Moodle


Nota: No primeiro dia de aulas será disponibilizado no Sigarra e no Moodle o calendário e os detalhes de todos os momentos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teórica:

Momento 1 (20%) 

Momento 2 (30%) 

Prática:

Momento 1 (25%)

Momento 2 (25%) 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos dispensados da verificação das condições de assiduidade deverão acordar previamente com o docente, preferencialmente na primeira semana de aulas, aspectos relativos à sua participação nas aulas e ao modo de avaliação.

Melhoria de classificação

Não aplicável.

Observações

No primeiro dia de aulas será disponibilizado no Sigarra e no Moodle o calendário e os detalhes de todos os momentos de avaliação.


Júri da UC:
Maria José Curado
José Miguel Lameiras

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