Gestão e Visualização de Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os estudantes de competências necessárias para que sejam capazes de maximizar o valor da informação, minimizando riscos associados à sua gestão ineficiente, por via de um conjunto processos, técnicas e ferramentas próprias.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim da UC os estudantes devem ser capazes de: (a) explicar os conceitos fundamentais de gestão da informação (b) distinguir e complementar as funções do gestor de informação e de um cientísta de dados (c) desenvolver um sistema de informação que aproveite os recursos e capacidades de informação da organização, (d) demonstrar o valor da informação em contexto organizacional (d) criar planos de visualização da informação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à Gestão da Informação 1.1 – Origem e fundamentos de gestão da informação em contexto organizacional. 1.2 - O gestor de informação
v. cientista/analista de dados: definição de perfil e competências.
2. Gestão e sistemas de informação 2.1 - Sistema de informação: funções, componentes e atividades 2.2 - Processo de gestão da informação e do seu ciclo de vida.
3. Visulaização da informação 3.1 - Fundamentos e Objetivos 3.2 - Técnicas e ferramentas 3.3 - Tipos de visualização 3.4. - Componentes de usabilidade.
4. Valor da informação 4.1 - Quantificação do retorno do investimento em gestão da informação.
5. Desafios e novos rumos 5.1 - Desafios regulamentares e legais.
Bibliografia Obrigatória
Chun Wei Choo ; trad. Ana Fonseca; Gestão de informação para a organização inteligente.. ISBN: ISBN: 972-21-1506-5
Adrienne Curry, Peter Flett, Ivan Hollingsworth; Managing Information Systems: The Business Perspective, Routledge, 2006. ISBN: 9-78-0-415-35586-5
Wilson,T;; Information management today and tomorrow, 2011. ISBN: 2253-8429
Rascão, J.P; Novos desafios da Gestão da Informação, Edições Sílabo, 2008
Observações Bibliográficas
Outras referências serão partilhadas ao longo das aulas. Os artigos serão disponibilizados no moodle.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada na discussão de documentos de apoio.
A componente prática da unidade curricular assenta na resolução de casos práticos e do trabalho de grupo.
Software
Spotfire
BPMN
Power Bi
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Humanidades > Ciência da Informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização de um os trabalho de grupo (TC) com nota mínima de 9,5 valores.
Exame final com nota mínima de 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 0.5 * TG + 0.5 * Exame
TG = Trabalho em grupo. Um trabalho em grupos de 4 elementos. Cada trabalho é composto por uma componente escrita e por uma componente de apresentação. É necessária a obtenção de nota mínima de 9,5 valores
para a legibilidade ao exame.
O trabalho terá uma apresentação oral intermédia com um peso de 15% na notal final.
As notas dentro do mesmo grupo podem ser diferentes, já que 15% da classificação total será atribuida à hetero-avaliação (5%) e à prestação na apresentação oral (10%).
Exame - É necessária a obtenção de nota mínima de 9,5 valores.
Provas e trabalhos especiais
A realização de todos os trabalhos previstos é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A realização do trabalho previsto é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser obtida
por via da repetição do exame incluindo este uma questão relativa à componente prática.