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Sistemas Multimédia

Código: CC3013     Sigla: CC3013     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 2 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 9 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:IACD 1 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 3 - 6 48 162
L:M 4 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

O programa proposto é leccionado em aulas teóricas onde os principais conceitos são introduzidos e são explicados exemplos práticos. Durante as aulas teóricas os alunos devem fazer apresentações relacionados com o programa. Nos laboratórios os alunos adquirem competências relacionadas com sistemas multimédia através da exploração de um tópico específico que escolheram do programa. Os alunos deverão ter que resolver problemas e programar uma aplicação. Irão desenvolver um projecto e criar uma aplicação que represente os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Todos os resultados da aprendizagem ajudarão o aluno a compreender os princípios fundamentais de sistemas de multimédia e têm uma ligação directa com o programa descrito. Abrange a tecnologia do estado de arte e a experiência necessária para desenhar e desenvolver uma aplicação interactiva.

O programa visa ensinar os alunos como os sistemas de multimédias estão a ser actualmente utilizados nas diferentes indústrias.

 

O objectivo é despertar nos alunos a mesma curiosidade, a mesma paixão de descobrir e o mesmo desejo de adquirir conhecimento que motiva investigadores a explorar novas áreas relacionadas com sistemas de multimédia.

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado.

Resultados de aprendizagem e competências

É esperado que no final desta cadeira o aluno tenha aprendido e compreendido tecnologia do estado de arte relacionado com os seguintes conceitos:

* Compreender quais são os princípios da animação em 3D baseado no conceito tradicional de animação em 2D.

* Explorar os diferentes tipos de sistema de captura de movimentos, realidade virtual e como estes podem trabalhar juntos.

* Compreender os principais conceitos relacionados com a teoria da informação e a visualização de dados.

* Compreender o uso da cor, texto e diagramas para a representação de informação.

* Desenvolvimento de um projecto de multimédia, criar uma demo e a sua respectiva documentação, a qual deve ser reflexo do seu resultado. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

* Princípios Fundamentais de Multimédia: Definições, formatos e standards, compressão de dados, técnicas e armazenamento, Networking

* Sistema Interactivo de Multimédia: Usabilidade, Interface de Usuário, Tipo de média: estático e dinâmico, navegação baseada no conteúdo, sistemas multimédia distribuídos, recuperação de informação multimédia

* Área de Aplicação de Multimédia: Arte, Educação, Entretinimento, Publicidade,  Medicina,  Engenharia, Negócio, Investigação Científica

* Tecnologia de Multimédia: realidade virtual, realidade aumentada, televisão interactiva, efeitos especiais, captura de movimentos, dispositivos móveis   

Bibliografia Obrigatória

Scott McLoud; Understanding Comics

Bibliografia Complementar

Scott McLoud; Making Comics

Observações Bibliográficas

Scott McLoud, Understanding Comics
Scott McLoud, Making Comics

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino aplicadas são coerentes com os objectivos de aprendizagem enumerados porque:

*A teoria permite uma introdução e explicação detalhada e adequada aos conceitos descritos no programa, nomeadamente os princípios de computação gráfica, algoritmos e todos os principais componentes do pipeline gráfico, sempre suportado por exemplos ilustrativos actualizados.

*Os laboratórios permitem ao aluno consolidar os conhecimentos adquiridos e ter experiência num tópico concreto dentro da área de sistema multimédia, utilizando linguagens de programação tal como C++. Java, Pyhton e APIs como OpenGL

*A apresentação do artigo dá a possibilidade ao aluno de adquirir experiência de como compreender os tópicos avançados relacionados com o programa apresentado. Irá também ajudar o aluno criar uma apresentação e preparar um debate com o resto da turma.

*O projecto permite o aluno compilar todos os conceitos adquiridos numa só aplicação, preparando um artigo e apresentação, que poderá ajudar na compreensão da importância de cada componente de um projecto de multimédia. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 25,00
Trabalho laboratorial 45,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 12,00
Elaboração de projeto 35,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Realização dos 2 trabalhos:
a) relatório + apresentação de projecto
b) apresentação de tema específico a definir

Fórmula de cálculo da classificação final

a) Trabalho 1: Estado da arte /  Apresentação de um artigo 30%

b) Trabalho 2: Projeto multimídia 70% (relatório 45%, apresentação 25%)

Observações



Detalhe do curso no moodle


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