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Interação Pessoa-Máquina

Código: CC3006     Sigla: CC3006     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 22 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:IACD 20 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 3 - 6 48 162
L:M 6 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Álvaro Pedro de Barros Borges Reis Figueira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,71
Práticas Laboratoriais: 1,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,71
Álvaro Pedro de Barros Borges Reis Figueira 1,71
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,71
Álvaro Pedro de Barros Borges Reis Figueira 1,71

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular visa introduzir aos alunos os princípios fundamentais de criação e desenvolvimento de Interfaces Pessoa-Máquina, focando-se em sistemas interativos. A sua abordagem engloba tanto os conceitos teóricos, tais como usabilidade e design centrado no utilizador, assim como as práticas de prototipagem de baixa e alta fidelidade, através da construção de interfaces gráficas.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade de criar métodos e ferramentas para estudar e modelar utilizadores e cenários onde deva ocorrer interação Pessoa-Máquina
2. Capacidade para desenvolver e para avaliar modelos conceptuais para a criação de interações pessoa-máquina
3. Capacidade de desenhar, desenvolver e avaliar protótipos de baixa a alta fidelidade

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Interação Pessoa-Máquina: introdução, história e marcos fundamentais.
2. Modelo do Processador Humano: perceção, atenção e memória.
3. Velocidades e limites do sistema sensorial humano.
4. A interação com máquinas como uma extensão do corpo humano.
5. Conceitos fundamentais sobre o processo de design.
6. Modelos mentais sobre interação.
7. Engenharia da usabilidade: definição de problemas, ciclo de desenvolvimento, avaliação, prototipagem.
8. Prototipagem de alta e baixa fidelidade.
9. Modelos verticais e horizontais.

Bibliografia Obrigatória

Jenny Preece, Helen Sharp, Yvonne Rogers ; Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction

Bibliografia Complementar

Greenberg, Carpendale, Marquardt, Buxton; Sketching User Experiences: The Workbook. ISBN: 978-0-12-381959-8
Norman Donald A.; The^ design of everyday things. ISBN: 0-262-64037-6
Tom Tullis, Bill Albert; Measuring the User Experience, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas essencialmente teóricas com apresentação dos conteúdos oral e visual (slides e vídeos) de conteúdos. Discussão recorrendo a exemplos ilustrativos.

Aulas essencialmente práticas: Demonstração prática dos conteúdos transmitidos nas aulas teóricas. Resolução de problemas. Discussão de dúvidas com os alunos, realização e apresentação de trabalhos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de projeto 38,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 12,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Submissão dos dois relatórios, da demonstração, fazer a apresentação, e o exame final:
-primeiro relatório de projeto (4 valores)
-segundo relatório e apresentação de protótipo desenvolvido (6 valores)
-exame final (10 valores), com nota mínima de 3.5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Será baseada em 3 componentes:
-primeiro relatório de projeto (4 valores)
-segundo relatório e apresentação de protótipo desenvolvido (6 valores)
-exame final (10 valores), com nota mínima de 3.5 valores.
Nota final obtida pela soma dos 3 componentes

Provas e trabalhos especiais

O relatório consiste no resumo escrito do estudo e desenho de um sistema de interação pessoa-máquina, associado a um problema apresentado pelo docente.

Elementos do trabalho escrito:
- Relatório escrito: pesquisa, requisitos, metodologia, implementação, resultados
- Realizado em duas partes (primeiro relatório e segundo relatório)
- Sem nota mínima

O trabalho prático consiste na implementação de um protótipo associado ao trabalho teórico apresentado
Elementos do trabalho:
- Software e/ou Hardware
- Detalhes da implementação decididos caso-a-caso em reunião com docente 
- Sem nota mínima

Apresentação de uma demonstração do protótipo.
-Sem nota mínima

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial para os casos previstos no regulamento/lei é realizada de forma igual às duas épocas normais. Situações claramente fora do normal terão de ser tratadas caso-a-caso.

Melhoria de classificação

Somente na componente "exame final".
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