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Programação Funcional

Código: CC1005     Sigla: CC1005     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~pbv/aulas/funcional
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 133 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 1 - 6 48 162
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:IACD 5 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 3 - 6 48 162
L:M 3 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introdução ao paradigma de programação funcional usando a linguagem Haskell.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, o estudante deverá ser capaz de:
1. Definir funções usando equações com padrões;
2. Codificar algoritmos recursivos elementares sobre listas e árvores em Haskell
3. Usar tipos algébricos para representar dados problemas elementares de programação
4. Decompor problemas de programação como composição de funções mais simples usando ordem superior e lazy-evaluation 
5. Provar propriedades elementares de programas recursivos usando teoria equacional e indução.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Expressões, valores e tipos básicos. Definições de funções simples; tipos funcionais. Execução passo-a-passo usando substituição. Tipos compostos: listas e tuplos. Algumas funções sobre listas do prelúdio-padrão. Notação de listas em compreensão. Definições recursivas. Polimorfismo paramétrico
Classes de tipos do prelúdio para sobrecarga de operadores. 

Funções de ordem superior. Processamento de ficheiro usando o mónada IO. Resolução de problemas elementares de programação competitiva em Haskell.

Definição de novos tipos de dados. Estudo de dois casos: implementação de conjuntos e tabelas associativas usando árvores binárias de pesquisa. Representação de conjuntos, relações binárias e grafos; algoritmos elementares sobre árvores e grafos.

Provas de propriedades de programas recursivos usando teoria equacional e indução.

Bibliografia Obrigatória

Hutton Graham 1968-; Programming in Haskell. ISBN: 9780521692694 pbk

Bibliografia Complementar

Richard Bird; Introduction to functional programming using Haskell. ISBN: 978-0-13-484346-9 pbk
Richard Bird; Thinking functionally with Haskell, Cambridge University Press, 2015. ISBN: 978-1107452640

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas usando exposição oral, projeção de slides e demonstração de programas.  Aulas laboratoriais em computador.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 10,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 66% das aulas laboratoriais lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final



A classificação final é determinada pelas componentes de exame final, um teste realizado a meio do semestre e pela resolução não supervisionada de exercícios de programação com correção automática.  Os exercícios para avaliação devem ser resolvidos individualmente. Será usado um sistema automático para detetar e desqualificar plágios.

Classficação final = 70% * Exame + 20% Teste + 10% Exercícios

Esta fórmula é valida para aprovação em ambas as épocas de exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)


A avaliação segue os mesmos critérios indicados acima para os estudantes de inscrição ordinária.

Os trabalhadores estudantes estão dispensados de presença nas aulas práticas para a obtenção de frequência à UC.

Melhoria de classificação

O exame de melhoria de nota permite melhorar a componente de exame (70%) na fórmula acima e inclui ainda um exercício opcional para melhoria da componente correspondente ao teste (20%). A classificação de exercícios ao longo do semestre não pode ser melhorada.

Observações

Júri da Unidade Curricular: Pedro Vasconcelos e Manuel Barbosa
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