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Introdução aos Computadores

Código: CC1002     Sigla: CC1002     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.dcc.fc.up.pt/~miguel-areias/teaching/2324/ic/index.html
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 2 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:BIOINF 25 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 48 162
L:CC 86 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 1 - 6 48 162
L:F 3 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 2 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:IACD 87 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 1 - 6 48 162
L:M 20 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 4 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel João Gonçalves Areias Regente
João Miguel Maia Soares de Resende Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Fornecer aos estudantes uma visão geral sobre a Ciência de Computadores, em particular, sobre os conceitos fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento dos computadores digitais e dos sistemas de operacão.  

Resultados de aprendizagem e competências

Ao concluir esta disciplina o estudante deverá:

- entender as noções básicas sobre o funcionamento e a arquitetura dos computadores.
- conhecer conceitos básicos sobre um sistema de operação (Unix/Linux).
- conhecer os diferentes tipos de linguagens de programação.
- ser capaz de usar a linha de comandos do Linux e escrever "scripts" básicos em Bash shell.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Noções básicas de arquitectura de computadores.
Representação digital de informação e seu processamento - inteiros e vírgula flutuante. Estrutura de computadores e os seus componentes principais. Modelos abstractos de máquinas. Máquinas programáveis: linguagens máquina e assembladores.

Circuitos digitais básicos
Portas lógicas básicas e bases. Relação entre fórmulas lógicas e circuitos. Tabelas de verdade. Circuitos básicos para operações lógicas, aritméticas e de memória. 

Conceitos básicos sobre Programação
Linguagens de programação: evolução, classificação. Paradigmas de programação. Sintaxe e semântica de linguagens. Compiladores e interpretadores. Carregadores e ligadores. Ferramentas de ajuda à programação.

Sistemas de operação (Unix/Linux).
Sistema de Ficheiros. Processos. Organização e administração de memória central. Linguagens de comandos. Utilitários. Controle de periféricos. 

Bibliografia Obrigatória

J. Glenn Brookshear, David Smith and Dennis Brylow; Computer Science: An Overview, Pearson (Addison-Wesley), 2012. ISBN: 9780132569033

Bibliografia Complementar

John L. Hennessy, David A. Patterson; Computer Organization and Design : the Hardware/Software Interface , Morgan Kaufmann

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são usadas para a exposição e a discussão dos conceitos fundamentais da teória e da prática dos tópicos abordados pela disciplina.

As aulas práticas destinam-se à resolução de problemas ilustrativos dos conceitos expostos nas aulas teóricas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 48,00
Estudo autónomo 114,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 3/4 (75%) das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos estudantes faz-se por realização de dois testes escritos ou por exame final escrito.

O primeiro teste será realizado a meio do semestre e o segundo durante a época normal de exames. Cada teste terá um peso de 10 em 20 valores na classificação final da unidade curricular.

O exame final escrito será realizado na época de recurso e terá um peso de 20 em 20 valores na classificação final da unidade curricular.

Melhoria de classificação

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