Código: | BIOL1003 | Sigla: | BIOL1003 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:CC | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:CTA | 67 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
L:F | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 8 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 2 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 2 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Esta unidade curricular tem por objectivo proporcionar aos estudantes uma visão geral da diversidade e evolução de: fungos, protistas e plantas. A abordagem ao Reino Plantae inclui o conceito de alternância de gerações no seu ciclo de vida, o estudo da morfologia de famílias selecionadas, das suas estruturas vegetativas e reprodutivas, das características anatómicas internas, uma introdução à fisiologia vegetal, incluindo as relações hídricas e transporte interno, e ainda classificação dos grandes grupos vegetais de acordo com as suas relações filogenéticas.
Um estudante que complete com sucesso esta UC deve ser capaz de:
Descrever e distinguir os diversos ciclos de vida e esquematizar ciclos de vida para animais, plantas, algas e fungos.
Descrever as características distintivas dos principais filos das plantas e as suas relações evolutivas.
Mostrar como a evolução das plantas está associada com as adaptações fisiológicas e morfológicas necessárias para uma vida terrestre.
Explicar a reprodução em gimnospérmicas e angiospérmicas.
Distinguir entre crescimento primário e crescimento secundário e explicar como ocorrem nas plantas.
Explicar os mecanismos de transporte de seiva xilémica e de translocação floémica nas plantas.
Utilizar chaves dicotómicas para estudar e identificar famílias selecionadas de espermatófitas.
Reconhecer a diversidade morfológica dos organismos seleccionados em laboratório e no campo.
BIODIVERSIDADE; Classificação das plantas e hierarquia das categorias taxonómicas. Transição entre as algas Charophyceae e as plantas vasculares, evolução. Plantas não vasculares Briófitas, características gerais. Plantas vasculares, evolução. Pteridófitas, Gimno e Angiospérmicas. Morfologia externa: estruturas vegetativas e reprodutivas. Reprodução. ANATOMIA E FISIOLOGIA DAS PLANTAS. Meristemas, sistemas de tecidos. Parede celular, sistemas de tecidos; fundamental: Parênquima, Colênquima e Esclerênquima; funções e tipos de células. Epiderme células epidérmicas especializadas; estomas e tricomas; origem, funções e categorias morfológicas. Sistema vascular. Xilema; características gerais e tipos de células. Ontogenia das células condutoras e tipos de parede, câmbio vascular. Xilema secundário, sistemas axial e longitudinal. Anéis de crescimento. Lenho de dicotiledóneas e lenho de coníferas. Floema, características gerais e tipos de células. Periderme. Movimento de água, mecanismo de transporte da água, entrada na raiz e translocação xilémica. Transporte dos produtos resultantes da fotossíntese no floema.
Aulas teóricas expositivas e aulas práticas laboratoriais e no jardim Botânico
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 114,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 162,00 |
A inscrição numa Unidade Curricular universitária exige presença regular nas aulas, bem como uma preparação cuidadosa. Portanto, os estudantes devem participar em todas as aulas programadas.
Um estudante obtém frequência se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o limite de faltas correspondente a 25% do número de aulas previstas.
Aulas práticas obrigatórias. Número total de faltas - 3 faltas.
Os estudantes que excedam o limite de faltas ficam excluidos de avaliação.
Pode ser concedida dispensa das aulas práticas aos estudantes que tenham obtido frequência no ano lectivo imediatamente anterior. A abertura de turma de dispensa será decidida em cada ano lectivo.
Avaliação Geral constituída pelo somatório dos resultados de duas Avaliações (Frequências) escritas:
- Avaliação I, em data a definir a meio do Semestre, sobre as componentes Teórica (T1) e Prática (P1);
- Avaliação II, em data a definir pelo Conselho Pedagógico na época normal de exames, sobre as componentes Teórica (T2) e Prática (P2).
Avaliação na Época de Recurso. Exame final escrito sobre as componentes Teórica (T) e Prática (P)
Classificação mínima na componente Teórica (T1+T2) ou (T) = 9 valores.
Classificação mínima na componente Prática (P1+P2) ou (P) = 6 valores.
Contudo, para aprovação a Classificação Final tem de ser igual ou superior a 10 valores (9,5 arredondado para 10).
Para a avaliação podem ser feitos mini testes ao longo do semestre, 3 valores da nota final, passando a parte teórica e prática a valerem em conjunto 17 valores (10,5 e 6,5 respetivamente).
.
Os estudantes com estatutos especiais (como por exemplo Trabalhadores Estudantes) poderão optar por realizar a avaliação por frequências ou por exame final.
Exame escrito com componente teórica e componente prática, 20 valores.
Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade do Porto, aprovado pelo despacho Reitoral GR.03/07/2011 de 5 de Julho.
https://sigarra.up.pt/fdup/pt/legislacao_geral.legislacao_ver_ficheiro?pct_gdoc_id=15338&pct_nr_id=360&pct_codigo=1