Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > BIOL3010
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Ecologia Marinha

Código: BIOL3010     Sigla: BIOL3010     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 54 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver e construir com os alunos conhecimento dos principais ecossistemas marinhos e costeiros e do seu funcionamento. Discutir as principais potencialidades e riscos enfrentados por estes ecossitemas, bem como das metodologias para a sua conservação. Demonstrar e discutir os principais métodos de estudo e monitorização destes ecossistemas. Desenvolver a capacidade dos alunos para planear e realizar um trabalho científico tendo como base os ecossistemas marinhos, a sua capacidade de observação no campo e laboratório e a capacidade de interpretação e discussão de resultados. 

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para demonstrar conhecimento dos principais ecossistemas marinhos e costeiros e do seu funcionamento. Capacidade para demonstrar conhecimento dos principais métodos de estudo e monitorização destes ecossistemas. Capacidade para demonstrar conhecimento das principais potencialidads e riscos enfrentados por estes ecossitemas, bem como das metodologias para a sua conservação. Capacidade para elaborar um trabalho científico de índole prática em ecossistemas marinhos e o desenvolver. Capacidade de interpretação de resultados de observação de campo e laboratorial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.O oceano e a sua variabilidade 2.Descrição das propriedades físicas do oceano e da sua variabilidade com o espaço e com o tempo, exemplificando com a sua influência nos seres vivos. 3.Os organismos marinhos. Descrição dos principais grupos de seres vivos que habitam o oceano, suas características, ciclo de vida, … 4. Caracterização dos diferentes ecossistemas marinhos, como as praias rochosas e arenosas, a plataforma e o talude continental, as lagunas costeiras e estuários, sistemas pelágicos, ecossistemas de mar profundo, sapais, pradarias de ervas marinhas, florestas de kelp, mangais e recifes de coral. 5. Produtividade dos oceanos. Variação da produtividade oceânica com os factores físico-químicos e com o tempo; as correntes de upwelling e sua relação com a produtividade. 6.As cadeias alimentares, relações intra e interespecíficas, predação, sistemas de defesa. 7. Os organismos marinhos como recurso e a sua utilização sustentável. 8. Impactos das actividades humanas nos ecossistemas marinhos. 9. Métodos de estudo, e monitorização dos ecossistemas marinhos. 10.Conservação dos ecossistemas marinhos. 

Bibliografia Obrigatória

Barnes R. S. K. Richard Stephen Kent; An introduction to marine ecology. ISBN: 978-0-632-02047-8 0-632-02047-4
Campbell Andrew C.; Fauna e flora do litoral de Portugal e da Europa. ISBN: 9789729595110
KAISER, M., M. ATTRILL, S. JENNINGS, D. THOMAS, D. BARNES, A. BRIERLEY, N. POLUNIN, D. RAFFAELLI, AND P. WILLIAMS (Eds.) ; Marine Ecology: Processes, Systems and Impacts, Oxford University Press, London, 2011
Morton Brian; Ecologia costeira dos Açores. ISBN: 978-972-97774-1-7 972-97774-1-1
Saldanha Luiz; Fauna submarina atlântica. ISBN: 978-972-1-03875-2

Observações Bibliográficas

BARNES, R. & R. HUGHES (1999) An introduction to marine ecology. Blackwell Science
LEWIS, J. R. (1964) The Ecology of Rocky Shores: London, English University Press
NYBAKKEN J. & BERTNESS (2004). Marine Biology: An Ecological Approach. Benjamin Cummings
Hayward, P.J.; Ryland, J.S. (Ed.) (1995). Handbook of the marine fauna of North-West Europe. Oxford University/Oxford University Press: Oxford. ISBN 0-19-854054-X. XI, 800 pp.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas e com discussão; aulas teorico-práticas, com parte laboratorial e parte explicativa/demonstrativa, bem como de discussão de trabalhos; trabalhos de campo.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecologia aquática
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia aquática
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia > Ecossistemas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho laboratorial 5,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 84,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho laboratorial 24,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 20,00
Trabalho de campo 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Total: 163,00

Obtenção de frequência

Presença em 3/4 das aulas TP + apresentação e discussão dos trabalhos, individuais ou de grupo. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão efectuados dois testes on-line, que substituirão o exame de época normal. Os alunos que faltem a pelo menos um dos dois testes terão de fazer o exame na época normal. Os alunos terão ainda de obter 25% da classificação em cada parte da avaliação. Caso contrário não terão aprovação. Cada teste vale 7 valores. À avaliação contínua correspondem 6 valores (3 para um relatório em formato de poster, que inclui trabalho de campo e de laboratório, e 3,0 para a participação oral) Para quem faça a avaliação por exame final, este vale 14 valores, aos quais se soma o resultado da avaliação contínua.

Os estudantes que optarem por obter aprovação a esta unidade curricular em Setembro (época especial para conclusão de grau) terão que ser avaliados por um exame final (Moodle), por um relatório e uma prova oral. Deverão contactar com antecedência suficiente os docentes no sentido de lhes ser atribuído um tema para o relatório e marcar data para uma prova oral complementar onde responderão sobre o tema e sua relação com o programa da UC.

Provas e trabalhos especiais

ver acima.

Melhoria de classificação

Por repetição do exame final. Não há possibilidade de efectuar melhoria da classificação da avaliação distribuída (workshops, discussão, apresentação e relatórios).

Observações

Responsável da disciplina: Isabel Sousa Pinto
Juri: Isabel Sousa Pinto


Natividade Vieira
Sara Antunes
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-27 às 20:29:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias