Código: | BIOL3010 | Sigla: | BIOL3010 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 54 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado | Regente |
Teórica: | 1,71 |
Teorico-Prática: | 1,72 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,71 |
Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado | 0,57 | ||
Maria da Natividade Ribeiro Vieira | 0,60 | ||
Sara Cristina Ferreira Marques Antunes | 0,54 | ||
Teorico-Prática | Totais | 2 | 3,44 |
Sara Cristina Ferreira Marques Antunes | 1,36 | ||
Maria da Natividade Ribeiro Vieira | 0,33 | ||
Carla Débora Gonçalves Borges | 1,75 |
Desenvolver e construir com os alunos conhecimento dos principais ecossistemas marinhos e costeiros e do seu funcionamento. Discutir as principais potencialidades e riscos enfrentados por estes ecossitemas, bem como das metodologias para a sua conservação. Demonstrar e discutir os principais métodos de estudo e monitorização destes ecossistemas. Desenvolver a capacidade dos alunos para planear e realizar um trabalho científico tendo como base os ecossistemas marinhos, a sua capacidade de observação no campo e laboratório e a capacidade de interpretação e discussão de resultados.
Capacidade para demonstrar conhecimento dos principais ecossistemas marinhos e costeiros e do seu funcionamento. Capacidade para demonstrar conhecimento dos principais métodos de estudo e monitorização destes ecossistemas. Capacidade para demonstrar conhecimento das principais potencialidads e riscos enfrentados por estes ecossitemas, bem como das metodologias para a sua conservação. Capacidade para elaborar um trabalho científico de índole prática em ecossistemas marinhos e o desenvolver. Capacidade de interpretação de resultados de observação de campo e laboratorial.
1.O oceano e a sua variabilidade 2.Descrição das propriedades físicas do oceano e da sua variabilidade com o espaço e com o tempo, exemplificando com a sua influência nos seres vivos. 3.Os organismos marinhos. Descrição dos principais grupos de seres vivos que habitam o oceano, suas características, ciclo de vida, … 4. Caracterização dos diferentes ecossistemas marinhos, como as praias rochosas e arenosas, a plataforma e o talude continental, as lagunas costeiras e estuários, sistemas pelágicos, ecossistemas de mar profundo, sapais, pradarias de ervas marinhas, florestas de kelp, mangais e recifes de coral. 5. Produtividade dos oceanos. Variação da produtividade oceânica com os factores físico-químicos e com o tempo; as correntes de upwelling e sua relação com a produtividade. 6.As cadeias alimentares, relações intra e interespecíficas, predação, sistemas de defesa. 7. Os organismos marinhos como recurso e a sua utilização sustentável. 8. Impactos das actividades humanas nos ecossistemas marinhos. 9. Métodos de estudo, e monitorização dos ecossistemas marinhos. 10.Conservação dos ecossistemas marinhos.
BARNES, R. & R. HUGHES (1999) An introduction to marine ecology. Blackwell Science
LEWIS, J. R. (1964) The Ecology of Rocky Shores: London, English University Press
NYBAKKEN J. & BERTNESS (2004). Marine Biology: An Ecological Approach. Benjamin Cummings
Hayward, P.J.; Ryland, J.S. (Ed.) (1995). Handbook of the marine fauna of North-West Europe. Oxford University/Oxford University Press: Oxford. ISBN 0-19-854054-X. XI, 800 pp.
Aulas teóricas expositivas e com discussão; aulas teorico-práticas, com parte laboratorial e parte explicativa/demonstrativa, bem como de discussão de trabalhos; trabalhos de campo.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho de campo | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 5,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 84,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Trabalho laboratorial | 24,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Total: | 163,00 |
Presença em 3/4 das aulas TP + apresentação e discussão dos trabalhos, individuais ou de grupo.
Serão efectuados dois testes on-line, que substituirão o exame de época normal. Os alunos que faltem a pelo menos um dos dois testes terão de fazer o exame na época normal. Os alunos terão ainda de obter 25% da classificação em cada parte da avaliação. Caso contrário não terão aprovação. Cada teste vale 7 valores. À avaliação contínua correspondem 6 valores (3 para um relatório em formato de poster, que inclui trabalho de campo e de laboratório, e 3,0 para a participação oral) Para quem faça a avaliação por exame final, este vale 14 valores, aos quais se soma o resultado da avaliação contínua.
Os estudantes que optarem por obter aprovação a esta unidade curricular em Setembro (época especial para conclusão de grau) terão que ser avaliados por um exame final (Moodle), por um relatório e uma prova oral. Deverão contactar com antecedência suficiente os docentes no sentido de lhes ser atribuído um tema para o relatório e marcar data para uma prova oral complementar onde responderão sobre o tema e sua relação com o programa da UC.
ver acima.
Por repetição do exame final. Não há possibilidade de efectuar melhoria da classificação da avaliação distribuída (workshops, discussão, apresentação e relatórios).