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Microbiologia Alimentar

Código: BIOL2004     Sigla: BIOL2004     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 60 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:EA 4 Plano Oficial do ano letivo 2019 2 - 6 48 162
L:F 3 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 3 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 4 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Manuel dos Santos Tavares Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,71
Práticas Laboratoriais: 1,72
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,71
Fernando Manuel dos Santos Tavares 1,71
Práticas Laboratoriais Totais 3 5,16
Fernando Manuel dos Santos Tavares 0,00
Sandra Maria Basílio Quinteira 3,50
Claudia Alexandra dos Reis Serra 1,66

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os conhecimentos e experiência obtidos pelos estudantes com a frequência desta unidade curricular, promovam a aquisição de competências que lhes permitam intervir nas várias temáticas relacionadas com a Microbiologia Alimentar. Espera-se ainda que os estudantes compreendam a importância das matérias abordadas para a indústria alimentar e numa perspectiva de saúde pública.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes devem:

I – Familiarizar-se com o universo de estudo da Microbiologia Alimentar e compreender a sua importância actual.

II - Adquirir conhecimentos estruturantes em diferentes temas da Microbiologia Alimentar, particularmente relacionados com a produção e segurança alimentar e sua regulamentação.

III – Desenvolver competências laboratoriais básicas relacionados com metodologias de análise microbiológica de alimentos e abordadas nas aulas práticas.

V - Ser capazes de interpretar e comentar questões técnicas e científicas na área da microbiologia alimentar. 

VI – Desenvolver competências de trabalho individual e em equipa, nomeadamente pesquisa bibliográfica; capacidade expositiva e de síntese de temas de Microbiologia Alimentar.  

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de microbiologia geral.

Programa

● Introdução à Microbiologia Alimentar. Definição e enquadramento científico e social.

● Biodiversidade e ubiquidade dos microrganismos. Factores que condicionam o crescimento  dos microrganismos em geral e das bactérias em particular.

● Microrganismos e alimentos: tipos de interacções.

● Microrganismos e produção alimentar. Microrganismos fermentadores.

● Microbiologia Alimentar e Saúde Pública. Microrganismos que provocam a deterioração de produtos alimentares. Microrganismos causadores de toxinfecções alimentares.

● Técnicas e métodos para preservação de alimentos. Métodos físicos e químicos. O uso de antibióticos na preservação dos alimentos.

● Factores que afectam o crescimento e viabilidade de microrganismos em alimentos. Microbiologia de frutas e vegetais. Microbiologia preditiva.

● Avaliação da sanidade microbiológica de alimentos. Detecção e identificação de microrganismos em alimentos.

● Procedimentos e critérios para controlo da qualidade microbiológica dos alimentos. Sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Critical Point). Referência a regulamentação nacional e comunitária sobre segurança alimentar. Codex Alimentarius.

● Bioterrorismo e segurança alimentar.


Bibliografia: para além da bibliografia básica indicada, outras referências bibliográficas serão disponibilizadas aos estudantes quando pertinente.

Bibliografia Obrigatória

Michael P. Doyle; Food microbiology. ISBN: 978-1-55581-208-9
Ahmed Elmeleigy Yousef; Food microbiology. ISBN: 978-0-471-39105-0
W. C. Frazier; Food microbiology. ISBN: 0-07-021921-4
James M. Jay; Modern food microbiology. ISBN: 978-0-387-23180-8

Bibliografia Complementar

Joanne M. Willey; Prescott.s principles of microbiology. ISBN: 978-0-07-337523-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas de cariz essencialmente expositivo, mas que favoreçam e incentivem a participação dos estudantes.

Aulas práticas consistirão na preparação, execução, e interpretação e discussão dos resultados de trabalhos laboratoriais representativos da temática da disciplina. As actividades laboratoriais desenvolver-se-ão preferencialmente em grupos para que os estudantes desenvolvam competências de trabalho em equipa.

Será disponibilizado um manual de trabalhos práticos para que a prática laboratorial possa ser executada pelos grupos de trabalho de forma mais independente possível.

As plataformas SIGARRA, MOODLE e,ou TEAMS serão usadas como suporte das aulas teóricas e práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 48,00
Estudo autónomo 114,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Art10º da Avaliação dos discentes de primeiros ciclos de estudo da Universidade do Porto, aprovado pelos despachos reitorais GR.02/05/2010 e GR.04/01/2017, determina-se que para a obtenção de frequência a esta UC, o estudante não deve exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas laboratoriais.

Estão dispensados desta obrigatoriedade os estudantes abrangidos pelas situações previstas na lei, sem porejuizo do disposto do nº 3 do Art11º do referido regulamento.

Fórmula de cálculo da classificação final

EX - Exame - 80% (16 valores)  (Observações: exame sobre os conteúdos da matéria teórica (60%) e teórico-prática (20%)        

VP - Apresentação/discussão de um tema enquadrado nos conteúdos programáticos teóricos e/ou práticos da Unidade Curricular -  20% (4 valores) (Observações: trabalho de acordo com orientações a serem oportunamente fornecidas aos estudantes)

Classificação Final = EX + VP

Provas e trabalhos especiais

Não tem.

Trabalho de estágio/projeto

Não tem.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não tem.

Melhoria de classificação

Apenas a componente de avaliação relativa ao Exame (80%) é passível de melhoria de nota.

 

Observações

Júri da UC: Fernando Tavares (regente) e Sandra Quinteira
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