Código: | BIOL3006 | Sigla: | BIOL3006 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://elearning2.fc.up.pt |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 79 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Proporcionar fundamentos teóricos e práticos sobre a Biologia subjacente aos trabalhos de Conservação da Natureza, bem como proporcionar uma interpretação crítica dos processos e mecanismos de Conservação da Natureza. Conferir capacidade de analisar de forma crítica e de propor soluções para problemas concretos de Conservação da Natureza.
Os estudantes que frequentarem a UC com aprovação, serão capazes de analisar situações concretas de espécies/habitats ameaçados e em função disso, serão capazes de:
- Aplicar os conhecimentos prévios de biologia/ecologia de base necessários à identificação das ameaças e à conceção de estratégias de conservação;
- Identificar os principais instrumentos legais nacionais e europeus que poderão servir de suporte a processos de conservação;
- Identificar a necessidade de integrar a participação pública nos processos de conservação e as possíveis formas de participação;
- Identificar e recomendar as melhores estratégias de conservação para cada espécie/habitat em estudo;
- Identificar as diferentes etapas para a reabilitação de áreas degradadas.
Programa teórico
Biologia da Conservação: origem, objeto, objetivos, enquadramento no contexto das ciências biológicas. Diversidade Biológica: conceito(s) e principais atributos.
Conservação e Taxonomia. Sistemas de Classificação e Diversidade Biológica.
Metodologias de estudo da diversidade biológica no contexto da Biologia da Conservação. Monitorização da biodiversidade: princípios, metodologias, escalas e indicadores.
Habitats - conceitos e diversidade em diversas escalas. Importância dos habitats em Biologia da Conservação. Caracterização, monitorização e gestão de habitats.
Convenções internacionais, legislação europeia e nacional relacionada com conservação da diversidade biológica (e.g. Estratégia para a Biodiversidade).
Biodiversidade espécies ameaçadas. Espécies exóticas e invasoras, mecanismos de colonização e consequências para os ecossistemas. Procedimentos para erradicação/controle de espécies exóticas. Políticas europeias e nacionais de combate às espécies Invasoras.
Populações e metapopulações, conexões e tamanho da população. Espécies-chave, bandeira, guarda-chuva e indicadoras. Efeitos de margem. População mínima viável. Os problemas de sustentabilidade e éticos relacionados com a perda de habitats.
Fundamentação biológica e principais regras de criação de áreas protegidas e reserva ecológica nacional. Principais documentos legais nacionais e europeus.
Conservação in situ versus conservação ex situ (bancos de germoplasma, jardins zoológicos e botânicos).
Conservação de agroecossistemas, conservação do solo, instrumentos, estratégias e políticas europeias.
Restauro e reabilitação de ecossistemas. Etapas do planeamento e estabelecimento de restauros ecológicos.
Participação pública nos processos de conservação (e.g. ciência cidadã).
Biotelemetria - metodologias e equipamentos.
Isótopos estáveis e a sua utilização em estudos de ecologia animal.
Conservação de Aves e Mamíferos - análise de alguns projetos LIFE desenvolvidos em Portugal: metodologias e resultados obtidos.
Mudanças globais e conservação da biodiversidade. Desafios colocados pelas mudanças globais, com destaque para as regiões montanhosas, zonas costeiras e zonas polares. Mudanças globais e eficácia das redes de espaços protegidos.
Programa teórico-prático
Estudar a Biodiversidade: a caracterização e a monitorização (exercício prático).
Análise crítica de legislação: Decretos-lei de transposição das diretivas Habitats e Aves.
Exercício prático de Ciência Cidadã.
Indícios de presença de aves e mamíferos: identificação, amostragem não evasiva.
Conservação de habitats (workshop).
Rádio seguimento - metodologia e equipamentos.
Apresentações e Avaliações dos Trabalhos de Grupo.
Aulas teóricas e teórico-práticas. Trabalhos de grupo, bem como apresentação e discussão dos mesmos, sobre um tema relacionado com a UC.
Durante o semestre os alunos serão envolvidos em trabalhos teórico/práticos durante as aulas TP. Estes conteúdos serão avaliados no exame final.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Trabalho escrito | 40,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Estudo autónomo | 86,00 |
Total: | 168,00 |
Presença em 3/4 das aulas TP.
Participação na preparação e apresentação do trabalho monográfico de grupo.
Cálculo da classificação final: Nota final = nota do exame escrito (Max 15 valores)+ nota do trabalho monográfico (Max. 5 valores)
Nota do exame escrito =T+TP. Máximo 12 valores para a parte T e máximo de 3 valores para a parte TP.
A classificação do trabalho monográfico inclui as componentes de texto escrito, apresentação oral e discussão. Assim serão 5 valores no máximo para trabalho monográfico.
A visita de campo a efetuar no âmbito da UC, será avaliada no exame teórico. Dos 3 valores atribuídos à componente TP, 1,5 valores serão referentes aos conteúdos abordados durante a visita.
A visita de campo a efetuar no âmbito da UC, será avaliada no exame teórico. Dos 3 valores atribuídos à componente TP, 1,5 valores serão referentes aos conteúdos abordados durante a visita.
Durante o semestre os alunos serão envolvidos em trabalhos teórico/práticos durante as aulas TP. Estes conteúdos serão avaliados no exame final.
De acordo com a regras da FCUP a melhoria de classificação apenas é possível para o exame final.
Ruth Pereira é a regente da UC. O júri é composto por Ruth Pereira e David Gonçalves