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Ecologia

Código: BIOL2012     Sigla: BIOL2012     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 163 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-01-19.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Aquisição de conhecimentos sobre:

  • Conceitos e mecanismos fundamentais em ecologia nomeadamente: produtividade e fluxo de energia, ciclos biogeoquímicos, interacções entre indivíduos em populações e comunidades, e dos indivíduos com o ambiente, parâmetros das comunidades (abundância, diversidade estrutural e funcional).
  • Conceitos básicos de ecologia de solos. Diversidade e funcionamento dos ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce.
  • Conceitos e métodos de ecologia da vegetação, fitossociologia, ecologia da paisagem e ecologia funcional.
  • Conceitos sobre os temas societais mais relevantes em que a ecologia serve de base como efeitos das alterações climáticas e das invasões biológicas, serviços dos ecossistemas, gestão de recursos biológicos e conservação da biodiversidae.
  • Métodos de amostragem em ecologia aquática e terrestre e análise de dados ecológicos.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Além dos conhecimentos e competência já referidos no campos dos objetivos:

Os alunos irão adquirir as seguintes competências:

Refletir de forma crítica sobre a bibliografia disponibilizada, sobretudo no que refere aos casos de estudo em ecologia.

Recolher, analisar e discutir dados ecológicos, tendo por base os conhecimentos adquiridos;

Utilizar equipamento de laboratório e de campo, de forma correta e com responsabilidade;

Sugerir desenhos experimentais para diferentes situações problema.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de biologia, ecologia e fisiologia.

Familiarização com software Excel

Programa

PROGRAMA TEÓRICO

1ª Parte - Introdução à Ecologia

- A Ecologia no âmbito das ciências biológicas e dos grandes desafios societais

2ª Parte - Princípios e conceitos fundamentais em Ecologia

- Factores ecológicos abióticos

- Interações bióticas

- Ecologia das Populações, Comunidades e Ecossistemas

- Fluxos de energia, produtividade e ciclos biogeoquímicos

3ª Parte - Diversidade e alterações dos ecossistemas

- Ecologia do solo 

- Ecologia e diversidade dos ecossistemas terrestres

- Ecologia e diversidade dos ecossistemas de água doce

- Ecologia e diversidade dos ecossistemasmarinhos

- Biodiversidade e alterações climáticas

- Biodiversidade e invasões biológicas

 4ª Parte - Ecologia e sociedade

- Biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas e dos seus serviços

- Gestão e conservação dos recursos biológicos



PROGRAMA PRÁTICO

As aulas práticas têm o objetivo de familiarizar os estudantes com:

1) Métodos de amostragem em ecologia: vantagens e desvantagens dos métodos no que refere à sua representatividade e seletividade 

2) Métodos de determinação da densidade populacional: densidade relativa e absoluta; captura, marcação, recaptura; captura por unidade de esforço.

3) Desenhos de amostragem e sua definição em termos espaciais e temporais em função dos objetivos de estudo; 

4) Caracterização de matrizes ambientais (solos, água) em termos de parâmetros físico-químicos gerais;

5) Métodos de ecologia funcional – princípio dos métodos e sua concretização.

6) Desenhos experimentais para avaliação da influência de factores bióticos e abióticos no crescimento das plantas.

Bibliografia Obrigatória

Molles Manuel C. Manuel Carl 1948-; Ecology. ISBN: 978-0-07-017168-8
S. Jeffery, C. Gardi, A. Jones, L. Montanarella, L. Marmo, L. Miko, K. Ritz, G. Peres, J. Römbke and W. H. van der Putten (eds.); European Atlas of Soil Biodiversity, European Commission, Publications Office of the European Union, Luxembourg. , 2010. ISBN: 9789279158063 (Disponível em: http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/library/maps/Biodiversity_Atlas/Download.cfm)
S. Jeffery, C. Gardi, A. Jones, L. Montanarella, L. Marmo, L. Miko, K. Ritz, G. Peres, J. Römbke and W. H. van der Putten (eds.); European Atlas of Soil Biodiversity, European Commission, Publications Office of the European Union, Luxembourg. , 2010. ISBN: 9789279158063 (Disponível em: http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/library/maps/Biodiversity_Atlas/Download.cfm)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas, usando apresentação dos conteúdos em powerpoint e vídeo.
Aulas práticas laboratoriais e de campo onde os estudantes têm a possibilidade de conduzir desenhos experimentais, em que vão aplicar as metodologias apreendidas e recolher dados para validação de hipóteses.

Aulas de análise de dados.

 

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 85,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho laboratorial 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes terão que:

1) Ter participado em 75% das aulas práticas;

 

Fórmula de cálculo da classificação final

 

CF=(exame*0,85) + (trabalho laboratorial)*0,15

No exame o peso de cada componente será:

Componente teórica: 12 valores.

Componente teórico-prática: 8 valores (inclui introduções teóricas dadas nas aulas práticas e calculos e discussão de resultados dos trabalhos efetuados nestas aulas)

A componente prática é reservada até ao final do ano letivo seguinte, àquele em que foi realizado e avaliado.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com dificuldades na língua portuguesa podem ser sujeitosa forma alternativas de avaliação.

Melhoria de classificação

Repetição do exame 

Observações

Responsável pela disciplina: Isabel Sousa Pinto
Responsável pela coordenação das aulas práticas:Natividade Vieira
Juri
Sara Antunes
Isabel Sousa Pinto
Natividade Vieira
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