Código: | BIOL1020 | Sigla: | BIOL1020 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 191 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 48 | 162 |
A UC Biologia Celular pretende que os estudantes adquiram e desenvolvam um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências, incluindo:
PROGRAMA TEÓRICO
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Módulo I - A Célula e o seu estudo.
A Célula e a vida. Célula procariótica e eucariótica. Evolução da célula. Técnicas e metodologias de estudo da célula: fracionamento celular, isolamento de células, cultura de células e órgãos, microscopia ótica e electrónica, técnicas imunológicas, metodologias in vivo e imagiologia celular.
Módulo II - Membranas biológicas e contexto social/ambiental da célula.
Lípidos e hidratos de carbono: tipos, nomenclatura e propriedades. Características universais das membranas biológicas. Composição, arquitetura e dinâmica das membranas. Transporte de solutos através das membranas biológicas. Tipos de transportadores e respetivos mecanismos de transporte. Contexto social/ambiental da célula: adesão e comunicação. Matriz extracelular e estruturas de ligação intercelular. Tipos de sinais, mecanismos de percepção e mecanismos de transdução de sinal. Receptores, interruptores moleculares, mensageiros secundários e complexos de sinalização.
Módulo III - Compartimentação estrutural e funcional da célula
Compartimentação celular e endereçamento subcelular de proteínas. Sistema secretor ou endomembranar. Retículo endoplasmático: estrutura e funções. Aparelho de Golgi: estrutura e funções. Síntese, processamento e transporte de proteínas, lípidos e hidratos de carbono no sistema secretor. Trânsito de vesículas membranares. Exocitose, endocitose e lisossomas. Peroxissomas: estrutura, funções e ontogenia. Citoesqueleto. Estrutura e função de filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermédios. Proteínas motor, cílios e flagelos.
Módulo IV - Fluxo de energia na célula
Conservação e fluxo de energia nos seres vivos. O papel central dos nucleótidos no metabolismo energético. Síntese quimiosmótica de ATP. O papel das membranas nos processos bioenergéticos. Fotossíntese. Plastídeos: caraterísticas gerais e plasticidade. Captação da energia luminosa. Fotossistemas. Cadeia transportadora de eletrões da membrana dos tilacóides. Esquema em Z. Fotofosforilação. Fixação do carbono – ciclo de Calvin. Fotorrespiração. Fotossíntese C4 e fotossíntese CAM. Glicólise e fermentação. Respiração aeróbia e respiração anaeróbia. Mitocôndrias: caraterísticas gerais. O genoma mitocondrial. O ciclo dos ácidos tricarboxílicos. Cadeia transportadora de eletrões e fosforilação oxidativa. Diversidade das vias metabólicas centrais. Classificação dos organismos quanto à fonte de carbono e quanto à fonte de eletrões.
Módulo V - Ciclo de vida da célula.
Ciclo de vida das células procarióticas e eucarióticas. Divisão celular nas células procarióticas. Núcleo, nucléolo e outras estruturas sub-nucleares. Organização dos cromossomas e estrutura da cromatina. Mitose e meiose. Regulação do ciclo celular. Morte celular programada.
PROGRAMA PRÁTICO
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I - As células ao microscópio. Observação de diferentes tipos de células ao microscópio ótico de campo claro e da respetiva ultraestrutura celular em imagens de microscopia eletrónica.
II – A espectrofotometria na bioquímica. Doseamento espectrofotométrico do azul de metileno.
III – Isolamento de cloroplastos, doseamento de clorofilas e estudo da reacção de Hill.
IV - Ciclo celular e mitose.
Aulas teóricas com componente expositiva, podento ter uma componente de atividades interativas docente/aluno e aluno/aluno (utilização de estratégias de peer-based learning), incluindo a resolução orientada e discutida de questionários formativos, a abordagem de estudos de caso, e trabalho autónomo de pesquisa sob orientação. Utilização de aulas expositivas/power point gravadas em vídeo para estudo autónomo.
Aulas práticas de índole laboratorial incluindo planeamento experimental, realização de procedimentos práticos, e tratamento e discussão de resultados.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 114,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 162,00 |
Presença em 75% das aulas práticas e realização da avaliação teórico-prática (teste TP).
Estudantes trabalhadores: realização de 2/3 dos trabalhos práticos.
A avaliação será feita através de testes.
O 1º teste será intercalar (aproximadamente a meio do semestre - T1) e o 2º teste será realizado na data marcada para o exame da época normal – T2. Estes testes incidirão sobre a matéria das aulas teóricas e cada um é cotado na escala de 0-20.
Os testes têm nota mínima de 7,0 valores. Só os estudantes que obtenham nota igual ou superior a 7,0 valores no 1º teste poderão realizar o 2º teste.
Será ainda realizado um 3º teste no final do período de aulas, também cotado para 20 valores, sobre a matéria das aulas práticas – TP.
Classificação final= [T1 + T2 + TP] / 3
Em caso de não-aprovação nos testes é possível realizar uma prova global na data marcada para o exame da época de recurso.
A avaliação para melhoria de nota pode ser feita até à época de recurso do ano lectivo subsequente àquela em que o estudante obteve aprovação. Pode assim ser feita por testes (T1+T2+TP, se for feita durante a época normal) ou por uma avaliação global (se for feita na época de recurso).