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Biologia de Algas e Fungos

Código: BIOL1012     Sigla: BIOL1012     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 188 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 48 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Abordar alguns tópicos fundamentais da biologia das algas, dos fungos e líquenes, focando as suas estruturas vegetativas e reprodutoras, ciclos de vida, ecologia, sistemática e taxonomia e origem e evolução. Dar a conhecer alguns aspectos da biologia aplicada destes organismos, nomeadamente o seu valor como recurso biológico. Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia de algas, fungos e líquenes incluindo observação e aspectos fisiológicos dos mesmos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos foram desenhados de modo a cumprirem os objectivos acima enunciados e a desenvolverem as competências designadas. Estes conteúdos programáticos visam a aquisição de conhecimentos básicos sobre a diversidade e a biologia das algas, fungos e líquenes no ambiente e possíveis aplicações alimentares e biotecnológicas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não tem.

Programa

Programa teórico

 

ALGAS

 

Introdução à algologia e conceitos gerais. Estruturas celulares típicas das algas. A origem dos cloroplastos e das algas. As endossimbioses e as linhagens de algas. Estudo dos diferentes grupos de algas: Glaucophyta, Chlorophyta, Euglenophya, Chlorarachniophyta, Rhodophyta, Cryptophyta, Haptophyta, Dinophyta e Ochrophyta.
Fisiologia e ecologia das algas. Papel das algas nos ecossistemas. Aplicações potenciais das algas: tradicionais, atuais e em investigação. 

 

 

FUNGOS e LÍQUENES

O que são os fungos? Características fundamentais dos fungos. Estrutura somática. Parede celular. Septos hifais. Os esporos dos fungos. Origem e evolução dos fungos. 

Características fundamentais dos principais grupos de fungos. Estruturas somáticas e reprodutoras. Ciclos de vida – ciclo assexual e sexual. Sistemática e taxonomia.

Micotoxinas e micotoxiocoses. Cogumelos venenosos e alucinogénicos. Cogumelos comestíveis e medicinais. 

O que são os líquenes? Características gerais dos líquenes. Substâncias liquénicas e suas funções. Os líquenes e o homem. Aplicações do estudo dos líquenes. Os líquenes como corantes. Os líquenes como indicadores da qualidade do ar.

Função e importância dos fungos e líquenes nos ecossitemas

 

Programa prático

 

ALGAS

Observação de macroalgas e microalgas. Estruturas vegetativas e reprodutoras. Ciclos de vida.

Extracção de pigmentos de macroalgas seleccionadas.

 

FUNGOS e LÍQUENES

Observação de fungos representativos dos principais grupos.

Observação de líquenes. Organização do talo, estruturas vegetativas e reprodutoras, testes coloridos.

 

Bibliografia Obrigatória

WEBSTER, J. & WEBER, R. W. S. ; INTRODUCTION TO FUNGI. , Cambridge University Press, 2007
Lee Robert Edward 1942-; Phycology. ISBN: 978-0-521-68277-0
Laura Barsanti, Paolo Gualtieri; Algae : anatomy, biochemistry, and biotechnology , 2006. ISBN: 978-0-8493-1467-4

Bibliografia Complementar

Lobban Christopher S.; The physiological ecology of seaweeds. ISBN: 978-0-521-26508-9 0-521-26508-8
Patrick J. Keeling; The endosymbiotic origin, diversification and fate of plastids, 2010. ISBN: Phil. Trans. R. Soc. B (2010) 365, 729–748
Lewis LA, McCourt RM.; Green algae and the origin of land plants, 2004. ISBN: Am J Bot. 2004 Oct;91(10):1535-56

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas faz-se uma exposição da matéria, sempre que possível de forma interactiva com os alunos. Nas aulas práticas, são realizadas, pelos próprios alunos, experiências representativas da temática da disciplina. Os resultados são discutidos no fim de cada experiência. Os alunos têm à sua disposição um guia dos trabalhos práticos, com a descrição de todas as experiências, e bibliografia fundamental de apoio às aulas laboratoriais. No sistema SIGARRA disponibilizam-se elementos complementares para o estudo das matérias das aulas teóricas e práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 48,00
Total: 48,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de assistência a pelo menos 3/4 das aulas práticas dadas.
Os alunos repetentes que tiveram frequência no ano anterior, poderão pedir dispensa de frequência às aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Corresponde à do exame final escrito, que tem uma duração de 2 horas. Não existem exames orais. As provas de exame incidem sobre matérias das aulas teóricas (T) e práticas-laboratoriais (TP).

Exame:
Parte Algas – 10 valores: 7 parte T, 3 parte TP
Parte Fungos e Líquenes – 10 valores: 7 parte T, 3 parte TP

A aprovação à unidade curricular ocorre com nota igual ou superior a 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não tem.

Trabalho de estágio/projeto

Não tem.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não tem.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação do exame final processa-se de acordo com o regulamento.

Observações

Responsável pela UC: Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado.
Composição do Júri da UC: Isabel Maria Trigueiros de Sousa Pinto Machado e Catarina Maria Pinto Mora Pinto de Magalhães.
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