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História da Matemática

Código: M2021     Sigla: M2021     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 3 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
3
L:M 55 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:Q 4 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria do Rosário Machado Lema Sinde Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,43
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,429
Maria do Rosário Machado Lema Sinde Pinto 3,429

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da matemática, assim como a evolução de algumas das ideias e métodos basilares desta disciplina.

Aquisição de espírito crítico relativamente ao desenvolvimento histórico da matemática, assim como de alguns dos seus aspectos epistemológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A matemática do antigo Egipto e da antiga Mesopotâmia. A escola Jónica e os teoremas atribuídos a Tales de Mileto; a escola Pitagórica e a aritmética dos números figurados; o começo da teoria das proporções; o processo de subtração recíproca e a determinação do máximo divisor comum de dois números; a descoberta de grandezas incomensuráveis; a geometria das áreas e quadraturas; a escola de Elea e os argumentos de Zenão de Elea contra a pluralidade e contra o movimento; as provas por redução ao absurdo; a estruturação axiomática da matemática; as tentativas para trissectar o ângulo, quadrar o círculo e duplicar o cubo. Os Elementos de Euclides. A obra de Arquimedes; a obra de Apolónio de Pérgamp; a Aritmética de Diofanto. Os começos da trigonometria. A álgebra dos árabes: as equações quadráticas nos tratados de al-Khwarizmi e de Abu Kamil; as equações cúbicas no tratado de Omar Khayam. A matemática na Europa medieval e renascentista. Os precursores do Càlculo Intinitesimal.

Bibliografia Obrigatória

Maria Fernanda Estrada; História da matemática. ISBN: 972-674-315-X
Victor J. Katz; A history of mathematics. ISBN: 0-673-38039-4 (Existe tradução para português)
Carl B. Boyer; História da matemática

Bibliografia Complementar

Euclid; The thirteen books of the Elements. ISBN: 0-486-60088-2 (Vol. 1)
C. H. Edwards, Jr; The historical development of the calculus. ISBN: 0-387-90436-0
John, ed. lit. Fauvel; The history of mathematics. ISBN: 0-333-42791-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 71,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho escrito 35,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Haverá dois testes facultativos de 90 minutos e 7,5 valores cada que permitem dispensar de exame. O exame final consitirá de uma prova de 3 horas de 15 valores , consistindo de duas partes, sendo as duas primeiras correspondentes aos testes e onde os alunos poderâo optar por fazer ou usar as classificações obtidas nos testes.

A prova do exame de recurso será feita nos mesmos moldes que a da época normal.

Haverá a elaboração de um trabalho de grupo escrito para 3 valores e a apresentação individual desse trabalho, para 2 valores. 

Nota Final = Exame+Apresentação+Trabalho Escrito

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame para 15 valores e possível resubmssão do trabalho escrito.

Melhoria de classificação

Exame para 15 valores e possível resubmssão do trabalho escrito.
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