Laboratório de Física III
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:F |
37 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
6 |
44 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Desenvolver o domínio de técnicas e ferramentas experimentais de física moderna e de engenharia, pela prática laboratorial, envolvendo a realização de experiências, a análise de dados, e a interpretação crítica dos resultados.
Em particular, pretende-se:
- Expandir as competências de manuseamento de equipamento de medida laboratorial de precisão (lock-in, LCR meter, sensores de Hall, Contador Geiger, etc.);
- Introduzir técnicas de medida e de análise de processos radioativos;
- Introduzir técnicas de medida ótica de precisão, em particular interferometria e espectroscopia;
- Introduzir métodos avançados de medidas de propriedades físicas da matéria condensada a temperaturas criogénicas;
- Praticar a aquisição automática de dados.
Adicionalmente, atendendo a um conjunto de tópicos abordados nesta unidade curricular, desde logo a determinação da velocidade da luz e da constante de Planck, pretende-se também sensibilizar os estudantes para grandes questões em aberto no contexto das teorias físicas atuais.
Resultados de aprendizagem e competências
- Domínio de técnicas de medida avançadas e utilização de ferramentas de física e engenharia;
- Aplicação dos conhecimentos de matemática, ciências e engenharia em ambiente laboratorial;
- Aprofundar as competências de comunicação em ciência (relatório e discussão oral);
- Desenvolvimento de competências de trabalho em equipa;
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Estabelecidos no programa curricular do curso
Programa
A Unidade Curricular Laboratório de Física III propõe a realização de um conjunto de experiências nos domínios da, i) Física Atómica e do Núcleo, ii) Física do Estado Sólido e da Matéria Condensada, iii) Ótica.
As experiências introduzem a aplicação de técnicas de medida de precisão, assim como de técnicas de caracterização de propriedades óticas e elétricas de materiais.
Introduz-se a utilização de instrumentos e técnicas laboratoriais específicas, como interferómetros óticos, espectrómetro ótico, medidor LCR, efeito Hall, goniómetros, deteção síncrona e deteção heteródina.
Procura-se também sensibilizar os estudantes para a correta utilização da aquisição automática de dados e seu processamento.
São também exploradas técnicas avançadas de tratamento e análise de dados, tais como:
- avaliação/calibração do nível base de medida
- determinação da estatística de dados experimentais
- médias boxcar
- determinação de parâmetros característicos de curvas experimentais
Em duas das experiências do programa são determinadas as constantes físicas fundamentais velocidade da luz e constante de Planck.
São propostas dez experiências distribuídas da forma seguinte:
Física Atómica e Nuclear
- Estudo de Processos com Decaimento Radioativo
- Emissão LED, Quantum de Luz e Efeito Fotoelétrico
Física da Matéria Condensada
- Identificação de Metal e de Semicondutor a partir do Comportamento Térmico.
- Estudo do Efeito de Hall e Caracterização de Semicondutores
- Medida da Magnetização com um Magnetómetro de Amostra Vibrante
- Estudo da Supercondutividade (caracterização de um supercondutor utilizando técnicas criogénicas e a técnica dos quatro contactos)
Mecânica
Caracterização de Materiais Através de Ultrassons
Ótica
- Estudo de Fenómenos de Interferência Ótica e Aplicações
- Espectroscopia e Fluorescência
Bibliografia Obrigatória
Departamento de Física e Astronomia; Protocolos os trabalhos experimentais de Laboratório de Física III
Colin J. Smithells; Metals Reference Book. ISBN: 0-408-70627-9
Berendsen Herman J. C.; A Student Guide to Data and Error Analysis. ISBN: 9780521134927
Taylor John R; An Introduction to Error Analysis. ISBN: 0-935702-75-X
John Wulff; The Structure and Properties of Materials. ISBN: 0-471-61265-0
Bibliografia Complementar
Semyon G. Rabinovich; Measurement Errors and Uncertainties. ISBN: 0-387-98835-1
Barry N. Taylor and Chris E. Kuyatt; Guidelines for Evaluating and Expressing the Uncertainty of NIST Measurement Result
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O modelo geral de funcionamento da unidade curricular tem por base as componentes seguintes:
- As aulas têm a duração de quatro horas;
- Os estudantes trabalham em grupos de dois;
- O semestre contempla um total de doze aulas em laboratório com a distribuição, i) uma aula para apresentação dos trabalhos, ii) dez aulas para realização de trabalhos práticos, ii) uma aula para avaliação presencial;
Software
Um conjunto vasto de progamas possibilitam o tratamento dos dados experimentais (Excel, Phyton, ...)
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Física aplicada > Física experimental
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
30,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
58,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Frequência das aulas |
44,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência à Unidade Curricular, o aluno deverá preencher os requisitos seguintes:
- Preparar antecipadamente os trabalhos a realizar num mínimo de dois terços das atividades laboratoriais previstas;
- Entregar dois relatórios de atividades laboratoriais;
Fórmula de cálculo da classificação final
Para o cálculo da classificação final serão tidos em consideração os seguintes elementos de avaliação e respetivas ponderações:
- Relatórios (dois, primeiro relatório com peso de 40%, o segundo de 60%): 35%
- Avaliação presencial (discussão dos relatórios elaborados pelo estudante): 30%
No caderno de registo o estudante deverá registar sequencialmente toda a informação relevante de todo o trabalho desenvolvido nesta Unidade Curricular, seja durante a aula, seja durante o tempo de trabalho fora das aulas presenciais, nomeadamente a preparação da atividade experimental, o registo de dados obtidos, todas as observações efetuadas e análise dos resultados e respetivas conclusões.
A avaliação do livro de registo do estudante considera duas vertentes:
- Preparação do trabalho laboratorial a realizar (o que vai fazer? qual o fundamento? quais os princípios, montagens e equipamentos?);
- Tratamento e análise crítica dos resultados das sessões laboratoriais;
Os relatórios científicos a elaborar serão indicados pelos docentes.
A prova presencial será realizada na semana final de aulas, a qual consiste na discussão dos relatórios elaborados pelo estudante.
Provas e trabalhos especiais
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Trabalho de estágio/projeto
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Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como todas as componentes de avaliação exigem a realização de trabalho laboratorial recomenda-se a todos os alunos nesta situação que contactem com o docente de forma a possibilitar a realização da componente prática num horário flexível, utilizando o tempo de atendimento.
Melhoria de classificação
Dado o caráter experimental da unidade curricular, apenas se poderá fazer a melhoria da nota final no ano letivo seguinte, nos termos da alínea b do número 2 do artigo 12º do “Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes” da FCUP, através de nova frequência à Unidade Curricular.
Esta inscrição é feita no início do ano letivo e contabilizada no máximo de créditos em que o estudante se pode inscrever.
Observações
O júri da unidade curricular é constituído por:
José Luís Campos de Oliveira Santos
Maria Manuwla de Romero e Silva Alves Lopes dos Santos
Maria de Fátima Gonçalves da Mota
Manuel António Salgueiro da Silva
João Oliveira Ventura