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Métodos Estatísticos

Código: M2015     Sigla: M2015     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
L:G 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 48 162
L:Q 37 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 48 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Célia Sofia Mota da Cunha Moreira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,71
Teorico-Prática: 1,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,714
Célia Sofia Mota da Cunha Moreira 0,00
Teorico-Prática Totais 1 1,714
Célia Sofia Mota da Cunha Moreira 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Mostrar como o raciocínio estatístico é usado na investigação nas áreas das ciências e habilitar os estudantes a realizarem análises estatísticas simples e a interpretarem os resultados. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.


Resultados de aprendizagem e competências

1. Ser capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas para organizar e sumariar um conjunto de dados, e ser capaz de efetuar uma análise de dados básica com recurso ao software R.

2. Dominar os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades e saber calcular probabilidades associadas aos fenómenos em estudo.

3. Ser capaz de caracterizar variáveis aleatórias e as distribuições de probabilidade correspondentes. Compreender as características e saber aplicar as distribuições binomial e normal na modelação de diversos processos.

4. Saber inferir sobre as características de uma população com base numa amostra, aplicando técnicas de estimação pontual e intervalar.

5. Compreender os procedimentos gerais e saber selecionar, aplicar e interpretar testes de hipóteses.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.

2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados:  sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão) com recurso ao R. 

3. Probabilidade: conceitos e propriedades elementares, probabilidade condicional e independência.

4. Variáveis aleatórias: os casos discreto e contínuo, distribuição, média e variância, distribuições binomial e normal e avaliação da normalidade.

5. Distribuições por amostragem e teorema do limite central.

6. Inferência estatística: intervalos de confiança (média, proporção, diferença de médias, diferença de proporções), testes de hipóteses: t, qui-quadrado, ANOVA a 1 fator.

Bibliografia Obrigatória

Samuels Myra L.; Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0
Wild Christopher J.; Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3

Bibliografia Complementar

Natália Cordeiro; Introdução à estatística. ISBN: 972-757-276-6
Douglas C. Montgomery; Applied statistics and probability for engineers. ISBN: 0-471-17027-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios nas aulas teórico-práticas


Todo o material de apoio é disponibilizado na página da uc no MoodleUP.

Software

R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão estar presentes num dos 2 testes que constituem a avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Na época normal a classificação será a soma das classificações obtidas em 2 testes: 

Teste 1: terá a cotação de 8 valores e terá lugar durante o período de aulas, em data a combinar com os estudantes. 

Teste 2: terá a cotação de 12 valores e terá lugar num dos dias previstos para finalização da avaliação distribuída. 




2. Na época de recurso a classificação será a obtida num exame com a cotação de 20 valores. 
O exame será dividido em duas partes, permitindo aos estudantes que ainda não tenham obtido aprovação à UC (e apenas a estes) substituir qualquer uma das duas partes pela cotação eventualmente obtida no teste correspondente. 



Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por estatuto especial estejam dispensados da avaliação distribuída terão um exame nas condições descritas para a época de recurso.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá ser feita na época de recurso. Neste caso o estudante terá de realizar ambas as partes do exame.
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