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Eletromagnetismo I

Código: FIS1014     Sigla: FIS1014

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=865
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 2 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 54 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 54 162
3
L:EF 122 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 1 - 6 54 162
L:F 89 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 54 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 54 162
3
L:M 7 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 54 162
3
L:MA 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 54 162
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Susana Santana Carmelo Rosa Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,14
Teorico-Prática: 1,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 2 4,286
Carla Susana Santana Carmelo Rosa 2,143
Teorico-Prática Totais 6 10,284
Ariel Ricardo Negrão da Silva Guerreiro 3,427
João José de Faria Graça Afonso Lima 1,714
Augusto da Silveira Rodrigues 3,429
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-02-09.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Obter formação de base em Eletromagnetismo. 

  • Derivar e apresentar as leis e métodos do Eletromagnetismo numa perspetiva fenomenológica. 

  • Estabelecer ligações e paralelismos entre o Eletromagnetismo e a Mecânica usando conceitos como força e energia. 

  • Evidenciar a importância do conceito de campo na formulação das leis do Eletromagnetismo e enquanto entidade mediadora das interações físicas. 

  • Aplicar, no contexto do eletromagnetismo, conceitos e métodos da Análise Vectorial e do Cálculo Integral no espaço. 

  • Apresentar e descrever aplicações relevantes do Eletromagnetismo em ciência e tecnologia.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes demonstrarão a capacidade de resolver situações físicas e problemas básicos envolvendo questões de eletrostática e magnetostática, e a capacidade de estabelecer ligações a situações experimentais simples.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Serão importantes conceitos e técnicas matemáticas adquiridas em Análise Real  I (sucessões, séries de Taylor, limites e continuidade, cálculo diferencial e integral). 

A unidade curricular utiliza conceitos matemáticos trabalhados em Análise II. As duas UCs, funcionando em paralelo, permitem ilustrar/demonstrar  a aplicação de técnicas matemáticas (cálculo diferencial vectorial) e proporcionam uma melhor compreensão dos pressupostos físicos e matemáticos (campos vectoriais, teoremas da divergência/Lei de Gauss, teorema de Stokes/Lei de Ampère).

Programa


  1. Conceitos fundamentais


    1. Cargas; quantificação; densidade de carga

    2. Corrente; densidade de corrente

    3. Campo elétrico e magnético

    4. Força de Lorentz

    5. Unidades e dimensões


  2. Eletrostática no vácuo.


    1. Cargas e Força de Coulomb

    2. Princípio de Sobreposição

    3. Campo elétrico e linhas de campo elétrico

    4. Lei de Gauss


  3. Energia em Eletrostática


    1. Potencial, superfícies equipotenciais e linhas de campo

    2. Campo conservativo e energia eletrostática

    3. Potencial eletrostático: o operador gradiente


  4. Eletrostática em meios materiais


    1. Materiais Condutores

    2. Materiais dielétricos e polarização

    3. Forma integral da lei de Gauss com dielétricos


  5. Circuitos elétricos


    1. Corrente elétrica, densidade de corrente. Definição SI de Ampère.

    2. Resistividade, Resistência elétrica e Lei de Ohm.

    3. Energia elétrica em circuitos e Lei de Joule.

    4. Noções de circuitos elétricos (Fontes, Circuito Resistivo. Circuito RC)


  6. Magnetostática


    1. Campo de Indução Magnética e lei de Biot-Savart

    2. Momento magnético e dipolo magnético.

    3. Lei de Ampère

    4. Indução Magnética e lei de Faraday

    5. Leis de Maxwell


Bibliografia Obrigatória

Samuel J. Ling, Jeff Sanny, William Moebs; University Physics Volume 2, OpenStax , 2016 (livro acessível via Moodle > Perusal)

Bibliografia Complementar

R. P. Feynman, R. B. Leighton, M. Sands; The Feynmam Lectures on Physics, Addison-Wesley, 1964
P. A. Tipler; Physics for scientists and engineers, Worth Publishers, 1991

Observações Bibliográficas

A bibliografia obrigatória identifica as referências principais de suporte aos conteúdos programáticos. 

A bibliografia complementar inclui títulos alternativos, com abordagens um pouco diferentes da bibliografia complementar. Naturalmente, destacam-se as Lectures on Physics de R.Feynman, em particular pela discussão e pelo enquadramento contextual e matemático utilizados.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  •  Leituras obrigatórias semanais, comentadas a partir do sistema Perusall.

  • Aulas teóricas com discussão orientada e apoiada em exemplos para clarificação do trabalho de leitura.

  • Aulas teórico-práticas compreendendo: resolução demonstrativa de problemas chave pelo professor; trabalho de grupo em torno de  fichas de atividades; resposta a  questionários individiuais (quizes)

Palavras Chave

Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Fatores para obtenção de frequência:
Frequência das aulas TP de acordo com regras gerais FCUP.

Dispensa de Frequência
Podem ser dispensados de frequência

  • Estudantes que tenham obtido frequência à UC em anos letivos anteriores e que tenham sido avaliados
  • Estudantes trabalhadores

O pedido de dispensa tem de ser formalizado via Moodle, em questionário próprio.
Os estudantes dispensados devem fazer a inscrição na Turma de Dispensa. 
Os estudantes dispensados de frequência só têm acesso à modalidade B de avaliação (avaliação por exame)

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação tem duas modalidades: 

A:  Avaliação contínua com exame final.
B:  Avaliação por exame final

Notas importantes:

• Só têm acesso à modalidade B os estudantes que possam ser dispensados de frequência.
• Estudantes com Dispensa às TPs que tenham concluído avaliação contínua em 2022/2023 (quizzes e perusal) terão que escolher no início do semestre a modalidade de avaliação pretendida – a ausência de escolha implica a adopção do modelo B. Este inquérito será lançado no Moodle após 16/2 (data coincidente com o fecho dos pedidos de Dispensa às TPs).


Avaliação A
Considera as componentes:
  • Q [0-100]:  Pontuação de 6 de 8 quizes realizados em aula TP;
  • E [0-100]:  Exame Final (Normal ou recurso) 
  • PS [0-2]:    Pontuação Automática do Perusall  

Nota ponderada (NP)
NP [0-20] = ( 30% Q+70% E) x 0,2

Nota Final (NF)
P   = PS*(20-NP)/20 
NF = NP + P

Ressalva - Nota Mínima de Exame: 
Existe uma classificação mínima de 35% na componente exame.
Caso a classificação de exame seja inferior  ao mínimo,  a NF é majorada por 9 valores, de acordo com:
NF = Mínimo(9, NP+P), se E<35%

Avaliação B
Considera as componentes:

  • E [0-100]: Exame Final
  • PS [0-2]:   Pontuação Automática do Perusall

Nota Ponderada
NP = E*0,2

Nota Final
P   = PS*(20-NP)/20
NF = NP + P

Provas e trabalhos especiais

não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não se aplica

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ser realizada mediante exame (Época de Recurso, Especial).

Para melhoria aplica-se apenas a modalidade de avaliação B.

Observações

O Júri da unidade curricular inclui os docentes:
- Carla Carmelo Rosa
- Augusto Rodrigues
- Ariel Guerreiro
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