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Comunicação em Ciência

Código: DP/CTT1001     Sigla: DP/CTT1001

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal /Competências Transversais/ Transferíveis

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=462
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 3 24 81
L:CC 5 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 3 24 81
3
L:EF 61 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 1 - 3 24 81
L:F 55 Plano de Estudos Oficial 1 - 3 24 81
L:G 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 3 24 81
3
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 24 81
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 3 24 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Susana Santana Carmelo Rosa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,64
Práticas Laboratoriais: 1,07
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,643
Carla Susana Santana Carmelo Rosa 0,643
Práticas Laboratoriais Totais 5 5,355
Catarina Gasparinho Godinho Lobo 2,142
Augusto da Silveira Rodrigues 1,071
Bárbara Maria Teixeira Basto Soares 1,071
Carla Susana Santana Carmelo Rosa 1,071

Língua de trabalho

Português

Objetivos




A UC sensibiliza os estudantes para a importância do desenvolvimento de competências pessoais em Comunicação em Ciência e trabalha, em particular, a elaboração de relatórios científicos, a preparação e execução de comunicações orais, e a elaboração de artigos científicos.


São objectivos:



  • Enfatizar a importância de uma comunicação eficaz;

  • divulgar recursos e ferramentas para melhoria da capacidade pessoal de expressão escrita e oral.

  • conhecer a estrutura dos documentos científicos, e em particular trabalhar os documentos relatório e artigo científicos.

  • aprendizagem do processo associado à produção e divulgação de resultados científicos: submissão de trabalhos, revisão (peer-review), comunicação em poster e em oral.




Resultados de aprendizagem e competências

As competências adquiridas terão utilização imediata nas UCs do curso e no futuro profissional dos estudantes. Em particular: 










  • técnicas para melhoria da expressão oral e corporal em público;

  • técnicas e recursos para melhoria da expressão escrita;

  • utilização de ferramentas de pesquisa bibliográfica, edição de texto, composição de gráficos e outros elementos de apoio à comunicação;

  • representação numérica e gráfica de dados experimentais;

  • capacidade de resumir a comunicação de um artigo num sumário curto (abstract);

  • organização e produção de comunicações orais e material de apoio multimedia;

  • cumprimento rigoroso de prazos de submissão.









Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. A comunicação em ciência

    • fases do processo científico

    • a circulação de informação em ciência (logbook, dados, relatório, conferência, proceedings, artigo/patente, )

    • a estrutura de documentos científicos: relatório, artigo, tese

    • técnicas e recursos para melhoria da expressão escrita.

    • ferramentas de apoio à escrita científica





      • edição de texto científico

      • pesquisa e gestão de referências bibliográficas



  2. Elementos de suporte à comunicação em ciência


    • produção de esquemas e sua importância

    • representação de medidas/ dados


      • Medida e Barras de erro (Erros aleatórios e sistemáticos)

      • Médias e desvio padrão

      • Representação numérica 


    • o papel de gráficos e ajustes.


      • ferramentas para tratamento de dados experimentais

      • medida e erros experimentais



  3. A comunicação científica oral

    • poster

    • apresentações orais

      • Análise de tipos de apresentações orais, audiências e estilo pessoal dos oradores com ênfase nos objetivos, linguagem, estrutura e meios;

      • Técnicas de preparação e estrutura de apresentações;

      • Técnicas de exposição.

      • Projeção de informação imagem/vídeo complementar (ferramentas, do’s and don’ts do powerpoint,...)



    • técnicas para melhoria da expressão oral e corporal em público



  4. Outros documentos relevantes

    • memorando

    • curriculum vitae

    • cartas de motivação



Bibliografia Obrigatória

Garr Reynolds; Presentation Zen, https://www.presentationzen.com/
Strunk Junior William; The elements of style. ISBN: 978-0-14-311272-3
Luis Adriano Oliveira; Escrita Científica: da folha em braco ao texto final, lidel edições técnicas, 2018. ISBN: 9789897523403
Tobias Oetiker; Uma não tão pequena introdução ao LATEX 2ε, http://mirrors.ctan.org/info/lshort/portuguese/pt-lshort.pdf (traduzido para português)

Bibliografia Complementar

Zinsser William Knowlton; On writing well. ISBN: 9780060891541
Lagendijk Ad; Survival guide for scientists. ISBN: 978-90-5356-512-4
Berendsen Herman J. C.; A student.s guide to data and error analysis. ISBN: 9780521134927
Taylor John R; An introduction to error analysis. ISBN: 0-935702-75-X (medida e tratamento de erros)
Bureau International de Poids et Mesure; The International System of Units (SI), https://www.bipm.org/en/measurement-units
Sarah Jacobsson Purewal (PC World (US online)); Top 10 world's worst PowerPoint presentations, https://www.arnnet.com.au/slideshow/366369/world-worst-powerpoint-presentations/

Observações Bibliográficas

Informação adicional é disponibilizada na página Moodle da unidade curricular.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular é composta de aulas teórico-práticas, e aulas práticas em laboratório computacional.

Aulas Teórico-Práticas(TP): 
Exposição e discussão colectiva dos temas em análise, e de exemplos práticos, fomentando em permanência a participação dos estudantes na discussão dos exemplos de comunicação em análise.

Práticas Laboratoriais (PL):
os estudantes têm acesso às ferramentas apresentadas no curso; são realizadas tarefas específicas para desenvolvimento das competências alvo para a produção de documentos científicos. As PL iniciam-se desfasadas das TP para que os estudantes tenham uma rápida curva de aprendizagem de utilização das ferramentas de produção de texto, bibliográficas e gráficas previamente apresentadas nas TPs.

Software

Latex
JabRef
SciDAViS
BibTeX
Python
LyX
Inkscape
Mendeley Desktop
Jupyter notebook
TexStudio

Palavras Chave

Ciências Naturais
Ciências Físicas
Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho escrito 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência é garantida pelo cumprimento cumulativo de:

  1. assiduidade, de acordo com o Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes; 
  2. ser formalmente identificado como autor em mini-artigo científico submetido por um grupo de estudantes, respeitando o prazo de submissão, e em conformidade com requisitos formais da UC; 
Estudantes que já tenham frequentado a UC em anos anteriores podem solicitar dispensa das aulas TPs, mas não estão dispensados da realização das tarefas propostas via plataforma Moodle.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final para alunos que obtenham frequência
A - Classificação do mini-artigo, submetido em grupo (0 a 10)
B - Classificação apresentação oral (0 a 6)
C - Classificação de documentos resultantes das práticas (0 a 4)

A nota final (NF) resulta da soma das 3 componentes:
NF=A+B+C

(escala 0-20 valores)

Provas e trabalhos especiais


A avaliação contém componentes de trabalho individual e componentes de trabalho de grupo. A componente individual avalia a aprendizagem das ferramentas de trabalho propostas. O trabalho de grupo centra-se na comunicação de um tema, nos formatos artigo científico e apresentação oral:



  1. avaliação de mini-artigo, preparado em grupo;

  2. avaliação da respectiva comunicação oral, em sessão pública - apresentação e discussão.

  3. entrega e avaliação por pares de tarefas nas aulas práticas 


Os grupos de trabalho, até 3 estudantes, serão formados na primeira aula prática.

Para a escolha do tema do mini-artigo/oral, será divulgada uma lista de mini-projectos e/ou artigos científicos aberta a sugestões dos estudantes (validadas pelos docentes). Cada tema não pode ser escolhidos por mais de 3 grupos.

As datas-limite, quer de escolha do tópico, quer de submissão do artigo resumido, serão fixadas no início do semestre no Moodle.


 


Avaliação especial (TE, DA, ...)

não se aplica

Melhoria de classificação

A única componente passível de melhoria de classificação é o mini-artigo. A melhoria é realizada de acordo com calendário próprio, após entrega pelos docentes da revisão comentada do trabalho aos estudantes.

Observações





Júri da UC: 



  • Carla Carmelo Rosa  (ccrosa_at_fc.up.pt)

  • Catarina Lobo (clobo_at_fc.up.pt)





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