Código: | Q3022 | Sigla: | Q3022 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Não |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:BQ | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
Nas aulas teóricas pretende-se explicar aos alunos a importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Nas aulas teórico-práticas / práticas são feitas algumas demonstrações sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos
Reconhecimento da importância dos principais tipos de sensores químicos e bioquímicos e os princípios subjacentes ao seu funcionamento Noções sobre a construção e funcionamento de sensores químicos e bioquímicos em amostras reais
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes tipos de sensores químicos e bioquímicos usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas determinações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de funcionamento dos sensores, em particular dos aspetos que lhes conferem especificidade.
Capítulo 1 – Introdução
Apresentação geral do conceito de sensor
Capítulo 2 – Elementos de reconhecimento (sensores?)
Apresentação de sensores para analitos particulares
Capítulo 3 – Factores de desempenho
Selectividade, sensibilidade, repetibilidade, zona de aplicação, zona de linearidade , tempo de vida, etc.
Capítulo 4 – Sensores electroquímicos e biossensores
Aplicação da electroquímica em sensores e biossensores
Capítulo 5 – Sensores ópticos
Capítulo 6 – Sensores de massa e sensores térmicos
Capítulo 7 – Aplicações específicas
As aulas teóricas são acompanhadas pela projecção de diapositivos(cópias destes diapositivos são disponibilizadas na Web).
Nas as aulas teórico-práticas / práticas os alunos observam a forma de funcionamento de alguns sensores simples e analisam um artigo científico relativo à construção de um determinado sensor, que posteriormente explicam sob a forma de uma apresentação oral.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Exame | 50,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência do número do aulas teorico-práticas e práticas mínimo legalmente instituído (75%)
Nota final = 50% Exame final + 50% Desempenho nas aulas teórico-práticas e práticas
A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2. do cálculo da avaliação final e seguir o processo de avaliação aí descrito.
A melhoria da classificação pode ser obtida através da realização de exame final com esse propósito.
Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.