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Estratigrafia e Paleontologia

Código: GEOL2002     Sigla: GEOL2002     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fcup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=336750
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 12 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
L:CC 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 48 162
3
L:F 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:G 29 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 48 162
L:M 9 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 48 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Unidade curricular que trata de dois temas essenciais, a Estratigrafia e a Paleontologia divididos em sub-temas. Pela aplicação dos princípios fundamentais da Estratigrafia e das metodologias clássicas de correlação bem como de outras mais recentes como a análise de fácies, a análise tectonossedimentar e a análise sequencial, e pela caracterização física, química e biológica dos ambientes, processos e produtos sedimentares, enquadrados no contexto geológico e temporal em que ocorrem, objectiva-se o conhecimento e a compreensão de modelos causa/efeito tendo como permuta principal o processo/produto geológico integrado na análise espacial e temporal de bacias sedimentares e respectivas relações com a geodinâmica ao longo dos tempos geológicos
Na Paleontologia Geral pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos da Paleontologia, nomeadamente sobre as aplicações desta disciplina, métodos e técnicas de investigação, relações com a Estratigrafia e Geohistória, assim como sobre a Sistemática Paleontológica. Os outros sub-temas dizem respeito à Paleozoologia e Paleobotânica e Evolução da Vida na Terra e tem por objectivo fornecer conhecimentos que permitam a identificação dos fósseis mais importantes no estudo da Estratigrafia salientando a sua importância no estabelecimento de biozonas, correlações estratigráficas, interpretação dos ambientes sedimentares, conhecimento da evolução da vida e sua relação com a história da Terra.

Resultados de aprendizagem e competências

O desenvolvimento da unidade curricular visa o desenvolvimentos das seguintes competências no aluno:

- aquisição de um vocabulário técnico relacionado com a Estratigrafia e Paleontologia;

- aquisição de conceitos relacionados com a Estratigrafia e Paleontologia;

- saber identificar fósseis e quais as utilidades da Paleontologia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ESTRATIGRAFIA.Síntese sobre a evolução histórica do pensamento estratigráfico.O tempo em Estratigrafia.Conceitos básicos e princípios fundamentais
METODOLOGIAS ESTRATIGRÁFICAS.Métodos tradicionais. Códigos estratigráficos e unidades estratigráficas.Introdução. Litoestratigrafia.Unidades litodémicas. Bioestratigrafia.Cronoestratigrafia. Geocronologia.Magnetoestratigrafia.Outras unidades estratigráficas. Quadro Estratigráfico Global. Correlação estratigráfica. Base litológica. Base cronoestratigráfica. Base geocronológica. Base cicloestratigráfica.Introdução aos métodos paleoclimáticos:o registo dos climas nos sedimentos.Métodos dinâmicos. Análise de fácies. Modelo conceptual processo/produto sedimentar. Registo sedimentológico e estrutura sedimentar. Associações e sequências de fácies sedimentares. Análise tectonossedimentar e análise sequencial. ELEMENTOS SOBRE ANÁLISE DAS BACIAS SEDIMENTARES.Introdução.Bacias associadas a distensão litosférica.Riftes.Aulacógenos. Margens passives. Depressões intracratónicas.Bacias associadas a processos flexurais com margens convergentes.Bacias associadas à colisão continental.Tipo 'strike-slip'.Tipo 'pull-apart'.Tipo 'foreland'
SISTEMAS DEPOSICIONAIS, PREENCHIMENTO E REGISTO SEDIMENTAR E ESTRATIGRÁFICO.Ambientes continentais.Sistemas fluviais.Sub-sistema meandriforme. Sub-sistema entrançado.Cones aluviais.Sistemas eólicos. Sistemas lacustres. Sistemas glaciares.Ambientes costeiros.Evaporíticos.Deltas. Estuários.Ambientes litorais. Introdução ao regime hidráulico. Praias. Ilhas-barreira. Planícies tidais.Plataformas siliciclásticas.Sistemas carbonatados. Introdução. Plataformas carbonatadas. Tipo plataforma-lacuna. Tipo rampa ou plataforma aberta.O registo geológico das plataformas carbonatadas. Recifes e construções recitais. Taludes carbonatados.Sistemas clásticos profundos (turbiditos s.l.). Sistemas pelágicos. PALEONTOLOGIA GERAL. Noção de fóssil, objecto e objectivos da Paleontologia. Aplicações da Paleontologia. Métodos e técnicas de investigação.
História da Paleontologia.Fossilização, tafonomia e biostratonomia.Morfologia, Química e Geometria da fossilização. Jazidas fossilíferas célebres. Relações Paleontologia-Estratigrafia-Geohistória. Fósseis de fácies e fósseis de idade.Sistemática Paleontológica. Classificações naturais e artificiais. Hierarquia taxonómica. Regras de nomenclatura.

 Noções sobre o desenvolvimento embrionário PALEOZOOLOGIA.Estudo morfológico, sistemático até ao género de fósseis animais que interessam ao conhecimento da Estratigrafia do território português. Estudo simultâneo da repartição geográfica e estratigráfica.Filo dos Estomocordados.Classe dos Graptólitos.Tendências evolutivas.Paleoecologia.Técnicas de estudo. Filo dos Artrópodes.Classe das Trilobites. Tendências evolutivas.Paleoecologia. Icnofósseis relacionados com trilobites. Filo dos Braquiópodes. Tendências evolutivas e filogenia.Paleoecologia.Génese de rochas sedimentares. Filo dos Moluscos.Classe dos Cefalópodes.Subclasses Nautiloidea e Ammonoidea e Belemnoidea. Tendências evolutivas. Paleoecologia. Classe Reptilia. Dinossauros. Evolução e classificação dos répteis. Ordem Saurischia, ordem Ornihtiscia. Evolução dos Dinossauros. Dinossauros no mundo. Jazidas portuguesas. PALEOBOTÂNICA
 Fósseis vegetais e sua sistemática. Referência às diferentes classificações.Estudo morfológico e sistemático.Tipo das Criptogâmicas Vasculares.Classe das Pteridófitas-Subclasses das Psilofitíneas, Licopodíneas e Articuladas.Frondes Filicóides.Tipo das Prefanerogâmicas. Classe das Pteridospermales, Classe das Cordaites. Tipo das Gimnospérmicas. Estudo da repartição estratigráfica. Províncias florísticas do Paleozóico. Floras fósseis do Paleozóico Português. ETAPAS NA EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA. Origem e evolução da vida. As grandes crises biológicas e extinções em massa. A vida no Precâmbrico. Da origem da vida às primeiras formas multicelulares de vida. A Fauna de Ediacara. A vida na Era Paleozóica. Explosão cambriana da vida. A fauna do Burgess. Aparecimento dos primeiros vertebrados. A conquista dos continentes. A vida na Era Mesozóica. A expansão dos répteis. A conquista do ambiente aéreo. A vida na Era Cenozóica. A radiação dos mamíferos. A origem do Homem. As grandes crises biológicas e extinções em massa. Eventos bióticos na transição Paleozóico-Mesozóico. Eventos bióticos no limite Cretácico-Cenozóico. As extinções no final do Câmbrico, Ordovicico, Devónico e Triásico. Causas das extinções.

Bibliografia Obrigatória

Moore Raymond C.; Invertebrate fossils
Babin Claude; Principes de paléontologie. ISBN: 2-200-21074-4
Ausich William I.; Life of the past. ISBN: 0-13-896069-0
Chadefaud M.; Traité de botanique systématique
Einsele Gerhard; Sedimentary basins. ISBN: 3-540-66193-X
Vera Torres Juan António; Estratigrafía. ISBN: 84-7207-074-3

Bibliografia Complementar

Doyle Peter 1960-; Understanding fossils. ISBN: 0-471-96351-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas a exposição dos temas, é efetuada em power-point, observação de exemplares fósseis, visionamento de alguns filmes de curta duração. É facultado aos alunos, no início do semestre, um dossier com os sumários das aulas teóricas, as cópias dos acetatos apresentados, alguns textos didácticos, cópia dos artigos científicos fundamentais, listas de referências bibliográficas referentes às várias matérias leccionadas e relatórios tipo a serem utilizados nas aulas práticas. As aulas práticas funcionam como um complemento na transmissão da matéria dada nas aulas teóricas.
Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de frequência nas aulas teórico-práticas. Para que o aluno obtenha aprovação deverá obter pelo menos 8 valores em cada uma das 4 componentes dos módulos (exame teórico de Estratigrafia, exame teórico de Paleontologia, exame prático de Estratigrafia e exame prático de Paleontologia)

Fórmula de cálculo da classificação final

Para um total de 20 valores, tendo em conta as condições de frequência:

Exame teórico - 14 valores

Exame prático - 6 valore

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