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Património Geológico

Código: GEOL3016     Sigla: GEOL3016

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fcup/disciplinas_GERAL.FormView?P_ANO_LECTIVO=2010/2011&P_CAD_CODIGO=G285&P_PERIODO=1S
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 3 24 81
L:CC 1 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 3 24 81
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 3 24 81
L:G 14 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 3 24 81
L:M 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 3 24 81
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 3 24 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Helena Macedo Couto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,71
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,71
Maria Helena Macedo Couto 1,71

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Reconhecer a importância do Património Geológico como recurso natural a preservar, valorizar e divulgar; Conhecer a legislação existente sobre planeamento e gestão do património geológico a nível nacional e internacional; Contactar com diferentes exemplos de geoconservação em Portugal

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem e competências (*)

O desenvolvimento da unidade curricular visa o desenvolvimentos das seguintes competências no aluno:

- aquisição de um vocabulário técnico relacionado com o Património Geológico;

- consciencialização da importância de preservar, valorizar e divulgar Património Geológico;

- conhecimento de estratégias de geoconservação

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O Património Geológico como Recurso Natural Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. 2. Geoconservação: Conceito, objectivos e princípios 2.1. O que é a Geoconservação 2.2. Geodiversidade; Valores associados à Geodiversidade (intrínseco, cultural, estético, económico, funcional, científico e educativo) 2.3. Conceitos de Geomonumento, Geossítio, Geótopo e Local de Interesse Geológico 2.4. Vertentes do Património Geológico 2.5. Inventariação, valorização, preservação e divulgação do Património Geológico 2.5.1. Legislação 2.5.2. Implementação prática e estratégias de Geoconservação 3. SIGs e Património Geológico 4. Património Geológico e ordenamento do Território 5. Exemplos de Geoconservação 6. A Geoconservação em Portugal Aulas de campo Visita a locais em que foram, ou estão a ser aplicadas diferentes estratégias de Geoconservação, salientando-se além destas, a Importância preservação do património geológico (paleontológico, geomineiro, geomorfológico, entre outros) e os diferentes aspectos da geodiversidade.

Bibliografia Obrigatória

Gray, M. ; Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. , John Wiley and Sons, 2004
Brilha José; Património geológico e geoconservação. ISBN: 972857590-4
Couto Helena; Parque Paleozóico de Valongo. Preservar por quê e para quê?
Brilha J., Andrade C., Azerêdo A., Barriga F.J.A.S., Cachão M., Couto H., Cunha P.P., Crispim J.A., Dantas P., Duarte L.V., Freitas M.C., Granja M.H., Henriques M.H., Henriques P., Lopes L., Madeira J., Matos J.M.X., Noronha F., Pais J., Piçarra J., Ramalho M.; Definition of the Portuguese frameworks with international relevance as an input for the European geological heritage characterisation., Episodes. Vol. 28, No 3, 177-186, 2005
Galopim de Carvalho; Geomonumentos, Liga de Amigos de Conimbriga, Lisboa, 30p
Stanley , M.; Geodiversity strategies, 2001

Bibliografia Complementar

Sharples, C.; Concepts and Principles of Geoconservation. , Published electronically on the Tasmanian Parks & Wildlife Service Website (Version 3). , 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas  a exposição dos temas, de acordo com os conteúdos, é acompanhada pela apresentação em power point. As aulas de campo funcionam como um complemento na transmissão da matéria dada nas aulas teóricas e constituem um elemento fundamental para a aprendizagem. Durante o semestre serão realizadas aulas de campo relacionadas com os diferentes temas lecionados nas aulas teóricas.

Palavras Chave

Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 2,00
Total: 2,00

Obtenção de frequência

Segundo o Regulamento da UP. Obrigatoriedade de presença nas aulas teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação integra os elementos: Exame escrito incluindo matéria das aulas teóricas, práticas e aulas campo (2/3) Trabalho com apresentação oral (1/3). Para que o estudante obtenha aprovação não poderá ter uma nota inferior a 8.0 em cada uma das componentes da avaliação, numa escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho escrito com apresentação oral sobre um tema de Património Geológico à escolha do estudante.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo o Regulamento da UP

Melhoria de classificação

Segundo o Regulamento da UP

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