Teoria de Números e Criptografia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Poderá ser feito em inglês o esclarecimento de dúvidas de estudantes que não dominem o português.
Objetivos
Introduzir conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números e alguns dos seus aspetos computacionais. Dar algumas das suas aplicações criptográficas.Resultados de aprendizagem e competências
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve conhecer os conceitos e resultados básicos de Teoria dos Números, assim como alguns dos seus aspetos computacionais e algumas das suas aplicações criptográficas.Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Noções básicas de Álgebra Linear e de Programação
Programa
1 Divisibilidade
O algoritmo de divisão
Máximo Divisor Comum
Algoritmo (estendido) de Euclides
Números Primos e números compostos
Teorema Fundamental da Aritmética
2 Aritmética modular
Congruências
Aplicações básicas das congruências
Critérios de divisibilidade
Cálculo de restos
Deteção de erros em sistemas de identificação
Inversos modulares
Pequeno Teorema de Fermat
O anel dos inteiros módulo m
Teorema chinês dos restos
Teorema de Euler
Sistema Criptográfico RSA
Números de Mersenne e números de Fermat
3 Teoria dos Números Computacional
Exponenciação modular
Testes de primalidade
Teste de Fermat
Pseudo-primos fortes e testemunhas
Números de Carmichael
Algoritmos de fatorização
"Trial division"
Método de Fatorização de Fermat
Método p-1 de Pollard
O Sistema Criptográfico RSA (de novo)
Criação de uma chave RSA
Assinaturas digitais usando o RSA
4 Raízes primitivas e aplicações
Raízes primitivas
Existência de raízes primitivas
Critério de Korselt (para números de Carmichael)
Problema do logaritmo discreto
Aplicações
Protocolo de Diffie-Hellmann
Cifra de ElGamal
Protocolos de conhecimento nulo
5 Reciprocidade quadrática
Resíduos quadráticos e reciprocidade
Símbolo de Legendre
Lei da reciprocidade quadrática
Símbolo de Jacobi
Congruências quadráticas
Aplicações
Protocolo para “lançar a moeda ao ar”
Provas de conhecimento nulo
Um teste de primalidade
Bibliografia Obrigatória
Manuel Delgado e António Machiavelo; Teoria dos números - uma introdução com aplicações (Notas a disponibilizar na página da UC)
Bibliografia Complementar
William Stein; Elementary Number Theory: Primes, Congruences, and Secrets , Springer, 2009
Kenneth Ireland;
A classical introduction to modern number theory. ISBN: 0-387-90625-8
Alfred J. Menezes;
Handbook of applied cryptography. ISBN: 0-8493-8523-7
Victor Shoup;
A computational introduction to number theory and algebra. ISBN: 0-521-85154-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição da matéria e apresentação de exemplos pelo docente; resolução de exercícios pelos estudantes com apoio do docente.
Software
GAP (https://www.gap-system.org/)
Sage (https://www.sagemath.org/)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
114,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A única condição para obtenção de frequência é a inscrição na unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nas aulas teórico-práticas serão realizados quatro conjuntos de exercícios, em datas a anunciar.
Os primeiros três conjuntos de exercícios têm a cotação de 3 valores cada e contribuem para a classificação os dois mais bem classificados.
O quarto conjunto de exercícios tem a cotação de 5 valores.
As classificações obtidas nos exercícios podem ser usadas no exame, nos termos descritos abaixo.
A aprovação à unidade curricular é obtida no exame final.
O exame final terá partes.
A primeira corresponde aos primeiros conjuntos de exercícios e é cotada para 6 valores.
A segunda corresponde ao quarto conjunto de exercícios e é cotada para 5 valores.
O estudante poderá optar por não resolver uma ou ambas dessas partes do exame, ficando atribuída a cada parte não resolvida a classificação obtida pelo estudante no teste correspondente.
A terceira parte do exame tem a cotação de 9 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer avaliação especial é feita sob a forma de exame.
Melhoria de classificação
Melhoria de classificação pode ser tentada apenas através de exame.