Código: | Q4000 | Sigla: | Q4000 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Bioquímica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:BQ | 33 | Plano de Estudos do MBIOQ_2013-2014 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
O principal objectivo desta unidade curricular é fornecer uma completa e sólida formação nos princípios físicos e químicos que servem de suporte às técnicas cromatográficas, espectroscópicas, potenciométricas e voltamétricas. O segundo objectivo consiste na aprendizagem de uma grande variedade de técnicas que são de grande utilidade na análise química moderna (cromatografia, espectroscopia UV/Vis, fotoluminescência, dicroísmo circular, potenciometria e voltametria). Para além dos objectivos referidos, o estudante irá desenvolver capacidades necessárias à aplicação de ferramentas estatísticas para o tratamento de dados analíticos. Finalmente, o último objectivo é o de proporcionar as competências laboratoriais que irão dar ao estudante a confiança necessária para obter resultados analíticos de qualidade.
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objetivos de aprendizagem na medida em que o conhecimento da constituição e do modo de funcionamento das diferentes técnicas estudadas, que disciplinam o aparecimento de diferentes métodos de análise face às especificidades das espécies químicas, é facultado por todos os tópicos do programa.
Por sua vez, o conhecimento dos métodos de análise disponíveis para proceder à análise química permite que o estudante possa identificar as diferenças e as semelhanças desses métodos, bem como as estratégias adoptadas para dissimular as interferências de cada um deles. Nas aulas práticas laboratoriais serão desenvolvidas as competências técnicas fundamentais à execução de alguns dos métodos instrumentais estudados. Através da realização do Projeto de Videoaula, o estudante desenvolverá competências organizativas e colaborativas.
1. Cromatografia de biomoléculas
1.1. Princípios gerais da cromatografia
1.2. Cromatografia líquida de alta eficiência
1.3. Cromatografia de permuta iónica e exclusão molecular
1.4. Cromatografia de interacção hidrofóbica e afinidade
1.5. Cromatografia de fase inversa
1.6 Aplicações
2. Técnicas espectroscópicas de análise química
2.1. Espectroscopia de UV/Vis
2.2. Espectroscopia de fotoluminescência: (i) fluorescência e (ii) fosforescência
2.3. Espectroscopia de dicroísmo circular
2.4. Aplicações
3. Métodos electroquímicos de análise
3.1. Potenciometria
3.2. Cronoamperometria e cronocoulometria
3.3. Voltametria cíclica e técnicas voltamétricas de impulso
3.4. Aplicações
4. Aplicação de ferramentas estatísticas para o tratamento de dados analíticos
As aulas são teóricas, teorico-práticas e práticas laboratoriais. Nas aulas teóricas recorre-se a uma metodologia expositiva, suportada pelos meios audiovisuais disponíveis, para a apresentação dos diferentes temas. São apoiadas pela discussão de casos de estudo, assim como pelos videodesafios realizados por cada estudante individualmente.
Nas aulas teorico-práticas, começa-se por fazer uma breve exposição das diferentes ferramentas estatísticas para o tratamento de dados analíticos, seguindo-se a resolução de exercícios aplicados para cada um dos casos. Uma parte da aula será dedicada ao desenvolvimento do Projeto de Videoaula.
Nas aulas práticas laboratoriais executam-se trabalhos experimentais ilustrativos de algumas das técnicas analíticas desenvolvidas nas aulas teóricas, cujos resultados e conclusões são objecto de discussão oral e relatório escrito.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 9,00 |
Estudo autónomo | 75,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 9,00 |
Elaboração de projeto | 13,00 |
Total: | 162,00 |
Perde frequência quem faltar a mais do que 25% do número de aulas previstas (teórico-práticas e práticas).
Este regime não se aplica a estudantes com estatuto especial, previsto na Lei.
Classificação Final = (0,25 x Projeto de Videoaula) + (0,15 x Relatórios) + (0,10 x Participação individual) + (0,50 x Exame Final)
Para obter aprovação o estudante terá que satisfazer cumulativamente as duas condições:
i) Exame Final ≥ 9,0 valores (em 20)
ii) Classificação Final ≥ 9,5 valores (em 20)
No caso da condição i) não ser satisfeita, é dada possibilidade ao estudante de solicitar um exame oral, logo após o exame de recurso.