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Validação de Métodos Analíticos

Código: Q4043     Sigla: Q4043

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:MA3Q 2 Plano estudos a partir de 2018/19 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cosme Neves Resende de Moura Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,43
Teorico-Prática: 1,57
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,428
Cosme Neves Resende de Moura 0,00
Teorico-Prática Totais 1 1,571
Cosme Neves Resende de Moura 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo desta unidade é fornecer aos estudantes uma completa e sólida formação nos princípios teóricos e práticos que suportam o plano de validação de um método analítico na perspectiva do referencial normativo EN 1911:2010. É dado particular destaque ao enquadramento das metodologias de validação dos métodos analíticos em laboratórios acreditados e à discussão dos requisitos de validação de métodos de análise instrumental, nomeadamente na execução e implementação de métodos de análise de rotina baseados nas técnicas potenciométricas, espectroscópicas e cromatográficas.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos de aprendizagem são:

1 Apreender o conceito sobre a importância de se fazer medições analíticas válidas;
2 Apreender o significado de desempenho de um método analítico e desenvolver capacidades para avaliar as características desse desempenho a fim de se definir os requisitos para a obtenção de medições válidas;
3 Desenvolvimento de competências no uso adequado das ferramentas aplicadas ao controle da qualidade do processo analítico;
4 Desenvolvimento de competências para a aplicação do controlo estatístico do processo à informação química produzida num laboratório analítico;
5 Desenvolvimento de competências para planear e participar em exrecícios de intercalibração

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de Química Analítica e métodos instrumentais de análise.

 

Programa

1 Estratégia implementada na validação de métodos
2 Testes de verificação de métodos ensaio
3 Validação de métodos não rotineiros
4 Plano de controlo da qualidade
5 Implementação de métodos de análise de rotina
6 Reavaliação de métodos analíticos
7 Parâmetros de mérito para avaliação de um métodos analítico
7.1 Seletividade/especificidade
7.2 Linearidade e curva de calibração
7.3 Limites de deteção e de quantificação
7.4 Precisão: repetibilidade, precisão intermédia e reprodutibilidade
7.5 veracidade e exatidão
7.6 Robustez


Bibliografia Obrigatória

Riley Cristopher M. 340; Development and validation of analytical methods. ISBN: 0-08042792-8

Bibliografia Complementar

Ludwig Huber; Validation and Qualification in Analytical Laboratories, CRC Press LLC, 1999. ISBN: 1-57491-080-9
D. Brynn Hibbert; Quality Assurance for the Analytical Chemistry Laboratory, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-19-516212-7
Paul De Bièvre and Helmut Günzler (Eds); Validation in Chemical Measurement, Springer, 2010. ISBN: 978-3-642-05867-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teórico recorre-se a uma metodologia expositiva, suportada pelos meios audiovisuais disponíveis, para a apresentação e desenvolvimento dos diferentes temas do programa. Nestas aulas são também apresentados e discutidos vários casos de estudo. Nas aulas teórico-práticas resolvem-se problemas ilustrativos dos temas desenvolvidos nas aulas teóricas, cujos resultados e conclusões são objecto de discussão oral.


 

 

Software

Microsoft excel

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Análise instrumental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 10,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 44,00
Trabalho escrito 28,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência à unidade curricular exige o cumprimento da condição seguinte:

O estudante com inscrição ordinário não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, que é de 3 para uma aula por semana.
Os estudantes com estatuto de trabalhador-estudante não estão abrangidos pelo cumprimento da condição anterior.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final = avaliação distribuída (40%) + exame final (60%).

 A avaliação distribuída é baseada em 2 testes on-line (30%) e nos trabalhos escritos realizados ao longo do semestre (10%).

Os estudantes com estatuto de trabalhador - estudante que não possuam a classificação da componente da avaliação distribuida, a sua classificação final é dada exclusivamente pelo exame final.

Independentemente da natureza da inscrição, a classificação final máxima, por via exclusiva das duas parcelas da avaliação, está limitada a dezassete valores. Para a obtenção de classificação superior é necessário realizar uma prova oral complementar.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial é assegurada por um exame escrito

Melhoria de classificação

A classificação da componente distribuidada da avaliação não pode ser melhorada, pelo que a melhoria da classificação é feita apenas pelo exame final

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