Gestão e Marketing
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Ocorrência: 2023/2024 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fcup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina desafia os participantes a percorrer o percurso do empreendedor – da geração da ideia de negócio à apresentação do business plan. Através deste processo procura-se também transmitir aos participantes conhecimentos fundamentais de gestão (como os conceitos de indústria, mercado, proposta de valor, vantagem competitiva sustentável, modelo de negócios), Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho.
Pretende-se que no final da disciplina os participantes estejam habilitados a:
- Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações
- Compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor
- Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado
- Compreender e analisar o mercado em que se insere a ideia de negócio
- Desenhar adequadamente a proposta de valor
- Compreender e analisar a Industria em que se insere a ideia de negócio
- Compreender o conceito de Modelo de Negócios; Desenhar modelos de negócios
- Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio
- Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio
- Compreender quais as componentes de um plano de negócios.
Pretende-se ainda ajudar os participantes a desenvolver algumas soft skills essenciais ao sucesso do processo empreendedor, nomeadamente ao nível da técnicas de expressão pessoal e capacidade de trabalho em equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta disciplina os alunos têm que conhecer e saber percorrer todo o processo de desenvolvimento de um novo negócio, da ideia até ao plano de negócios (excepto componente financeira).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução ao empreendedorismo
a. O empreendedor: características e desafios
b. O empreendedorismo em Portugal
2. Identificação de oportunidades de negócio. Geração da ideia
3. Avaliação das oportunidades de negócio
4. Identificação e análise do mercado: PESTEL, clientes alvo e Value Proposition Canvas
5. Identificação e análise da Indústria (Porter 5 Forces e análise da concorrência)
6. Modelo de Negócios: o Business Model Canvas
7. Implementação da ideia. Análise de Riscos
8. Plano de Negócio
a. Objectivos do Plano de Negócios
b. Componentes de um Plano de Negócios
Bibliografia Obrigatória
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur; Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, Yves Pigneur. ISBN: 9780470876411
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, Greg Bernarda, Gregory Bernarda, Trish Papadakos, Alan Smith; Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want
Guy Kawasaki; The Art Of The Start 2.0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm uma natureza teórico-prática. As aulas teóricas consistirão na exposição e discussão dos conceitos teóricos fundamentais. A aplicação desses conceitos é aprofundada através da análise de casos, vídeos e outros materiais de apoio. Ao longo das aulas os alunos os alunos trabalharão em grupo e aplicarão estes conceitos a uma ideia de negócio específica.
Espera-se que os alunos participem activamente nas aulas e na discussão dos projectos dos outros grupos e, sendo essa participação valorizada na classificação final.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
12,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho escrito |
41,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação distribuída sem exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
20% : Teste de Avaliação
70%: Trabalho de grupo/plano de negócio, distribuídos da seguinte forma:
- 80% Plano de negócios final – Relatório (esta nota é ajustada pela avaliação intra-grupo. A nota de cada aluno será computada da seguinte forma:
50% nota grupo + 50% nota grupo x (nota intra grupo do aluno / média intra-grupo total)
- 20% Pitch Final
10% Participação individual nas aulas
* Cada aluno avaliará os restantes colegas da equipa numa escala de 1 a 10.
Bónus de no máximo 1 valor, pelo desafio inicial
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
NA
Avaliação especial (TE, DA, ...)
NA
Melhoria de classificação
NA