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Gestão e Marketing

Código: GES4003     Sigla: GES4003

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:MA3Q 2 Plano estudos a partir de 2018/19 1 - 3 21 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Renata Blanc Esteves Bento de Melo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Renata Blanc Esteves Bento de Melo 0,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina desafia os participantes a percorrer o percurso do empreendedor – da geração da ideia de negócio à apresentação do business plan. Através deste processo procura-se também transmitir aos participantes conhecimentos fundamentais de gestão (como os conceitos de indústria, mercado, proposta de valor, vantagem competitiva sustentável, modelo de negócios), Todo o processo será desenvolvido em grupos de trabalho. 

Pretende-se que no final da disciplina os participantes estejam habilitados a: 


  • Compreender a importância do empreendedorismo para a sustentabilidade das organizações 

  • Compreender os principais desafios enfrentados pelo empreendedor

  • Compreender e identificar os mecanismos de detecção de oportunidades de mercado

  • Compreender e analisar o mercado em que se insere a ideia de negócio

  • Desenhar adequadamente a proposta de valor

  • Compreender e analisar a Industria em que se insere a ideia de negócio

  • Compreender o conceito de Modelo de Negócios; Desenhar modelos de negócios

  • Identificar os recursos necessários ao desenvolvimento do negócio 

  • Compreender a importância da equipa interna e das parcerias externas no processo de criação e desenvolvimento do negócio

  • Compreender quais as componentes de um plano de negócios.



Pretende-se ainda ajudar os participantes a desenvolver algumas soft skills essenciais ao sucesso do processo empreendedor, nomeadamente ao nível da técnicas de expressão pessoal e capacidade de trabalho em equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta disciplina os alunos têm que conhecer e saber percorrer todo o processo de desenvolvimento de um novo negócio, da ideia até ao plano de negócios (excepto componente financeira).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução ao empreendedorismo 
a. O empreendedor: características e desafios 
b. O empreendedorismo em Portugal 
2. Identificação de oportunidades de negócio. Geração da ideia 
3. Avaliação das oportunidades de negócio  
4. Identificação e análise do mercado: PESTEL, clientes alvo e Value Proposition Canvas
5. Identificação e análise da Indústria (Porter 5 Forces e análise da concorrência)
6. Modelo de Negócios: o Business Model Canvas
7. Implementação da ideia. Análise de Riscos
8. Plano de Negócio 
a. Objectivos do Plano de Negócios 
b. Componentes de um Plano de Negócios

Bibliografia Obrigatória

Alexander Osterwalder, Yves Pigneur; Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, Yves Pigneur. ISBN: 9780470876411
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur, Greg Bernarda, Gregory Bernarda, Trish Papadakos, Alan Smith; Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want
Guy Kawasaki; The Art Of The Start 2.0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm uma natureza teórico-prática. As aulas teóricas consistirão na exposição e discussão dos conceitos teóricos fundamentais. A aplicação desses conceitos é aprofundada através da análise de casos, vídeos e outros materiais de apoio. Ao longo das aulas os alunos os alunos trabalharão em grupo e aplicarão estes conceitos a uma ideia de negócio específica. 

Espera-se que os alunos participem activamente nas aulas e na discussão dos projectos dos outros grupos e, sendo essa participação valorizada na classificação final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 20,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 12,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho escrito 41,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída sem exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

20% : Teste de Avaliação

70%: Trabalho de grupo/plano de negócio, distribuídos da seguinte forma:

 - 80% Plano de negócios final – Relatório (esta nota é ajustada pela avaliação intra-grupo. A nota de cada aluno será computada da seguinte forma:
50% nota grupo + 50% nota grupo x (nota intra grupo do aluno / média intra-grupo total)
- 20% Pitch Final

10% Participação individual nas aulas


* Cada aluno avaliará os restantes colegas da equipa numa escala de 1 a 10.



Bónus de no máximo 1 valor, pelo desafio inicial

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

NA

Melhoria de classificação

NA
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