Garantia de Qualidade e Acreditação de Laboratórios
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fcup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objetivo desta unidade é fornecer aos estudantes conhecimentos necessários para o cumprimento dos requisitos de acreditação de ensaios e para gerir um processo de acreditação na sua área de trabalho na perspetiva do referencial normativo NP EN ISO/IEC 17025.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que, no fim da aprendizagem, os estudantes demonstrem competências e capacidades que lhes permitam:
1 Compreender os conceitos fundamentais da garantia e controle da qualidade de laboratórios de análise química;
2 Organizar e conceber um programa de garantia da qualidade em conformidade com a norma NP EN ISO / IEC 17025;
3 Organizar a documentação para a acreditação de laboratórios de análise química.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não existem pré-requisitos específicos. Os estudantes precisam de ter conhecimentos básicos de Química Análica e Métodos Instrumentais de Análise.
Programa
1 Componentes da garantia da qualidade analítica:
a) Sistema de gestão integrada;
b) Formação pessoal e profissional;
c) Procedimentos operacionais normalizados;
d) Instalações laboratoriais e equipamento adequado;
e) Manutenção e calibração de equipamentos;
f) Programa de amostragem;
g) Receção, armazenamento e eliminação de amostras;
h) Registo e comunicação de resultados.
2Garantia da qualidade analítica interna:
a) Seleção do método analítico;
b) Verificação dos critérios de validação;
c) Verificação da precisão e exatidão;
d) Uso de cartas de controlo;
e) Medidas corretivas.
3 Garantia da qualidade analítica externa:
a) Auditorias;
b) Ensaios interlaboratoriais;
c) Ensaios de Proficiência.
4 Acreditação de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025:
a) Validação de competências;
b) Requisitos de gestão;
c) Requisitos técnicos.
Bibliografia Obrigatória
ISO; NP EN ISO/IEC 17025 (2018). Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração, 2018
Bibliografia Complementar
Hibbert, D. B. ; Quality Assurance in the Analytical Chemistry Laboratory, Oxford University Press, 2007. ISBN: 978-0-195-16212-7
Ratliff, T. A. ; The Laboratory Quality Assurance System, John Wiley & Sons, Inc, 2003. ISBN: 978-0-471-26918-2
Montgomery, D. C. ; Introduction to Statistical Quality Control, John Wiley & Sons, Inc., 2009. ISBN: 978-0-470-16992-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Recorre-se a uma metodologia expositiva, suportada pelos meios audiovisuais disponíveis, para a apresentação dos diferentes temas. São também apresentados e discutidos vários casos de estudo. Haverá ainda lugar a palestras proferidas por gestores de laboratório sobre os principais tópicos da disciplina. Prevê-se ainda a visita planeada a laboratórios acreditados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
25,00 |
Participação presencial |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência é necessário comparecer a 75% do número total de aulas e obter classificação positiva nos trabalhos escritos realizados ao longo do semestre.
Os estudantes com estatuto de trabalhador-estudante não estão abrangidos pelo cumprimento da condição anterior.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final (avaliação individual): 35%: nota mínima de 8,0/20 valores (arredondamento às décimas)
Trabalhos escritos desenvolvidos no contexto das aulas: 25%: Apresentações orais, resolução de problemas e trabalhos de casa. Nota mínima de 9,5/20 valores (arredondamento às décimas)
Realização de 2 quizzes on-line: 40%: Nota mínima de 8,0/20 valores (arredondamento às décimas)
Avaliação da UC: 35% exame + 25% trabalhos escritos + 40% média de 2 quizzes
Os estudantes com estatuto de trabalhador - estudante que não possuam a classificação da componente da avaliação distribuida (trabalhos escritos + 2 quizzes), a sua classificação final é dada exclusivamente pelo exame final.
A classificação final máxima, por via exclusiva das duas parcelas da avaliação, está limitada a dezassete valores. Para a obtenção de classificação superior é necessário realizar uma prova oral complementar.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação especial é assegurada por um exame escrito
Melhoria de classificação
A classificação da componente distribuidada da avaliação não pode ser melhorada, pelo que a melhoria da classificação é feita apenas pelo exame final