Teoria de Jogos com Incerteza
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Obs.: Obs.: English will be adopted as working language if some student does not speak portuguese
Objetivos
O curso visa introduzir os fundamentos da Teoria de Jogos com e sem incerteza. O curso visa também fazer uma análise crítica desses conceitos, reconhecendo as potencialidades e limitações da teoria de jogos como ferramenta metodológica. Serão abordados os conceitos fundamentais da área, assim como as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os alunos dominem os conceitos fundamentais de teoria de jogos e as ferramentas matemáticas mais relevantes para a sua análise.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Algum conhecimento de cálculo e de conceitos da teoria de probabilidades (valor esperado, etc.) Algum conhecimento da teoria de optimização pode ser útil, se bem que longe de ser essencial.
Programa
- Conceitos fundamentais da teoria de jogos: jogadores, estratégias, utilidades. Forma normal e forma extensiva. O teorema da utilidade de Von-Neumann e Morgenstern; - Jogos de soma constante (soma zero); teorema minimax de Von-Neumann e Morgenstern; - Jogos de soma não constante. Equilíbrio de Nash. Teorema de existência de equilíbrio de Nash. - Jogos estáticos e dinâmicos de informação completa e incompleta; desenho de mecanismos e o princípio da revelação; equilíbrio Nash-Bayesiano; jogos de sinalização. - Alguns tópicos da teoria de jogos cooperativos; - Teoria de jogos evolutivos (se o tempo o permitir).
Bibliografia Obrigatória
Anna R. Karlin;
Game theory, alive. ISBN: 978-1-4704-1982-0
Robert Gibbons; A Primer in Game Theory, Prentice Hall – Financial Times. ISBN: 0-7450-1159-4
R Duncan Luce;
Games and decisions. ISBN: 0-471-55341-7
Bibliografia Complementar
Shaun P. Hargreaves Heap and Yanis Varoufakis; Game Theory: A critical text, Routledge, 2004. ISBN: 9780415250955
Drew Fudenberg and Jean Tirole; Game Theory, MIT Press, 1991
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação dos assuntos da uc e sua discussão científica com os estudantes.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada
Ciências Físicas > Matemática > Teoria das probabilidades
Ciências Sociais > Economia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Estudo autónomo |
72,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Nota mínima do teste (T): 25%, i.e., 2 valores em 8.
Fórmula de cálculo da classificação final
Não haverá exame final.
Durante o semestre terá lugar um teste escrito (T) valendo 40 % da nota final (8 valores).
Elaboração e apresentação (prova oral) de um trabalho sobre um tema da teoria de jogos (P) valendo 60% da nota final (12 valores).
Fórmula da nota final: 0.4*T + 0.6*P.
Na época de recurso (ER) o exame (E) substituirá o teste na fórmula de cálculo.
Provas e trabalhos especiais
Teste: a marcar no inicio das aulas.
Apresentação dos trabalhos: última semana do semestre e na época normal de exames.
Melhoria de classificação
A componente T é susceptível de melhoria no exame da época de recurso no caso de estudante já ter obtido aprovação à disciplina.