Sistemas Planetários
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Astronomia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Obs.: As aulas serão em português caso todos dominem esta língua.
Objetivos
-
Introduzir a área da ciência dos sistemas
planetários, dando todas as ferramentas para que
os alunos possam compreender os conceitos e terminologia
utilizada;
-
Introduzir os processos básicos de formação de planetas
como resultado do processo de formação estelar;
-
Familiarizar os alunos com as ferramentas teóricas e
observacionais básicas utilizadas neste domínio;
-
Apresentar pesquisas e resultados de última geração;
-
Usar a área de ciências planetárias para aplicar
conceitos de física e astrofísica que foram aprendidos
anteriormente.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, os alunos devem:
- Ter uma perspectiva histórica sobre a descoberta do nosso Sistema Solar e de outros sistemas planetários;
- Saber descrever as características dos corpos do Sistema Solar, bem como sua composição e estrutura;
- Ter conhecimentos básicos sobre a dinâmica das órbitas planetárias;
- Reconhecer as etapas básicas da formação de uma estrela do tipo solar e como essas etapas conduzem às condições necessárias para a formação do planeta;
- Ter uma visão geral sobre o processo de formação e evolução do sistema planetário, incluindo alguns detalhes sobre a formação do nosso próprio Sistema Solar;
- Descrever as características dos sistemas planetários extra-solares;
- Listar e descrever as técnicas utilizadas neste campo de pesquisa, bem como as informações astrofísicas e físicas que fornecem;
- Reconhecer as limitações e dificuldades das diferentes técnicas;
- Descrever as dificuldades e questões em aberto neste campo de pesquisa;
- Descrever o conhecimento atual do estado da arte sobre a pesquisa em ciências de sistemas planetários;
- Ter uma visão geral sobre os desafios para os próximos anos nesta área, bem como sobre os grandes projetos que permitirão dar os próximos grandes passos;
- Discutir de forma crítica os resultados da área;
- Ler e apresentar um artigo científico sobre pesquisa de sistemas planetários, e motivar um projeto observacional no campo;
- Analisar de forma qualitativa e quantitativa conjuntos de dados provenientes de programas de busca de planetas e determinar a partir deles os parâmetros físicos de planetas extra-solares.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de física e matemática.
Programa
Componente teórica:
1. O Sistema Solar: uma Perspectiva Histórica
2. Dinâmica básica
3. Uma introdução ao Sistema Solar: propriedades gerais e conceitos básicos
4. Formação de estrelas: uma breve visão geral
5. Discos como estágios de formação de planetas
6. Formação do planeta: da evidência observacional à modelagem básica
7. Em busca de exoplanetas: métodos de detecção
8. Astrofísica estelar e exoplanetas
9. As propriedades dos sistemas planetários
Componentes práticas:
a. Exercícios de aula
b. Detectando um exoplaneta com dados de RV e trânsito
d. Apresentação de 1 artigo científico
Bibliografia Obrigatória
De Pater Imke;
Planetary sciences. ISBN: 9780521853712
Bibliografia Complementar
S. Seager; Exoplanets, University of Arizona Press, 2011
R.W. Hilditch; An introduction to close binary systems, Cambridge University Press, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas.
Componente prática inclui apresentação de artigos nas aulas, resolução de exercícios e um trabalho computacional (com respetivo relatório).
Software
latex
http://www.astro.up.pt/resources/soap-t
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
5,00 |
Trabalho escrito |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
120,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência nas aulas não é obrigatória mas é considerada de grande importância, pelo que conta para a avaliação final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média pesada das 3 componentes:
- Exame escrito (50%) - mínimo 7 (em 20) valores
- Exercícios sobre a matéria feitos nas aulas (5%)
- Relatório de trabalho prático e apresentação de artigo científico (45%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Trabalhadores estudantes devem contactar os docentes da UC para coordenar a melhor forma de proceder à avaliação das componentes a realizar durante o semestre.
Melhoria de classificação
Apenas o exame poderá ser alvo de melhoria. As classificações dos trabalhos e da componente de exercícios não pode ser melhorada.
Observações
Juri: Nuno Santos, Pedro Viana