Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > AP2011
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Técnicas de Manutenção Aplicadas ao Projeto

Código: AP2011     Sigla: AP2011

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 25 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os estudantes devem ficar aptos a aplicar o conhecimento técnico adquirido à prática da arquitetura paisagista em qualquer dimensão de ambiente profissional: conceção, instalação e/ou fiscalização, manutenção e gestão de espaços verdes.


Resultados de aprendizagem e competências

Competências Gerais: 1) Capacidade para relacionar níveis de manutenção com tipos de de espaços verdes urbanos; 2) Execução de Calendários, Plantas e Planos de Manutenção

Competências específicas:

Árvores e arbustos 1) conhecer as técnicas de referência para instalação de plantas ornamentais e avaliar a qualidade dos exemplares a instalar; 2) identificar e resolver os principais constrangimentos para as árvores em ambiente urbano; 3) compreender a especificidade da poda de plantas ornamentais, 4) reconhecer as principais pragas e doenças de plantas ornamentais e respetivas forma de luta e tratamento; 5) familiarizar-se com as tecnologias disponíveis para o inventário e gestão do património arbóreo das cidades.

Revestimentos herbáceos 1) reconhecer as principais espécies constituintes de relvados, prados e espécies alternativas numa lógica de minimização dos recursos a utilizar na manutenção; 2) dominar as técnicas de referência para a instalação e manutenção de vários tipos de revestimentos herbáceos.

Gestão Sustentável da Água na Rega de Espaços Verdes Urbanos  1) compreender noções básicas de hidráulica e drenagem utilizadas no projecto de rega de espaços verdes; 2) conhecer os principais tipos de equipamentos utilizados em sistemas de rega automáticos; 3) dominar as técnicas de conservação de água e as ferramentas base de projecto de rega em espaços verdes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios de Pedologia e Hidrologia, Ecofisiologia vegetal e Introdução ao Projeto de Arquitetura Paisagista I e II.

Programa

Árvores e arbustos 1. Plantação, instalação e manutenção de árvores e arbustos ornamentais; 2. Fitossanidade: sinais e sintomas;  reconhecimento das principais pragas e doenças; 3. Diagnóstico da árvore em ambiente urbano: o método Visual Tree Assessment (VTA); instrumentos de apoio ao diagnóstico; 4. Gestão da árvore no espaço urbano. 

Revestimentos herbaceos 1. Caracterização das principais espécies de relva e de espécies alternativas: morfologia e crescimento, adaptação climática; 2. O ambiente dos relvados: atmosférico, edáfico e biótico; 3. Instalação de prados e relvados: preparação do solo, técnicas de sementeira e plantação; cuidados pós instalação; 4. Operações culturais: técnicas culturais principais (corte, fertilização, rega) e secundárias (rolagem, top dressing).

Gestão Sustentável da Água 1. Equipamentos de rega e sua instalação: automação e gestão do sistema; 2. Conservação de água: caracterização dos principais problemas, técnicas de redução do consumo e desperdício de água.

Bibliografia Obrigatória

Christians Nick Edward 1949-; Fundamentals of turfgrass management. ISBN: 1-57504-051-4
Harris Richard Wilson 1920-; Arboriculture. ISBN: 9780130888822
Rakow Donald Andrew, 1951- 220; Public garden management. ISBN: 9780470532133
Antoni Falcón; Espacios verdes para una ciudad sostenible, 2010. ISBN: 978-8425221378

Bibliografia Complementar

Shigo Alex L. 1930-; Arboricultura moderna
Michau Emmanuel; A poda das árvores ornamentais. ISBN: 978-972-95951-4-1
Larry E. Keesen; The Complete Irrigation Workbook: Design, Installation, Maintenance and Water Management, 2013. ISBN:  978-1482778250
Watkins John 340; The management & maintenance of historic parks, gardens & landscapes. ISBN: 9780711224391

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combina-se o método expositivo das principais temáticas com a discussão dos assuntos, suas aplicações no quotidiano e análise de casos de estudo focando exemplos de boas e más práticas que se considerem relevantes para a aprendizagem.

A aprendizagem privilegia a componente aplicada pelo que várias atividades decorrem no jardim envolvendo a execução de tarefas de jardinagem.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Arquitectura paisagista
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Jardinagem
Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da água > Gestão integrada da água
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Fitotecnia > Arboricultura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 38,00
Trabalho laboratorial 48,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

1. Assiduidade: obrigatória a presença em 75% das aulas teórico-práticas.

2. Cumprimento de todos os momentos de avaliação:

2.1. Apresentação do trabalho de interpretação e síntese de publicações de ntureza técnico científica sobre manutenção de espaços verdes urbano (grupo) (15%)

2.2 Teste Teórico (individual) (30%)

2.3 Entrega e Apresentação de um Plano de Manutenção para um espaço verde urbano (Parque ou Jardim) (grupo) (55%)

Fórmula de cálculo da classificação final

NOTA FINAL = teste teórico *0.3 + exercícios práticos*0,7


A avaliação contínua é uma avaliação individual em que o docente pontua: frequência às aulas, interesse pela disciplina, participação, disponibilidade e empenho.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a lei em vigor.

Melhoria de classificação

Não há melhoria de nota às componentes de avaliação.

Observações

* a nota final será ponderada atendendo ao esforço repartido na elaboração e apresentação dos trabalhos bem como na participação e presença dos alunos nas aulas.
Os estudantes farão uma autoavaliação que será igualmente considerada na atribuição da nota final.
Pode haver notas diferenciadas entre elementos do mesmo grupo atendendo ao esforço individual na elaboração do trabalho e à prestação na apresentação.

A não comparência ou entrega de qualquer elemento de avaliação resulta na consequente impossibilidade de aprovação à unidade curricular.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-02 às 19:38:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias