Código: | M2022 | Sigla: | M2022 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:F | 13 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá
- dominar os conceitos e princípios fundamentais da Estatística, e em particular da Inferência Estatística básica.
- conhecer as técnicas de inferência estatística mais comuns e sabê-las aplicar a problemas concretos;
Pretende-se também que o estudante adquira familiaridade com a linguagem de programação R na resolução de problemas.
Ser capaz de identificar e formular matematicamente um problema, de escolher métodos da estatística adequados e de analisar e interpretar de forma crítica os resultados obtidos
1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.
2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados: conceitos fundamentais, técnicas de sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão), conceito de correlação e sua interpretação. Resolução de problemas com recurso ao R.
3. Probabilidade: conceitos e propriedades elementares, probabilidade condicional e independência.
4. Variáveis aleatórias: os casos discreto e contínuo, distribuição, média e variância. Algumas distribuições de probabilidade: distribuições discretas (uniforme, binomial) e contínuas (uniforme, normal, qui-quadrado, t-student e F); teorema do Limite Central.
5. Distribuições por amostragem (média, variância e proporção amostral).
6. Inferência Estatística: estimação pontual (principais conceitos e propriedades dos estimadores); estimação intervalar (intervalos de confiança para a média, diferença de médias, proporção, diferença de proporções, variância); introdução aos testes de hipóteses.
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos variados para ilustrar os tópicos tratados e motivar e orientar o estudo autónomo dos estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos e discutidos exercícios e problemas. Em particular, são analisados conjuntos de dados, sempre que possível recorrendo ao software R. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina no MoodleUP.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Trabalho escrito | 4,00 |
Total: | 162,00 |
Sem requisitos.
A aprovação à disciplina pode ser obtida
1) por realização de três testes escritos; neste caso, é obrigatório
a) a obtenção de uma classificação maior ou igual a 7,0 valores (em 20 valores) em cada um deles, e
b) a média ponderada, (ver cálculo*) , das classificações obtidas nos três testes ser maior ou igual a 10 valores.
* Neste caso, a classificação final do estudante é
0.5xT1+0.25xT2+0.25xT3
onde, T1=classificação do primeiro teste, T2=classificação do segundo teste e 32=classificação do terceiro teste.
Só poderão realizar o 2º teste os estudantes que tenham obtido classificação maior ou igual a 7,0 valores (em 20) no 1º teste. Destes, só poderão realizar o 3º teste os estudantes que tenham obtido classificação maior ou igual a 7,0 valores (em 20) no 2º teste.
2) por realização de exame final (época normal ou recurso).
Os estudantes que tenham obtido aprovação à disciplina por realização dos testes, e não tenham obtido o resultado pretendido poderão realizar o exame da época normal. Neste caso, os estudantes terão que optar, no ato da entrega do exame, por prescindir ou não da classificação obtida na avaliação por testes (assinalando no exame a opção pretendida).
Os estudantes com classificação final superior ou igual a 17,5 valores (obtida nos testes ou em qualquer uma das épocas de exame) poderão ter que realizar uma prova escrita ou oral, para obterem uma nota superior ou igual a 18 valores.
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória.
A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.
Júri da unidade curricular: Maria João Costa.
Artigo 13º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U.Porto, aprovado em 19 de Maio de 2010 (cf. http://www.fc.up.pt/fcup/documentos/documentos.php?ap=3&ano=2011): "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar."