Astrofísica Relativista e Cosmologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Astronomia |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:F |
17 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
6 |
48 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nesta unidade curricular, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos que lhes permitam compreender a importância das Teorias da Relatividade Restrita e da Relatividade Geral em Astrofísica, e a evolução do Universo em larga escala tendo em conta os dados observacionais mais actuais. É atribuída particular ênfase ao desenvolvimento da capacidade de aplicar conhecimentos anteriormente adquiridos sobre fenómenos físicos a problemas em Astrofísica e Cosmologia.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências na descrição de fenómenos astrofísicos apenas compreensíveis no âmbito das teorias da Relatividade Restrita e Geral, bem como da evolução em grande escala da Universo desde os seus primórdios.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução.
Revisão de conceitos em Relatividade Restrita e Astrofísica.
Supernovas.
Objectos compactos: anãs brancas; estrelas de neutrões; pulsares.
Sistemas binários com objectos compactos: evolução e fenómenos relativistas associados.
Introdução à Teoria da Relatividade Geral.
Buracos negros.
O Princípio Cosmológico.
Cosmologia Newtoniana.
Cosmologia Relativista: a métrica de Robertson-Walker; as equações de Friedmann; energia escura.
Cosmologia Observacional.
A radiação cósmica de fundo de microondas.
Nucleossíntesse primordial.
Bibliografia Obrigatória
B.W. Carrol, D.A. Ostlie; An Introduction to Modern Astrophysics, 2013
Bibliografia Complementar
K. Fischer; Relativity for Everyone
C. Bambi; Introduction to General Relativity
H. Bradt; Astrophysics Processes
M. Longair; High Energy Astrophysics
D.L. Meier; Black Hole Astrophysics
P. Hoyng; Relativistic Astrophysics and Cosmology
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas de índole teórica, os conteúdos programáticos são apresentados, discutidos e a sua aplicação exemplificada. Nas aulas de índole teórico-prática é promovida a resolução pelos estudantes de problemas sobre esses mesmos conteúdos.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
56,00 |
Estudo autónomo |
106,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Assiduidade na frequência das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é feita apenas através dum exame final. A melhoria da classificação final apenas pode ser feita através do exame da época de recurso.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final apenas pode ser feita através do exame da época de recurso.
Observações
O júri desta unidade curricular é constituído por Pedro T. P. Viana, Pedro Avelino e Orfeu Bertolami.