Comunicação e Pensamento Crítico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:MA |
40 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
48 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Este curso fornece uma introdução aos conceitos básicos e competências do pensamento crítico, com ênfase no desenvolvimento de competências práticas para avaliar argumentos, resolver problemas, e tomar decisões sólidas.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completar esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Definir e explicar os conceitos básicos e a terminologia do pensamento crítico.
- Identificar e avaliar argumentos, tanto na forma escrita como oral.
- Identificar e analisar falácias no raciocínio e evitá-las nos seus próprios argumentos.
- Desenvolver estratégias eficazes de resolução de problemas.
- Tomar decisões bem fundamentadas e informadas, com base na evidência disponível.
- Desenvolver uma consciência sobre preconceitos e pressupostos culturais que possam afectar o seu pensamento.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução ao pensamento crítico
- Análise de argumentos e falácias
- Raciocínio dedutivo e indutivo
- Causalidade versus correlação; probabilidade versus coincidência
- Criatividade e resolução de problemas
- Credibilidade e enviesamento
- Leitura e escrita ciíticas
- Mapas de argumentos
Bibliografia Obrigatória
Farrar, Straus and Giroux; Mindware: Tools for Smart Thinking, 2016
Bibliografia Complementar
A. E. Mander; Logic for the Millions, Philosophical Library, 1947
William D. Gray; Thinking Critically about New Age Ideas, Wadsworth Publishing Company, 1991
Tracy Bowell; Gary Kemp; Critical Thinking: a concise guide, Routledge, 2010
Bryan Bunch;
Mathematical fallacies and paradoxes. ISBN: 0-486-29664-4
John Allen Paulos; A Mathematician Reads the Newspaper, Basic Books, 2013
John Allen Paulos; Innumeracy: Mathematical Illiteracy and its Consequences, Vintage Books, 1990
A. K. Dewdney;
200% of nothing. ISBN: 0-471-57776-6
Darrel Huff; How to Lie with Statistics, W. W. Norton & Company, 1993
Zbigniew Michalewicz;
Puzzle-based learning. ISBN: 9781876462635
Jordan Ellenberg; How Not to Be Wrong: The Power of Mathematical Thinking, Penguin Books, 2015
Independently published; Critical Thinking & Logic Mastery, 2022
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas são apresentados os tópicos principais, sempre acompanhados de vários exemplos ilustrativos dos conceitos relevantes. Serão discutidos casos concretos, pedindo-se aos estudantes que identifiquem problemas com argumentos e localizem eventuais falácias.
A avaliação deverá ser distribuída ao longo do semestre, com um exame final. Uma percentagem da avaliação deverá ser reservada para a apresentação e discussão oral pelos estudantes, nas aulas teórico- práticas, de vários tipos de argumentos e falácias.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Exame |
15,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência, um estudante não pode exceder 25% de faltas relativamente às atividades letivas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distibuída (total de 85% da classificação final)
- Participação presencial (participação nas aulas com contribuição ativa e de qualidade): 10%
- Apresentação e discussão de um ou dois trabalhos de grupo (trabalho escrito com apresentação oral e discussão; crítica dos trabalhos dos outros grupos): 40%
- Elaboração de um portfolio com o registo dos principais momentos das aulas, reflexões e resoluções de trabalhos e questões propostas: 35%
Exame final: 15%
Na época normal, a classificação final é obtida ponderando os itens indicados acima.
Na época de recurso, haverá apenas um exame final cotado para 15% da avaliação total. A classificação final na época de recurso obtém-se ponderando a avaliação distribuída obtida durante o semestre (peso 85%) com o exame final da época de recurso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
Melhoria de classificação
Apenas o exame final pode ser repetido para efeitos de aprovação em época de recurso ou melhoria de classificação.
Observações
Artigo 20º do Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto: "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual instauração de processo disciplinar."
A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.
Júri da disciplina:
Samuel António de Sousa Dias Lopes