Empreendedorismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Os grandes objectivos da disciplina são os seguintes:
Familiarizar os discentes com a gestão empreendedora;
Enquadrar a função empreendedora dentro do âmbito dos negócios;
Desenvolver nos alunos uma atitude empreendedora;
Facilitar a compreensão e estruturação do processo de detecção e análise de oportunidades;
Familiarizar os alunos com os principais conceitos de gestão dentro do âmbito empresarial;
Definir e utilizar critérios para avaliar o potencial de ideias/oportunidades de negócio;
Familiarizar os discentes com os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual, de forma a suportar a ideia de negócio;
Dar a conhecer um conjunto de técnicas utilizadas para dar vida a uma ideia de negócio, através dos instrumentos justificativos do mercado e pela viabilidade técnica, económica e financeira;
Familiarizar os alunos com os principais aspectos de importância da liderança no mundo empresarial;
Integrar todos os procedimentos preliminares na criação de um plano de negócios que sintetize a atractividade económica da oportunidade
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreender o processo empreendedor
- Saber avaliar ideias de negócios
- Conhecer as diversas áreas da gestão essenciais à criação de uma empresa
- Saber realizar um plano de negócios, com os respectivos planos operacionais, de marketing, estratégico e económico-financeiro
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum
Programa
O empreendedorismo e o empreendedor
Gestão da inovação
Gestão da tecnologia
Geração de novas ideias
Oportunidade de negócio
Avaliação da estrutura competitiva
Análise de oportunidades de negócio
Protecção da propriedade intelectual
Marketing
Planeamento financeiro
Liderança
Execução do plano de negócios
Bibliografia Obrigatória
Arnal Losilla, J. C ; Creación de Empresas: Los Mejores Textos, 2003
Bessant, J. e Tidd, ; Innovation and Entrepreneurship, Chichester: John Wiley and Sons., 2007
Kaplan, J. M. ; Patterns of Entrepreneurship., John Wiley & Sons, 2003
Timmons, J. A. e Stephen S; New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, 6th edition, McGraw Hill-Irwin., 2003
Sarkar, S; Empreendedorismo e Inovação., Lisboa: Escolar-Editora, 2007
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Devido ao carácter focalizado na criação de negócios, a metodologia baseia-se na estruturação e desenvolvimento do processo de análise de ideias e oportunidades de negócio, própria da função empreendedora, contemplando a apresentação de um plano de negócio baseado na atractividade dessas ideias. Esta abordagem pedagógica implica que os alunos:
Avaliem a inovação e atractividade das ideias/oportunidades de negócio;
Elaborarem um plano de negócios que sirva dois propósitos complementares: o de servir de guia na transformação da ideia em oportunidade e o de servir de documento susceptível de alavancar um desenvolvimento futuro.
De notar que a ênfase no plano de negócios será não na do documento elaborado a partir de um mero “template” disponível na Internet, mas sim como sendo corolário da transformação da ideia de negócio em oportunidade de negócio, o que permite a análise e justificação da atractividade do novo empreendimento.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
38,00 |
Frequência das aulas |
18,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
Dado o carácter focalizado no empreendedorismo e na criação de negócios e dada a natureza teórico-prática da disciplina, as sessões procurarão focar temáticas próprias da função empreendedora. Assim, aparte da exposição de conceitos, a participação dos alunos, através da discussão e apresentação oral dos seus trabalhos, é fundamental para o seu desenvolvimento pedagógico e formativo.
A avaliação é mista. Os alunos serão avaliados recorrendo, principalmente, a dois grandes trabalhos: um sobre a apresentação de um plano de negócio e um outro relativo a uma pesquisa bibliográfica versando a actividade empreendedora.
O peso de cada momento de avaliação é de doze valores para o primeiro e de oito valores para o segundo.
Melhoria de classificação
N/A
Observações
Unidade Curricular lecionada na Universidade de Aveiro por António Carrizo Moreira.
Ficha aqui apresentada tem original em
https://www.ua.pt/pt/uc/4107