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Empreendedorismo

Código: GES600     Sigla: GES600

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDF 12 PE Programa Doutoramento em Física 1 - 3 18 81

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Os grandes objectivos da disciplina são os seguintes:

Familiarizar os discentes com a gestão empreendedora;
Enquadrar a função empreendedora dentro do âmbito dos negócios;
Desenvolver nos alunos uma atitude empreendedora;
Facilitar a compreensão e estruturação do processo de detecção e análise de oportunidades;
Familiarizar os alunos com os principais conceitos de gestão dentro do âmbito empresarial;
Definir e utilizar critérios para avaliar o potencial de ideias/oportunidades de negócio;
Familiarizar os discentes com os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual, de forma a suportar a ideia de negócio;
Dar a conhecer um conjunto de técnicas utilizadas para dar vida a uma ideia de negócio, através dos instrumentos justificativos do mercado e pela viabilidade técnica, económica e financeira;
Familiarizar os alunos com os principais aspectos de importância da liderança no mundo empresarial;
Integrar todos os procedimentos preliminares na criação de um plano de negócios que sintetize a atractividade económica da oportunidade

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreender o processo empreendedor

- Saber avaliar ideias de negócios

- Conhecer as diversas áreas da gestão essenciais à criação de uma empresa

- Saber realizar um plano de negócios, com os respectivos planos operacionais, de marketing, estratégico e económico-financeiro

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum

Programa

O empreendedorismo e o empreendedor

Gestão da inovação

Gestão da tecnologia

Geração de novas ideias

Oportunidade de negócio

Avaliação da estrutura competitiva

Análise de oportunidades de negócio

Protecção da propriedade intelectual

Marketing

Planeamento financeiro

Liderança

Execução do plano de negócios

Bibliografia Obrigatória

Arnal Losilla, J. C ; Creación de Empresas: Los Mejores Textos, 2003
Bessant, J. e Tidd, ; Innovation and Entrepreneurship, Chichester: John Wiley and Sons., 2007
Kaplan, J. M. ; Patterns of Entrepreneurship., John Wiley & Sons, 2003
Timmons, J. A. e Stephen S; New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, 6th edition, McGraw Hill-Irwin., 2003
Sarkar, S; Empreendedorismo e Inovação., Lisboa: Escolar-Editora, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Devido ao carácter focalizado na criação de negócios, a metodologia baseia-se na estruturação e desenvolvimento do processo de análise de ideias e oportunidades de negócio, própria da função empreendedora, contemplando a apresentação de um plano de negócio baseado na atractividade dessas ideias. Esta abordagem pedagógica implica que os alunos:

Avaliem a inovação e atractividade das ideias/oportunidades de negócio;
Elaborarem um plano de negócios que sirva dois propósitos complementares: o de servir de guia na transformação da ideia em oportunidade e o de servir de documento susceptível de alavancar um desenvolvimento futuro.
De notar que a ênfase no plano de negócios será não na do documento elaborado a partir de um mero “template” disponível na Internet, mas sim como sendo corolário da transformação da ideia de negócio em oportunidade de negócio, o que permite a análise e justificação da atractividade do novo empreendimento.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 38,00
Frequência das aulas 18,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Dado o carácter focalizado no empreendedorismo e na criação de negócios e dada a natureza teórico-prática da disciplina, as sessões procurarão focar temáticas próprias da função empreendedora. Assim, aparte da exposição de conceitos, a participação dos alunos, através da discussão e apresentação oral dos seus trabalhos, é fundamental para o seu desenvolvimento pedagógico e formativo.

A avaliação é mista. Os alunos serão avaliados recorrendo, principalmente, a dois grandes trabalhos: um sobre a apresentação de um plano de negócio e um outro relativo a uma pesquisa bibliográfica versando a actividade empreendedora.

O peso de cada momento de avaliação é de doze valores para o primeiro e de oito valores para o segundo.

Melhoria de classificação

N/A

Observações

Unidade Curricular lecionada na Universidade de Aveiro por António Carrizo Moreira.
Ficha aqui apresentada tem original em

https://www.ua.pt/pt/uc/4107
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