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Aprendizagem Computacional I

Código: CC2008     Sigla: CC2008     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 25 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162
3
L:IACD 64 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta UC faz uma introdução à Aprendizagem Computacional (AC) fornecendo aos estudantes uma breve contextualização histórica e referência a algumas das suas aplicações mais relevantes.

Pretende-se que os estudantes façam um primeiro contacto com várias tarefas e abordagens envolvidas em problemas de AC e que possam, desta forma, identificar as estratégias mais adequadas.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os(as) estudantes: 


  • conheçam os vários tipos de tarefas de aprendizagem computacional (AC);

  • identifiquem problemas que possam ser abordados como tarefas de AC;

  • conheçam os fundamentos algorítmicos da AC;

  • conheçam as fases de um projeto de AC;

  • conheçam os principais métodos/algoritmos para cada tipo de tarefa de AC e compreender o essencial do seu funcionamento;

  • avaliem, de forma correta, os resultados de um projeto de AC;

  • utilizem, de forma adequada, software para a resolução de problemas simples de AC.

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  • Introdução à Aprendizagem Computacional (AC). 

  • Aprendizagem preditiva.

  • Aprendizagem descritiva.

  • Modelos múltiplos.

  • Desenvolvimento e avaliação de modelos de AC.


Bibliografia Obrigatória

João Moreira, Andre Carvalho, Tomás Horvath; A General Introduction to Data Analytics, John Wiley & Sons, 2018. ISBN: 978-1-119-29626-3
João Gama, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, Katti Faceli, Ana Carolina Lorena, and Márcia Oliveira; Extração de Conhecimento de Dados: Data Mining, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 978-972-618-914-5

Bibliografia Complementar

Mitchell, T. M.; Machine learning, McGraw Hill, 2017
Flach P.; Machine Learning, Cambridge University Press., 2012. ISBN: 978-1-107-42222-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





Nas aulas teóricas será usado o método expositivo, sendo apresentada uma visão organizada dos temas do programa.


As aulas práticas consistirão na resolução de exercícios de aplicação dos conceitos introduzidos nas aulas teóricas.





Software

Python

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 56,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação final tem uma componente distribuída que consiste na realização de dois testes e um trabalho prático.

O estudante que não entregue e apresente o trabalho prático perde frequência, não sendo elegível para o segundo teste nem para o exame de recurso.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final:

0.3* T1+ 0.4 * TP + 0.3*T2






onde

T1 é nota do primeiro teste,


TP é a nota do trabalho prático,


T2 é nota do segundo teste - a realizar na data do exame final.

Para aprovação, o estudante deve obter uma nota mínima de 35% em cada uma das três componentes.





Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os estudantes ordinários.

Melhoria de classificação

A avaliação do trabalhos prático não é passível de melhoria.

O estudante pode melhorar a nota teórica submetendo-se ao exame de recurso.
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